Kefir – Pequenos passos, grandes vitórias

frase-um-pequeno-passo-para-o-homem-mas-um-grande-salto-para-a-humanidade-neil-armstrong-164869

Caríssimos,

Há cerca de 6 meses atrás, X decidiu apostar em algo que era parte do seu dia a dia, investir um pouco e fazer disso mais uma pequena fonte de rendimento. Falo-vos de Kefir.

Para quem não sabe, Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite, usando os grãos de kefir, que mais não são do que colónias de bactérias e fermentos que se agrupam formando estruturas semelhantes a pequenas couves-flor. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.

X ds-l1600escobriu o Kefir por mero acaso num livro sobre nutrição que leu, eventualmente um dermatologista sugeriu que o seu consumo iria atenuar os efeitos da dermatite e após mais alguma leitura, X decidiu começar a produzir está bebida probiotica, para consumo próprio.

Benefícios à parte, é de salientar que com a produção regular de kefir, o grãos de kefir que fermentam o leite foram-se multiplicando, produzindo muito mais kefir do que X poderia consumir. Alguns foram secos e armazenados para mais tarde, mas os graos não paravam de crescer, e X não conseguia dar vazão.

Foi neste preciso momento que X pensou em tentar rentabilizar este excedente de grãos de kefir. Um investimento inicial de £50 há cerca de 6 meses atrás foi feito, diga-se, a medo! Mas como diz o povo:

Quem não arrisca, nao petisca

O investimento destinou-se a comprar os equipamentos necessários para a embalagem e envio dos grãos de kefir . Posso dizer que X poderia ter economizado um pouco mais se tivesse o know how actual. Não sendo o caso, um processo de tentativa e erro fez o barco chegar a bom porto, ligeiramente mais caro.

O importante é que passados muitos obstáculos, desde problemas com as embalagens, ao envio/transporte e condicionamento do produto, demasiada burocracia a nível dos canais de venda, nomeadamente a Amazon, e a cima de tudo a oscilação dos preços dos competidores, X e a sua nano, que nem micro empresa é, conseguiram recuperar o investimento rapidamente. Com os altos e baixos do caminho, esta actividade tem gerado uns míseros £25 por mês. Sendo que este mês de Maio rendeu quase £50 de lucro, com vendas a cima dos £100, tornando-se sem sombra de dúvidas o melhor mês de sempre.

De notar que X propôs-se, no inicio do ano, uma série de objectivos pessoais para o ano em curso. Um desses objectivos passava pela venda de 50 unidades de grãos de kefir. Número este que este mês foi ultrapassado, gerando novos objectivos, como por exemplo atingir a venda de 100 unidades. Tudo isto levanta muitas outras questões a nível de produção e stocks, levantando novas barreiras para aumentar as vendas e , esperemos que,  consequentemente os lucros.

Aqui o essencial não é compreender o negócio em si (apesar de ser um tema que gostaria de desenvolver mais futuramente), mas perceber que os objectivos são importantes na vida e a sua perseguição é o que nos move, tal como vos falei num post anterior. É importante também perceber que qualquer que seja a barreira que tivermos diante nós, se realmente o quisermos poderemos superá-la.

Voltando à imagem inicial deste post, a famosa frase de Neil Armstrong, que alegadamente foi o primeiro homem a pisar o solo lunar:

Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade

Este é um facto em que X se revê, a uma escala, obviamente, muito menor. O sonho antigo de abrir uma empresa esta a acontecer a uma nano, que nem micro escala é. Para muitos uma parvoíce, para X algo importante, que certamente irá abrir muitas portas no futuro. Provavelmente não a partir deste projecto em específico (mas quem sabe, façam figas!), mas através de toda aprendizagem e flexibilidade necessárias durante o caminho desta aventura.

Para a semana X ira estar de ferias, mas a escrita não será descontinuada seguindo o mesmo caminho.

E que o caminho façamos juntos.

X

 


PS. Como não podia deixar de ser, se tiverem interesse no tema do kefir, comentem ou enviem-me um e-mail, ao qual terei todo o gosto em responder. Podem entrar em contacto em info.kefiring@gmail.com ou wxz.invest@gmail.com

Se quiserem encomendar também posso enviar para todo o mundo directamente ou dentro de Inglaterra, se preferirem usar um distribuidor através dos seguintes links:

Ebay

Amazon

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s