Dualidades

Mais uma semana que passou, mais um fim-de-semana “curto” e de novo mais um segunda-feira na companhia do vosso Mr. W. Como se encontram excelentíssimos? Espero que estejam a aproveitar da melhor maneira estes dias de calor.

Como já começa a ser hábito venho-vos apresentar mais um tema que tem sido o objectivo dos meus pensamentos nos últimos tempos. Tanto na minha vida pessoal, como na parte financeira tenho tido um dilema entre investimentos a curto prazo vs os de longo prazo. Como eu costumo dizer, não existe uma fórmula mágica para determinar o que está certo ou errado, e muitas vezes também isso é algo imensamente subjectivo.

Como já vos falámos aqui, tanto eu como o Sr. X gostaríamos de ter a nossa independência financeira o mais rapidamente possível e com isso viver uma vida bastante confortável. Embora isto seja de facto o objectivo principal terei sempre de ser cauteloso e ter um plano de segurança caso algo não resulte bem da maneira que contava. “O seguro morreu de velho” lá diz o ditado. Esse plano de segurança no meu caso passa por ter um bom ppr que me forneça uma boa maquia aquando da minha reforma. Seria uma pena chegar a velho de bolsos vazios….

Pensions-savings-money-722339

Essa foi sempre a minha primeira preocupação, mas com as coisas que tenho vivido ultimamente achei que deveria embarcar em algo mais rentável a curto prazo. Dito isto decidi embarcar na experiência partilhada por X e então investi algum dinheiro na Raize. Nem uma semana no site e já tenho dinheiro emprestado e a render juros a meu favor. Obrigado Senhor X!

Em contrapartida a minha pessoal tem sido exatamente o oposto. Tenho concentrado os meus esforços no presente sem pensar muito no futuro, eis senão quando surge uma oportunidade de me sediar numa empresa e fazer uma vida mais tranquila. Começam aqui as dualidades….

Por um lado, ficar nesta situação permite-me investir no meu futuro e, por consequência, em mim próprio. Embora isto pareça muito bom tem um grande senão, e isso é nada mais que perder um bocado da liberdade financeira de que disponho neste momento. Com esta “perda” surge a dúvida em relação aos meus investimentos. Sou defensor que devemos investir em grande parte em nós mesmos mas aqui a balança divide-se imenso.

Investir no futuro ou gozar o presente?

É uma questão muito difícil de responder. No que a investimentos diz respeito penso que devemos ter um equilíbrio entre os dois mundos…não devemos colocar todas as nossas fichas no presente porque imprevistos acontecem a toda a hora, mas não devemos viver a pensar no ano 2050. Se pensarmos de uma forma conservadora talvez optemos por fortalecer o nosso por, mas se por lado as emoções fortes chamarem mais alto então os rendimentos a curto prazo são a nossa escolha de eleição. Na nossa vida pessoal já não será igual. Temos apenas duas opções, abdicar agora de algumas regalias e viver mais tarde uma vida de rei, ou desfrutar do presente e “depois logo se vê”?

Decisions, Decisions….por um lado a segurança de um futuro risonho mas bem mais “atado”, por outro lado a oportunidade de ser verdadeiramente livre e viver na incerteza. A escolha é muito difícil meus amigos. Nestas pequenas dualidades é que temos de tomar as decisões mais importantes.

Decision-Signs

Muito mais coisas entram na equação quando falamos da nossa vida. Não mandam apenas os números mas muitas outras coisas também. Sendo de que maneira for o Mr. W arranjará sem duvida maneira de continuar a investir e a pôr em prática os seus planos.

Digam-nos o que vocês fariam e que estratégia usam vocês no vosso dia a dia.

Por esta semana ficamos por aqui mas para a semana voltarei com mais um tema….um grande bem haja por continuarem connosco e que continuemos a crescer juntos. Sempre mais e sempre melhor.

Até ao meu regresso,

Mr. W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s