Gestão pessoal

Pois é caro leitor, mais uma segunda feira e como não podia deixar de ser cá nos encontramos para o nosso post semanal.

Na minha publicação desta semana gostava de vos falar sobre algo que tem sido o meu tema de estudo nos últimos tempos….tempos leia-se semanas.😁 Gestão! Nada difícil de fazer e exige alguma paciência e um pouco de poder de encaixe. Mais para a frente irei dizer porquê.

A gestão do nosso dinheiro é algo muito importante e a meu ver talvez a base de todo este processo de independência financeira. Alguém me disse um dia que “o segredo de qualquer negócio não é a venda, mas sim o preço a que se compra”. Isto aplicado às nossas finanças pessoais não é nada mais do que saber onde e como gastamos o nosso dinheiro.

Claro que um bom ordenado é muito atrativo mas se não soubermos para onde vai e o que sobra então somos apenas meros espectadores. Como qualquer empresa bem sucedida devemos ter um controlo bastante rigoroso naquilo que ganhamos, que gastamos e onde o fazemos.

Antes de mais nada desafio-vos a fazer o que eu tenho estado a construir nas duas últimas semanas…Um “financial statement” ou um extrato financeiro. Não é nada de intimidante mas requer algum tempo. É uma ferramenta que todos deveríamos usar para termos a noção do ponto em que se encontram as nossas finanças.

capa-destaque-balanco-patrimonial-contabil

Para começar recomendo fazerem isto em Excel ou algum programa que possam ter que seja equivalente. Recomendo esta maneira por uma razão específica, deste modo vão poder criar algo personalizado que pode co-relacionar as vossas despesas com os ganhos, as prestações com o valor total em dívida e assim sucessivamente.

Não vos forneço a minha pois acho que isso deve ser algo bastante costumizado às despesas, receitas e condições de cada um. Posso sim dar-vos a minha perspectiva sobre o assunto para que tenham uma ideia do que pensei durante esse processo. Aceito também sugestões de bom grado nos comentários.

Foco principal: DESPESAS…as tão indesejadas despesas. Sugiro começar por esse parâmetro pelo simples facto de ser aquilo que mais varia numa base diária. Além de termos despesas mensais temos também aquilo a que chamei “despesas pontuais”. Este sim o nosso maior problema sem dúvida. Aquela ida ao cinema, o jantar fora do aniversário do/a vosso/a amigo/a, uns sapatos novos, etc….tudo isto são coisas do dia a dia que não podemos contornar. 

economia-financas-dinheiro-poupanca-poupar-porquinho-inflacao-1460148281188_615x300

No meu caso o que fiz foi simplesmente criar duas colunas na minha folha de cálculo, e em cada uma delas descriminei todas os meus gastos. No caso da alimentação decidi descriminar tudo ao dia porque apesar de ser uma despesa constante, é algo que varia bastante. Seja uma refeição na cantina da empresa ou um gelado ao fim de semana estará tudo descriminado ao dia.

No caso das despesas mais regulares basta apenas descriminar quais são com a maior exatidão possível. No caso de empréstimos clarifiquem mesmo o quanto pagam por mês e façam ao lado o cálculo de quanto ainda vos falta pagar. Pode ser que neste sentido tenham uma boa notícia e consigam perceber que, afinal, já não devemos tanto dinheiro como imaginávamos.☺️

Tenham em mente que esta folha serve única e exclusivamente para termos uma noção do valor que gastamos (e em que é que gastamos) mas também do que poderemos poupar face às nossas despesas. Caso vejam que estão a gastar demasiado dinheiro em saídas, jantares fora, roupa ou quem sabe apenas banalidades poderão ter uma ideia muito fiel de onde poderão cortar. Há números que não se conseguem mudar, como por exemplo a renda da casa, mas tudo o resto poderá ser corrigido.

Gastam muito em conta de televisão/luz/gás? Falem com o vosso operador (ou mesmo com outro) e vejam como conseguem cortar pelo menos 10%. O mesmo pode ser dito com as contas de água, luz e gás. Talvez aderindo a um outro plano consigam poupar uns euros no final do mês que terá um resultado significativo nas contas anuais.

a36dff402e9f1cbe9120805098ad9046

Se dedicarem um pouco do vosso tempo a estes cálculos irão poder observar que as nossas despesas pontuais são algo que tira imenso dinheiro da nossa conta mas também são aquelas que podemos controlar com maior facilidade. Lembrem-se que se queremos atingir um objectivo como angariar dinheiro suficiente para a entrada de uma casa este cálculo pode ser o nosso maior amigo.

Determinem um valor que queiram dedicar a um projecto vosso e com tudo clarificado na folha podem concluir se estão dentro do objectivo ou se por outro lado irão ficar à quem.

No meu caso foi imensamente revelador. Consegui perceber que apesar de achar ser uma pessoa bem mais controlada do que era há uns tempos atrás ainda tenho bastante espaço para melhorar. Consegui com esta “técnica” saber que não poupo tanto quanto queria, e isto deve-se às minhas despesas pontuais. Embora já tenha feito algumas alterações em despesas fixas no sentido de diminuir o valor mensal ainda me falta trabalhar um pouco nos gastos diários.

Com isto não quero dizer que tenhamos que viver numa gruta…nada disso! Quero apenas reforçar a ideia de que devemos determinar um valor que queremos poupar mensalmente e então gerir a nossa vida nesse sentido. 

Em suma, vejam com olhos de ver a vossa situação financeira e surpreendam-se com os resultados. Caso sejam bons ou maus tenho a certeza que irão descobrir algo de novo.

Para a semana irei falar em números concretos em que se podem basear para fazer estes cálculos consoante o vosso objectivo. Irei apresentar o meu plano de acção consoante aquilo que os meus cálculos me dizem.

Não se afastem pois tenho a certeza que muitos de vocês vão conseguir relacionar-se com o meu caso.

Até para a semana e bons cálculos.😉

Mr. W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s