Ciclo Económico – será o principio do fim?

business_cycle

Caríssimos, estamos de volta com mais um tema polémico! O sofrimento, a dor, o DRAMA!

Histerisms o e pânicos à parte, começa a ser cada ver mais consensual que estamos a chegar ao fim de mais um ciclo económico.

Regra geral, a economia está em constante crescimento, mas ao mesmo tempo, também é cíclica, tal como a imagem a cima demonstra. No inicio do ciclo, a economia estará em crescimento, muitos lucros, muitas novas empresas a abrirm, consequentemente muita oferta de emprego, e é onde se pode ganhar muito no mercado accionista. Aquando a aproximação do “peak” as taxas de desemprego serão baixíssimas e o mercado bolsista estará em alta, no seu máximo. Após atingir o topo, o que se segue será uma recessão, onde o mercado bolsista tenderá a cair, empresas a falir, poder de compra a reduzir e o desemprego a subir. A duração de cada ciclo é exactamente o que todos querem saber e ninguém realmente sabe com exactidão. Todavia, existem imensos sinais que nos podem indicar aproximadamente a posição do ciclo em que a economia se encontra.

Pois bem, gostaria de vos citar alguns jornalistas, analistas e investidores sobre o tema:

Uma forma de medir o valor de uma empresa, ou de analisar se está cara ou barata é através do rácio entre o preço da acção de uma empresa e os rendimentos esperados da mesma para o ano corrente. Existe uma segunda variante desta formula que calcula os rendimentos médios dos últimos 5-10 anos, fornecendo dados mais sólidos, nomeadamente em relação a áreas definitivamente cíclicas, como a industria mineira. Desta forma, uma empresa pode parecer muito barata se estiver no topo do ciclo, mas em pouco tempo pode cair, causando perdas. Segundo John Stepek,  editor da Money Week, em 1929, imediatamente antes da Grande Depressão nos Estados Unidos da América, a bolsa de valores nunca esteve mais sobrevalorizada. Valores semelhantes apenas se verificaram em 2000, aquando do rebentamento da bolha Dot Com (acções tecnologias sobrevalorizadas), em 2007 aquando do rebentamento da bolha imobiliária (crise dos Sub Prime) e… agora.

Judging by the Shiller price/earnings ratio (which measures long-term earnings versus share prices), the US stockmarket in 1929 was more overvalued than at any point before then. And since 1929, the market has only been similarly overvalued in 2000, 2007, and – well, today.

Segundo Dean Julian, a gestora do fundo TM Sanditon UK Fund também menciona que o mercado esta a dar sinais de que esta a chegar ao fim do seu ciclo.

The recent better relative performance of stocks in defensive sectors is one sign that the structural bull market is coming to an end.

Segundo James Montier, perito em economia comportamental, gestor de fundos da GMO, à excepção de 1929 e 1999, nunca a relação entre o preço das acções face aos seus dividendos nunca foi tão alto. E mais, o pico de 1929 (a grande depressão) está perto de ser atingido.

We keep hearing that on the Shiller p/e measure, stocks are at their most expensive apart from in 1929 and 1999. The 1929 record is one that we’re very close to, but the 1999 peak is still well above where we are now


Existem sempre pessimistas e optimistas, e poderia avançar com outras tantas citações de indicadores económicos que apontam para a continuação do crescimento da economia. Todavia, contra factos, não há argumentos, e os picos dos mercados são factuais.

Sem querer lançar o pânico e o pessimismo, é importante ter noção de que estamos a chegar ao fim de um ciclo. Vale o que vale, visto que o ciclo pode atingir o topo amanha, no mês que vem, daqui a um ano… ou mais!

Ainda assim, vale a pensa pensar em investir algum dinheiro em ouro (caso se espere uma desvalorização geral da economia), obrigacoes (caso se espere um período de deflação) e mesmo em cash (se forem mais arrojados e tiverem confiança de que o mercado irá cair muito em breve) para tentar tirar algum valor (ou pelo menos atenuar as perdas) do mercado em queda. Todavia, eu penso (a milhares de quilometro de ser um entendido na matéria) que não é momento para vender tudo e entrar em pânico, mas sim de fazer pequenos ajustes.

Bons investimentos,

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Um pensamento em “Ciclo Económico – será o principio do fim?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s