A importancia da Liquidez (Dinheiro/Cash)

download

Caríssimos, X tem-se decicado a ler, investigar, e mesmo estudar (dada a complexidade e peso do tema) sobre asset allocation, para a qual não arranjo melhor tradução do que (abrazileiradamente) alocação de activos. O que não é mais do que investir diversificadamente, designando uma percentagem especifica do investimento total a cada activo. Um exemplo simples poderia ser:

  • 40% acções
  • 50% obrigações

Ou um pouco mais complexo:

  • 40% acções (que se podem dividir em milhentas categorias diferentes, desde grandes ou pequenas empresas, área geográfica, ramo da empresa, etc)
  • 20% obrigações (que podem ser de países, de empresas, diferentes tipos de moeda, maiores e menores riscos, etc)
  • 10% ouro (empresas mineiras, ouro físico, fundos de investimento, etc)
  • 10% imobiliário (através de fundos, investimento directo, etc)
  • 5% Crypto moedas
  • 5% commodities/matérias primas, para alem do ouro
  • 10% cash/dinheiro

Alocações à parte que terá que ficar para outro dia, ou outro ano porque isto é matéria para pelo menos um livro! Gostaria de vos falar de dinheiro! Dinheiro, perguntam vocês?!

Sim, meus caros. Dinheiro!

Em tempos X não entendia a vantagem de ter dinheiro (leia-se liquidez, ou activos líquidos, ou seja activos que possam ser convertidos em dinheiro rapidamente sem que percam valor; e não dinheiro em notas escondido de baixo do colchão), visto ser, digamos um activo pouco, para não dizer pouquíssimo, rentável. Taxas miseráveis nos depósitos a prazo (curto) e mobilizações antecipadas que reduzem ou eliminavam qualquer juros que pudessem ser ganhos a migalhas ou zeros nunca foram apelativos para X.

Hoje em dia, ainda que custe aceitar taxas miseráveis, X cada vez entende melhor a importância de ter dinheiro disponível na sua carteira de investimentos (apesar da mesma ainda ser bastante disfuncional, X está a trabalhar para, digamos, endireitar as contas.

Ter liquidez em geral é importante para lidar com qualquer despesa ou imprevisto sem ter que por em causa os nossos outros activos (por exemplo, para não sermos obrigados  a vender o carro para fazer face a uma despesa médica inesperada). Mas quando falamos em investimentos, para o investidor, é importante ter uma percentagem da carteira investida em dinheiro (cash), tanto pela segurança que dá, visto ser um activo com risco mínimo, mas também para lidar com qualquer despesa (leia-se investimento) inesperado. Sim, falo de oportunidades de negocio.

Em tempos de crise, em tempos de recessão (tempos que podem ser já ao virar da esquina) muitos activos tendem a baixar de valor. Segundo a historia económica, todo e cada ramo em especifico e o mercado de investimento em geral é cíclico, ou seja tem altos e baixos. E um investidor informado, um investidor inteligente irá encontrar oportunidades de investimento enquanto o mercado estiver em baixa e tentar rentabilizar os mesmo investimentos quando o mercado estiver em alta. Todavia, sem liquidez, não será possível aproveitar estas oportunidades.

Alem deste factor, também podemos olhar para o dinheiro como uma forma alternativa de investimento, que tal como o ouro, pode ser vista como um seguro do nosso portfolio. Tanto por em caso de quebra podermos investir num mercado em baixa, como podemos aproveitar a subida das taxas de juros (que tendem a desvalorizar o ouro) para retirar mais rentabilidade de um activo com risco mínimo. Por outro lado, o ouro, que também é visto como um activo seguro (se bem que mais volátil que o Cash), tende a valorizar em tempos de grande agitação económica ou grande inflação.

Não avançando com uma percentagem especifica, é geralmente considerado que no mínimo dos mínimos 5% de cada portfolio deverá ser investido em cash. Esta percentagem pode ser muito maior, até 100% mas normalmente por períodos muito curtos de tempo, após uma venda ou à espera de uma grande oportunidade.

Sem querer avançar muito mais, espero que considerem a importância de um activo (normalmente) menos lucrativo e com muito menos risco nos vossos investimentos no vosso portfolio.

Pessoalmente, X ambiciona um valor superior a 10% do seu portfolio investido em cash, pensando em 5% como seguro, e os restante como pé de meia para uma oportunidade de investimento que eventualmente surja no caminho para a independência financeira.

E que o caminho façamos juntos,

X

 

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Um pensamento em “A importancia da Liquidez (Dinheiro/Cash)”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s