Começando pela frase do autor americano Zig Ziglar:
Não tens de ser grande para começar, mas tens de começar para ser grande
X encontra-se neste preciso ponto. Depois de muita investigação e ponderação, X esta finalmente pronto para começar a investir num fundo de investimento com ativos diversificados tanto em tipo, como volume, como geograficamente. Falo-vos do VT PEF GLOBAL MULTI ASSET.
X finalmente abriu uma conta de investimento (Stocks & Shares ISA) com benefícios fiscais em Inglaterra. Esta conta tem um limite de investimento anual de £20000 (cerca de £1666 mensais de investimento) isentos de impostos sobre os ganhos. Valores máximos bem longe da realidade em que X se encontra, mas chegaremos la! As despesas de manutenção são de 0,45% do valor investido. X esta entusiasmado com este novo passo, contente com as condições acordadas, mas ao mesmo tempo algo inseguro face a um novo investimento.
Desta forma o plano passara por um investimento mensal (experimental) de £150 divididos:
- £125 – investidos no fundo de investimento global
- £25 – mantidos em dinheiro para fazer face as despesas de manutenção, mas também para manter a liquidez necessária para investir em alguma oportunidade que eventualmente surja
Os investimentos serão processados automaticamente por debito direto todos os meses.
X planeia manter este nível de investimento ate ao final do ano, e ai avaliar a situação e se favorável, aumentar as contribuições na mesma e reduzir as contribuições na poupança programada. Como bem sabem, o dinheiro não estica.
X nunca investiu neste produto, nem a sua performance tem sido brilhante desde a sua criação em Setembro passado, mas a filosofia por detrás do mesmo encantou X, logo após a leitura das primeiras paginas do livro How to Own the World, o qual X vivamente recomenda.
Gostaria de vos falar mais sobre as fundações e ideologias deste fundo de investimento nas semanas que se seguem.
Esperemos que este seja mais um passo em frente no nosso caminho ate a independência financeira.
E que o caminho façamos juntos.
X
2 opiniões sobre “Fundos de Investimento – O Começo”