Tempos de mudança – Parte 2

economic-crisis-istock

Caríssimos, este post será a continuação do post anterior, em que X explica o que causou e como rebentou a bolha imobiliária em 2008.

Superada a crise, e tempo de voltar ao normal, e isto significa terminar o apoio incondicional ao sistema bancário global, ou seja reduzir ou mesmo acabar com a impressão de moeda e acabar com a compra de toda e qualquer obrigação emitida por governos ou bancos. Por outras palavras, acabiou-se a papa doce.

Os Estados Unidos já desligaram a  impressora de dinheiro e as taxas de juros já começaram a subir. Mario Draghi, o presidente do banco central europeu já veio dizer que o mesmo ira acontecer na Europa, mas não avançou uma data, garantindo que a impressora e consequentemente as taxas de juro não irão subir, pelo menos ate, ao primeiro trimestre de 2019.

Após o primeiro trimestre de 2019 o futuro na Europa, e quem sabe no mundo, será mais incerto que nunca. Para alem das mudanças mencionadas a cima, juntamos-lhe o factor Brexit. Para quem tem andado a dormir, em Março de 2019 sera a data em que o Reino Unido irá deixar a União Europeia, o que trará consequências algo imprevisíveis para a economia Inglesa, Europeia e mesmo Mundial. De bónus, temos a loucura ou experiência de Trump no mundo dos negócios a agitar a economia mundial através de um movimento anti globalização, impondo taxas alfandegarias sobre diversos produtos. Sem surpresa recebendo o mesmo tratamento dos seus parceiros comerciais.

Consequências? Entre outras:

  • Taxas de juro a aumentar implicam irão favorecer um pouco a poupança, mas irão ser bem mais dramáticas para quem possui credito habitação (como e o caso de X). Este aumentar do custo do dinheiro ira causar um acesso ao credito mais difícil, o que devera reduzir a procura no mercado imobiliário e consequentemente reduzir os preços do mesmo. Por outro lado, Portugal, considerado o melhor destino turístico pelo segundo ano consecutivo continua a atrair dinheiro estrangeiro, o que poderá combater esta tendência.
  • A redução de moeda em circulação, torna-a mais escassa, valorizando-a. O dólar já começou a subir e devera manter a tendência, pelo menos ate a UE parar de imprimir moeda. Por outro lado este mesmo facto faz com que o preço do ouro desça. Por outro lado, tempo de incerteza tendem a valorizar o ouro, visto como o porto seguro para muitos investidores.
  • Incerteza geral face a Euro e Libra, bem como ao mercado de trabalho em Inglaterra, que tanto interessa a X.

O que fazer?

X não em respostas definitivas, mas sim muitas mais questões. São em tempos de mudança que se fazem as maiores fortunas. Um investidor eficaz devera vender quando todos compram e comprar quando todos vendem para beneficiar.

A grande questão para X será, manter ou vender um dos imóveis, realizando algum lucro, e esperando por melhores tempos para, quem sabe com a venda de um imóvel, adquirir dois imóveis, um dia mais tarde. X esta a trabalhar com o seu contabilista, agencia imobiliária e banco para tentar perceber o melhor caminho a tomar.

Ouro e algo que anda no radar de X há bastante tempo, mas outros investimentos acabaram sempre por falar mais alto. Provavelmente este facto não se irá alterar tão depressa.

A vida de X devera continuar a passar por Inglaterra, pelo menos ate ao Brexit. X mantem-se semanalmente atento aos mercados cambiais Euro-Libra em busca activa de oportunidades.

Comentários, sugestões, ideias, dicas? São agradecidas mais do que nunca!

E seguimos o nosso caminho em busca da independência financeira.

E que o caminho o façamos juntos.

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s