Apresentação Mr W

Bom dia, boa tarde ou boa noite consoante a hora que estiverem a ler isto. O meu nome é Mr W e a gestão das minhas finanças de uma forma inteligente é a minha mais recente paixão. 

Vou descrever aqui um pouco de quem sou, o que quero e para onde vou. São apenas alguma linhas gerais mas com o tempo vamo-nos conhecendo melhor.

Normalmente não se faz isto, mas eu vou começar pelo fim…o meu objetivo, o meu grande objetivo, é ser independente financeiramente. Só isso. Nada de complicado e sem grandes rodeios. INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA….Para que tal aconteça ajustes, alterações e melhoramentos terão de ser feitos na minha vida, e é exatamente sobre isso que irei falar neste blog. Nos meus posts irei expor as contrariedades, as vitórias, os dissabores e as glórias do dia-a-dia até conseguir o meu objetivo. Neste percurso conto com a vossa participação também. Todas as opiniões são bem-vindas. Mas antes de mais nada vamos partilhar um pouco mais de informação sobre mim.

Como disse no início a gestão inteligente das minhas finanças é a minha mais recente paixão. Como muitos, na minha conta, apenas via sinais de menos enquanto que os sinais de mais iam escasseando. Sempre me interessei por economia e gestão de finanças, até porque a minha formação de 12o ano foi em contabilidade. Como podem ver o bichinho sempre lá esteve, e nenhum contabilista que se preze gosta de ver prejuízo no final de contas. Posto isto, decidi meter mãos a obra e mudar a minha situação atual. Sou uma pessoa muito ativa e gosto sempre de sair da minha zona de conforto, por isso achei que esta seria a altura ideal para começar a mudar as regras do jogo.

Números sempre me fascinaram porque nada explica melhor a nossa realidade que os números, e os números não mentem.

Nunca fui uma pessoa muito virada para investimentos pois sempre achei que só haveria uma maneira de ganhar dinheiro…..Como estava errado!=/ Decidi há uns tempos investir o meu tempo em perceber como é que havia pessoas neste mundo a fazer dinheiro sem ter que “trabalhar” e o que vim a descobrir foi fascinante.

Sempre me debati bastante com as despesas do dia-a-dia. Aquela ida ao cinema, aquele par de calças, uns óculos novos, um jantar num bom restaurante, e em cima de tudo isso ainda tinha a renda, as contas e os empréstimos para pagar…..Infelizmente o dinheiro não corria de uma telha e as despesas continuavam a aparecer. Não havia nada que pudesse fazer quanto a isso porque o ordenado era sempre o mesmo e as despesas eram sempre mais. Infelizmente uma grande maioria do povo português pode relacionar-se com este panorama. Mas é exatamente para isso que aqui estamos.=]

Com toda esta situação decidi mudar a minha vida e aplicar o meu tempo e atenção ao objetivo principal. Foi então que encontrei nos livros, blogues e vídeos a explicação do porquê de o meu dinheiro fluir no sentido oposto ao desejado.

Sempre gostei de viver o mais livremente possível e sem grandes apertos, mas como disse anteriormente, a situação atual nem sempre o permitiu. Todos já olhamos para aquele carro, aquela casa, um relógio suíço ou até mesmo aquelas férias paradisíacas que sempre quisemos fazer…..Mas o ordenado não dava. Porque é que os ricos poderiam ter isso tudo tão facilmente e eu não?! Aprendi rapidamente que eles apenas cometem menos erros que eu e aproveitam melhor o tempo. Vi também que estava a cometer todos os erros possíveis e imaginários.

De facto, ter uma cultura financeira hoje em dia é cada vez mais importante porque, tal como descobri, todas as instituições se “penduram” nos nossos ordenados que tanto nos custaram a ganhar. Nunca tive essa percepção até começar a examinar os juros que pagava em cada prestação e a maneira como o meu dinheiro estava distribuído pelas coisas erradas. Já muita gente ganhou muito dinheiro com o meu trabalho e eu era simplesmente a última pessoa a ser paga. Se calhar é por isso que eles foram sempre tão simpáticos comigo.=] Deparei-me com agências a cobrar quase 50% de juros, outras a publicitarem excelentes condições quando no fundo simplesmente camuflavam melhor o que as outras faziam mais abertamente. Ao analisar um dos extratos que recebia mensalmente não conseguia perceber o porquê de eu pagar tanto por mês e ainda assim o dinheiro que eu devia estava na mesma, até que olhei para o extrato detalhado. Nessa mesma mensalidade estava a pagar os juros primeiro e só uma pequena parte ia realmente para o saldo em dívida…. Não podia acreditar que os meus olhos estavam a ver. Ao analisar mais pormenorizadamente os outros extratos estava a passar-se exatamente o mesmo. “Isto não pode continuar”. Com todo aquela realidade a ser descoberta era efetivamente impossível guardar ou mesmo fazer dinheiro.

Com o que fui lendo e aprendendo fiz pequenos ajustes na minha vida e descobri que realmente o dinheiro pode ser muito mais bem gerido se quisermos aplicar um pouco do nosso tempo a saber lidar com ele. Em vez de alimentarmos esta máquina devoradora de ordenados podemos ter o ordenado a trabalhar para nós.

Precisamos saber admitir os nossos erros e fazer alterações àquilo que achamos “normal”. No meu caso foi fácil. Assim que descobri para onde estavam a ir os meus euros quis mudar automaticamente os meus maus hábitos financeiros.

Para que o nosso país possa evoluir mesmo nesta altura débil a nível financeiro estarei aqui a partilhar as minhas conquistas, os meus ajustes, o meu caminho e até as desilusões nesta minha nova demanda.

Mantenham-se atentos que semanalmente irei publicar um novo texto com aquilo que aprendi e com dicas para vos poder ajudar também.

 

Vemo-nos para a semana…..

 

Mr. W

Um pensamento em “Apresentação Mr W”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s