Sempre a postos

Estimados leitores, é como sempre um honra e um privilégio escrever mais um post para vocês. Segunda-feira chegou e cá estamos para falar sobre esta nossa caminhada, passo a passo como sempre fizemos.

A semana passada falei-vos sobre o meu plano de poupar uns cobres e arranjar um espaço só meu onde me pudesse sentir confortável e em casa. Na minha nota de despedida disse-vos que iria falar sobre investimentos em imobiliário, e é precisamente sobre isso que vamos aqui falar hoje.

Antes de mais nada queria fazer uma pequena retrospectiva porque penso ser muito importante termos sempre muita consciência de onde começámos e para onde vamos. Quando comecei a escrever neste blog a minha situação financeira estava longe de ser a desejada por várias razões. Antes de mais nada o gastar de dinheiro sem sequer pestanejar, as dívidas que me esgotavam as economias descontroladamente e a falta de algum espírito empreendedor. Tudo isso mudou ao longo do tempo em que vos escrevi. Esta mudança foi motivada por uma coisa tão simples como uma decisão. Decidi tomar as rédeas da minha própria vida e a mudança foi radical.

Neste momento consigo alcançar os meus objectivos e até superá-los. Consigo controlar as minhas despesas com exatidão, sei onde posso poupar, onde investir e ainda guardar algum para aquela bebida no bar a ver o futebol. Que sensação fabulosa.

maxresdefault

Sou um eterno apologista desta lei da atração e quando decidi mudar a minha vida penso que atraí precisamente aquilo que queria. Com esta perspectiva do passado está na hora de olhar para o futuro e pensar nas soluções de investimento que mais intrigam/motivam o vosso Mr.W. É neste preciso momento que o ramo imobiliário entra em acção.

Enquanto estive preocupado com as minhas finanças pessoais nunca deixei de pensar naquilo que iria fazer quando pudesse investir as minhas poupanças. Deste modo estive sempre atento ao mercado do imobiliário e aos valores que ele me apresentava. “Tenho de estar preparado para quando a oportunidade chegar” pensava eu sempre que tinha um pouco de tempo livre. Temos de estar sempre a postos porque nuca se sabe quando a oportunidade nos bate à porta.

Existe uma história sobre dois agricultores que vivam uma época de seca extrema em que nada crescia. Necessitavam desesperadamente de chuva e todos os dias rezavam por ela mas ela teimava em não cair. Um dos agricultores continuava a sair todos os dias de manhã para o campo e a preparar o terreno para a chegada das chuvas. Quando por fim elas chegaram a terra estava pronta para receber a tão abençoada água. Isto é tanto uma história sobre fé como sobre motivação.

Sou um adepto incondicional desta história. Também eu decidi preparar as minhas terras para quando “a chuva” chegar. Nos tempos em que poupo a quantia necessária para o investimento que quero fazer mantenho-me atento ao mercado. Vejo com frequência os imóveis que aparecem no mercado, os preços, se a média de preços aumentou ou subiu, etc.

Isto aplica-se a casas, terrenos e até lojas. As lojas parecem ser uma das possibilidades mais promissoras para o vosso Mr. W. Isto tem várias razões de ser, entre as quais:

  1. Preços mais acessíveis;
  2. Maior rentabilidade;
  3. Maior facilidade de arrendamento;
  4. Menos despesas de manutenção;
  5. Procura constante por parte dos pequenos negócios que surgem diariamente;
  6. Facilidade de venda futura.

Tendo isto em mente comecei a procurar lojas que estivessem dentro do orçamento projectado. Deparei-me com algumas delas que pertenciam aos bancos e aí sim residem os bons negócios. Conseguimos através desta modalidade de compra um preço bastante inferior ao de venda normal e aumentando assim as nossas chances de tornar o investimento viável.

Encontrei nas minhas pesquisas lojas desde 4.000€ até 100.000€ por isso as possibilidades são imensas e com uma grande variação de preço. Esta era uma realidade que desconhecia mas que se apresentou à minha frente. Será muito provavelmente uma das opções mais realistas para o vosso Mr. W.

Não quero com isto dizer que o investimento em habitações esteja fora de questão, mas é tudo uma questão de encontrar a casa certa pelo preço certo. Enquanto pesquisava lojas pertencestes ao banco encontrei também casas nessa modalidade. De todas as maneiras e feitios e para qualquer bolso.

Irei dar-vos um exemplo sobre o primeiro contacto que tive com esta modalidade de compra para a semana. Existem várias benesses e contrariedades que este estilo nos pode trazer, mas por agora deixo-vos com esta noção.

Cá nos encontramos para a semana que vem, há segunda-feira como sempre. Expressem a vossa opinião nos comentários se acham estas informações relevantes para vocês ou se gostariam de ter alguma dúvida esclarecida.

Muito obrigado por nos seguirem,

 

Mr.W

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s