O Saber é Poder – Informação

it

Vivemos no Mundo da Informação, onde a informação é gerada mais rapidamente do que nunca e viaja a velocidades infinitas chegando a qualquer parte do mundo em segundos.

Vivemos no mundo em que o presidente americano através de um bitaite no twitter pode fazer subir ou descer mercados, vivemos também no mundo em que um colaborador aleatório de uma grande empresa pode partilhar um vídeo de uma prática menos correcta nessa mesma empresa, prejudicando a sua imagem para com o publico em geral, e mesmo fazendo varias as cotações da empresa, ou quem sabe do mercado onde a mesma se insere. Portanto, não e preciso ser o presidente da América, para se ser ouvido e causar impacto a nível mundial.

Toda esta informação, é gerada e transportada com tanta facilidade, como velocidade levando a muita contra informação, ou como Trump regularmente se refere “fake news”.

Desta forma, onde antes a dificuldade de um investidor, ou mesmo, apenas de um cidadão com a ambição de ser bem informado era em aceder a informação, nos dias de hoje somos bombardeados com todo o tipo de informação, sobre todas as temáticas, com mil e um níveis de credibilidade e pertinência. Nos dias que correm, o importante não e a quantidade de informação que recebemos, mas a qualidade da mesma.


X encontra-se em busca de boas fontes de informação, fidedignas e pertinentes para o mundo dos investimentos. Sugestões de livros, revistas, newsletters, podcasts, ou qualquer outra fonte de boa informação serão sempre apreciadas, por isso (se alguém estiver a ler isto) deixem nos comentários as vossas sugestões.

Inicialmente X focou se na literatura, onde a oferta e infinita. Um primeiro livro surgiu sem grande critério, falo vos de “Buy Low, Rent High” de Samuel Leeds, sobre o qual não tenho muito a dizer. O livro parece-me agora um pouco pobre e vazio, mas para quem nada sabia, foi algo interessante. Todavia não posso menosprezar o facto deste mesmo livro mencionar o livro que me abriu os horizontes financeiros, falo vos de “Rich Dad, Poor Dad” de Robert T. Kiyosaki, um livro que recomendo a qualquer um, como ponto de partida para quem queira mudar de mentalidade e dar o primeiro passo em direcção a independência financeira.

O processo de selecção da literatura continuou (e continua) complexo para X. Muita literatura tem referencias e recomendações, as quais X procura seguir para dar seguimento a leitura, sem avançar “as escuras” para um novo livro. Este método tem resultado para X se bem que, ultimamente, os resultados não têm sido os melhores: ou mais do mesmo, ou informação demasiado técnica e difícil de compreender.

Gostaria de vos deixar algumas recomendações de leitura, para quem estiver interessado:

  1. “Rich Dad, Poor Dad” de Robert T. Kiyosaki – tal como mencionado anteriormente, este livro tenderá a ser a pedra basilar para mudar de mentalidade e dar o primeiro passo em direcção a independência financeira. Uma pequena nota relativa aos outros livros de Kiyosaki, que tendem repetir a mesma mensagem, pouco acrescentando de novo. Nada contra a sua leitura, mas para X começou a ser um pouco maçador.
  2. “How to Own the World” de Andrew Craig – nao me canso de gabar este livro, provavelmente o melhor que X já leu sobre o tema. Muito completo e informativo com uma linguagem simples explica como investir de forma verdadeiramente diversificada. Este livro tem inúmeras referencias a outros livros, sendo um bom ponto de partida para uma aprendizagem mais aprofundada sobre o tema. De notar que alguns livros ja são realmente técnicos, pelo que requerem algum background. Se quiserem um pouco mais de informação sobre o tema podem aceder ao post Fundos de Investimento Globais – PEF.
  3. “The Gone Fishin’ Portfolio” de Alexander Green – um livro mencionado no “How to Own the World” que sugere um forma de investimento focado em índices e não em fundos com gestão activa. Este livro sugere alguns fundos em concreto, o que o torna mais apelativo.
  4. “The Complete Guide to Property Investment” de Rob Dix – um guia bastante completo sobre o investimento imobiliário com referencias a todo o processo: prospecção, compra, venda, arrendamento, renovações, etc. Não e o livro favorito de X, mas o melhor que já leu sobre o tema.
  5. “The Ascent of Money” de Niall Ferguson – um livro que foge um pouco a mundo dos investimentos, nunca deixando de lhe tocar. Este livro narra a evolução do dinheiro desde as placas de barro ate aos meandros da alta finança dos dias de hoje. Um livro interessante para complementar outros mais técnicos, que ajuda a compreender as crises de hoje com a informação dos séculos de historia económica.

Algum livro que recomendem? X esta aberto a sugestões!

A literatura e muito importante para ganhar um background mais solido, aprender novas técnicas e processos, bem como perceber o porque das mais variadas questões. Mas para X isso tornou-se algo limitativo, faltando informação de qualidades actual e especifica. Jornais generalistas como o DN, jornais mais específicos como o Jornal de Negocios, blogs pessoais como o “From Cents to Retirement” de Benjamin Davis (infelizmente adormecido) tornaram se alvos de visitas frequentes, bem como inúmeros outros websites sobre investimentos e finanças pessoais.

Recentemente X tornou-se fa do Money Week, uma revista sobre economia, finanças e investimentos. O acesso ao website e gratuito e a newsletter também, a qual X e subscritor e tenta dar vazão aos dois artigos que recebe diariamente. De notar que a revista física ou digital e mais completa do que o que esta presente no website e pode ser entregue em qualquer parte do mundo. Aqui são regularmente discutidos assuntos da actualidade que possam influenciar os mercados, estratégias de investimento e partilha de opiniões.

 

Espero que as sugestões vos agradem. E por favor partilhem as vossas sugestões. A vida e um caminho de aprendizagem.

E que o caminho façamos juntos,

X

 

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Um pensamento em “O Saber é Poder – Informação”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s