O início do investimento

Segunda-feira chegou finalmente…Mr. W cá está como sempre para vos escrever mais uma vez. É, como sempre, um prazer enorme partilhar a minha história com os nossos leitores.

No meu último post acabei dizendo que iria entrar um pouco mais em pormenor no toca a valores e soluções de investimento/poupança. Vamos a isso…..

Gostava de vos dizer antes de mais que tudo o que irei escrever é nada mais do que a minha perspectiva e opinião. Cada um deverá adaptar isto à sua realidade da maneira que lhe for mais conveniente.

Espero que tenham embarcado na experiência de construir o vosso mapa financeiro e com isso ter a noção da realidade tal como ela é. Tendo acabado o meu (mapa) esta semana e calculando tudo quanto possível estava na altura de olhar para a frente. Apercebi-me que a situação era bem mais estável do que imaginara e que com isso poderia começar a pensar em investimentos a curto prazo.

Depois de ter as despesas sobre controle e os gastos bem mais contidos do que antes estava na altura de pôr as mãos à obra e fazer aqueles euros trabalharem para mim. Estando a conseguir poupar mais de 50% do meu ordenado finalmente encontrei-me no caminho certo. Após tantos anos a trabalhar para pagar juros ia finalmente pagar-me a mim primeiro. Não há dúvida de que o esforço compensa……

step3

Finalmente vejo a conta a crescer a meu favor e não há sensação igual. Mas por muito bom que isso possa parecer há algo melhor do que isso e é nada mais nada menos do que meter esse dinheiro a trabalhar a nosso favor. Como vamos fazer isso, perguntam vocês? O Mr. W vai apresentar-vos a sua perspectiva…..

Uma das primeiras soluções de investimento que descobri foi um plano chamado Plano de Poupança Reforma Alves Ribeiro (PPRAR). Isto pode ser encarado da maneira que acharem melhor, tanto como um investimento para um futuro distante como a curto prazo. Este plano apresenta vários benefícios quer seja a longo, médio ou curto prazo sendo que existem benefícios transversais a qualquer uma das modalidades. Na minha perspectiva são essas:

  • Uma taxa de juro média de:
    • 10.5% em 2017;
    • 9.3% nos últimos 5 anos;
    • 9.0% nos últimos 10 anos;
  • Isenção de tributação dos juros em sede de IRS;
  • Entrega mensal com débito directo;
  • Portfólio muito diversificado.

Como podem constatar no primeiro ponto este investimento torna-se bastante rentável a curto prazo mas ainda assim poderemos ter uma rentabilidade bastante elevada a médio/longo prazo. Para quem estiver interessado em investimentos a longo prazo o regime fiscal torna-se bastante mais leve com o passar dos anos.

Tendo este valores em mente podem optar pela solução que vos parecer mais adequada. Caso queiram agarrar nas vossas economias e fazê-las render por apenas um ano têm uma taxa de juro bastante atrativa que vos por um sorriso na cara com toda a certeza. Se o plano for um investimento a 5 ou mais anos poderão começar com a mesma quantia ou quem sabe até uma mais pequena e com o tempo transformá-la numa agradável surpresa.

Como se tudo isto não fosse suficiente, este fundo é constituído através do Bancoinvest em que a manutenção de conta é a custo zero e não é mandatário que tenham um cartão (eliminando mais uma despesa de 5.20€ por ano). Desta forma podem ter uma entrega mensal programada nessa conta para investir no PPRAR e nem conta que ela existe. Nada como pôr o dinheiro a trabalhar para nós sem esforço não acham?!

zarabianie-w-internecie-1

Para investidores em início de carreira como eu penso ser uma excelente solução. Quanto mais não seja pela diversificação do portfólio que passa por várias áreas, tais como:

  1. Fundos imobiliários;
  2. Acções;
  3. Obrigações de dívida pública;
  4. Etc…

Caso esta solução vos interesse deixo-vos aqui o site para que possam ver e tomar as vossas próprias decisões.

https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/invest-ar-ppr

O mesmo banco oferece outro tipo de investimentos, mas vou deixar isso para a vossa curiosidade e, tal como eu fiz, começarem a investigar este mundo dos investimentos.

Além deste tipo de investimento já vos falei na minha perspectiva sobre o investimento no ramo imobiliário. Esse será o próximo passo a dar após uma avaliação das condições e das oportunidades que por aí vão surgindo, mas isso ficará para o nosso post da semana que vem.

Mantenham-se activos caros leitores e lembrem-se que o esforço um dia vai compensar.

Encontramo-nos aqui para a semana…..

O vosso

Mr. W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s