Seminário de Investimento Imobiliário – Rich Dad

rda-11

Caríssimos, como se encontram? Espero que bem! Esta semana gostava de vos falar sobre uma pequena experiência que X teve a semana passada: X foi a um seminário de investimento imobiliário organizado pela Rich Dad Education e pela  Elite Legacy Education Alliance. Para quem não sabe, a Rich Dad Education foi fundada por Robert Kiyosaki, o escritor do famoso livro Rich Dad Poor Dad.

Ora bem, para os menos atentos e/ou para os novos leitores, para X, a leitura do livro acima mencionado, impulsionou uma pequena revolução na maneira de X pensar em relação a dinheiro, investimentos e de certa forma a vida. Muita informação e ainda mais motivação (demasiada para o gosto pessoal de X). De qualquer forma, podemos dizer que X é um pequeno fã do livro e do autor.

Para contextualizar, X encontrou o anuncio deste seminário gratuito do Rich Dad, sobre investimento imobiliário, perto de onde X reside, sendo um no brainer a presença de X neste evento. E assim foi.

Cerca de 100 pessoas numa sala de conferencia do Holiday Inn em Oxford. O speaker, Alex Shanks começou por demonstrar os conceitos básicos do livro Rich Dad Poor Dad . De seguida explica como a sua vida estava arruinada há 5 anos atrás, como frequentou um seminário de investimento imobiliário da Rich Dad, como aprendeu todo um rol de truques, técnicas, procedimentos, etc, que lhe permitiram comprar a sua primeira propriedade, alegadamente, sem investir um cêntimo do seu bolso. Tornando curta uma longa historia, o plano passa por:

  1. Comprar propriedades a baixo do valor de mercado com um deposito vindo de um amigo/familiar/amigo/etc (mais tarde falando também em Bridging Loans* como alternativa), recorrendo a financiamento bancário;
  2. Adicionar valor ao imóvel através de obras e melhoramentos
  3. Refinanciar o imóvel com o banco, com a nova avaliação, de modo a recuperar o investimento inicial (pagando-o a quem o emprestou)
  4. Colocar o imóvel que virtualmente custou ZERO no mercado de arrendamento e gerar cash flow
  5. Repetir Ad Nasum

A formula infalível…

* Bridging Loan – um empréstimo geralmente de curta duração e elevadas taxas de juros. Normalmente utilizado como deposito para a compra de um imóvel e para possíveis obras de restauro, com o objectivo adicionar valor ao mesmo, vendendo-o ou refianciando-o de modo a pagar o Bridging Loan e gerar algum lucro.

No meio deste exemplo foi explicada a diferença entre Yield e ROI (Return of Investment), a diferença entre asset e liability, a importância da educação financeira, e especialmente a importância de agir!

Um exemplo brilhante que Alex Shanks usou para, ao mesmo tempo, explicar o que é o ROI e a importância de agir.

Alex Shanks ofereceu uma note de £10 à primeira pessoa que desse uma nota de £5. Todo o publico de uma maneira ou de outra se mostrou interessado neste negocio, mas ninguém agiu, ninguém se levantou para lhe da ruma nota de £5. Após alguma insistência de Alex, uma jovem senhora decidiu levantar-se da segunda fila, e meio a medo avançou para Alex com a nota de £5. A transacto foi feita.

De seguida Alex explicou a formula do ROI: Lucro / Investimento x 100%, em que o lucro será a diferença entre a receita (£10) e o Investimento (£5), logo 10-5=5, portanto £5 de lucro. Dividindo o Lucro pelo Investimento 5 / 5 x 100 = 100%

De seguida Alex ofereceu as £5 a quem lhe desse uma moeda de £1 e explicou que o ROI neste caso seriam 400%. Por fim Alex perguntou quem queria £1 em troco de nada, explicando os consequentes ∞% de lucro.

De notar que nesta altura o publico estava cada vez mais interessado e motivado a agir.

Mais tarde Alex chegou mesmo a oferecer 2 DVDs da Rich Dad, alegadamente exclusivos que não podiam ser comprados em lugar nenhum aos dois primeiros membro do publico que agissem. Quase toda a sala se levantou, mas apenas os mais rápidos (e na primeira fila) conseguiram.

O mote era agir! O mote era agir, rápido e sem pensar!

rdc_sidebar_banner_cf_bp
 

O objectivo é agir, é vender, e é agora!

 

A semente da ação estava plantada na cabeça do público…

Seguiu-se o testemunho de uma senhora da qual não me recordo o nome que havia feito o frequentado o seminário de investimento imobiliário da Rich Dad há cerca de 10 anos, já não trabalhava há 7-8 anos.

De seguida Alex voltou ao palco e apresentou o seminário de investimento imobiliário organizado pela Rich Dad, que alegadamente revolucionou a sua via, bem como a da senhora que partilhou o seu testemunho. Este seminário teria a duração de 3 dias, e o mesmo propunha-se a desmistificar todos os segredos por de trás deste plano de investimentos, desde a selecção dos imóveis, a todos os cálculos necessários para triar os imóveis, uma linha de apoio vitalícia para esclarecer qualquer duvida, incluindo apoio técnico e jurídico, etc etc. Tudo por £997. Um óptimo negocio! Depois passou a apresentar um curso a ser feito em casa, recomendado antes de frequentar o seminário apresentado previamente no valor de £497. Por fim, a Rich Dad também disponibilizava uma hora de atendimento via Skype com um dos gurus da companhia para guiar o investidor nos primeiros investimentos, no valor de £250.

Ora bem, o publico, leia se carneirinhos,  já estava pronto para o golpe final.Mas faltava a cereja no topo do bolo. Alex passou a descrever a sua vida de sonho: muito tempo para passar com a sua família feliz, muitas viagens a destinos remotos e paradisíacos, onde despendia pelo menos 9 meses por ano efectivamente de ferias. Os três que passava a “trabalhar” passavam por investir um pouco mais em imobiliário, se bem que alegadamente a sua empresa tratava de tudo por si e a dar estes seminários da Rich Dad . As aspas na palavra “trabalhar” vem, porque para Alex, ele não estava de facto a trabalhar, mencionando mesmo que não era pago para tal. Como bom samaritano e altruísta que é, Alex estava ali para ajudar as pessoas, para as iluminar com o caminho para a independência financeira.

Alex estava tão agradecido e feliz com a nossa presença naquele seminário, que nos ofereceu um pacote com o seminário de 3 dias (£997), mais o curso para se fazer em casa (£497), mais uma chamada para um guru da Rich Dad (£250) por apenas £997 e… ainda podíamos levar um convidado connosco ao seminário totalmente grátis!!!

Iluminados e prontos a seguir a luz, com uma atitude realmente positiva, e mais do que prontos a agir, Alex termina da seguinte forma.

Alex – Como vêem esta é uma oportunidade única. Estão interessados?

Público – SIM!

Alex – Estão mesmo interessados?!

Público – SIMMMM!!!

(para que percebam melhor, vejam o vídeo abaixo)

Alex – Ok, então vamos separar os interessados dos curiosos. Vamos ver quem realmente está interessado e está pronto a agir para mudar a sua vida para sempre! Quem realmente está interessado que vá para a parte de trás da sala e que fale com os meus colegas.

Ofuscado com toda aquela luz que Alex imanava para iluminar o caminho para a luz, para a independência financeira, X não hesitou e avançou confiante para as mesas nas traseiras da sala de conferencias onde estavam 3 membros do staff da Rich Dad.

Pois bem, foi de imediato apresentado a X um formulário para se registar no seminário de 3 dias, sendo necessário o pagamento imediato de £997. X recusou, visto não ter o dinheiro disponível, deixando a possível compra para mais tarde.

700_Robert
A expressão de Robert Kyosaki sempre que vende um seminário da Rich Dad

X voltou ao seu lugar e ouviu um pouco Alex a falar sobre as suas viagem e vida de sonho que o seminário da Rich Dad lhe proporcionou. X estava com a pulga atrás da orelha, encadeado com tanta luminosidade, mas algo céptico: £1000 de facto é muito dinheiro.

X então deixou-se ficar e enfeitiçar por tamanha inspiração. X ficou ate ao fim para a sessão individual de perguntas e respostas com Alex. Entre outras questões, X perguntou-lhe o se o pequeno curso também se enquadrava na realidade portuguesa, a resposta foi afirmativa; e o que ele achava da eventual e certa subida das taxas de juros, ao que respondeu que o método da Rich Dad conta com uma margem de subida das taxas de juro ate (para os dias de hoje) incríveis 8%. Um valor altíssimo que garantidamente atiraria os dois investimentos imobiliários de X para valores negativos activando todos os alarmes.

Todavia, a ideia que ficou na cabeça de X foi:

Este é um gajo que ah e tal, sim senhor!

Trocando por miúdos, especialmente para o menos aficionados em Gato Fedorento, Alex sabia do que estava a falar, e pelo menos aparentemente tinha experiência na área. Esta pequena conversa, que durou menos de 10 minutos, deu muita confiança a X.

Esta confiança levou X a agir, mas visto não ter o dinheiro necessário disponível e não querer estar a mexer em poupanças, foi em busca de alternativas. O que acabou por acontecer foi deixar um deposito de £200, tendo 6 meses para completar o pagamento e outros 6 meses para frequentar o curso.

A esta hora X só queria partilhar as novidades com a sua namorada (que seria forcada a tomar o lugar gratuito no seminário) na esperança de aprender como melhorar as suas vidas num curto espaço de tempo. X queria também partilhar a experiência e falar da oportunidade a W. X mal dormiu nessa noite, tamanha a excitação.

Após dormir sobre o assunto, com o baixar das luzes, X voltou a ficar (tal como é sua característica) algo céptico e decidiu procurar por testemunhos de outras pessoas que tenham participado num destes seminários para tomar uma decisão mais informada possível, porque não me canso de frisar que £1000 é muito dinheiro.

Pois bem, +90% do feedback que consegui foi:

Os seminários da Rich Dad não são mais do que um esquema!!!

article-2215642-15707FE7000005DC-967_634x616
Assim ficou X quando se inteirou da situação; e Robert Kiyosaki quando se inteirou que já não iria receber os £1000

Tanto quanto percebi pela generalidade do feedback disponível online, o seminário de três dias aprofunda ligeiramente o que foi falado no seminário que X frequentou (e no(s) livro(s) da Rich Dad), na mesa base do seminario anterior: um speaker a debitar informação e um publico sem direito a perguntas, a não ser no final da sessão. Adicionalmente haverão duas sessões para jogar Cash Flow,um jogo educativo da Rich Dad, que de facto recomendo. E…

2-cashflow-101-espanol-originales-nueva-version-envio-gratis-D_NQ_NP_100721-MCO20844222486_072016-F

Ora bem, e tal como devem ter percebido pela minha descrição do seminário que X frequentou, uma estratégia agressiva de vendas não explicita, mas implícita, também  esta presente neste seminário, onde oferecem o curso avançado de investimento imobiliário pela modica quantia de £25.000, para clarificar: VINTE CINCO MIL LIBRAS!!!Na verdade este valor variava entre cerca de £18.000 e £45.000 dependendo do país e ano da sua ocorrência.

Outro facto interessante, para alem do limitado feedback disponível online; num mundo onde a pirataria informática é o prato do dia, tendo em conta que o livre Rich Dad Poor Dad é um bestseller internacional, bem como, alegadamente os seus cursos e seminários, é de facto muitíssimo estranho se encontrar um vídeo, um e-book, uma única review de um dos  seus cursos avançados.

Após um pouco mais de investigação, pelo que percebi, a Rich Dad tem um sistema de direitos de autor muito estrito, e a informação online  disponível é muito limitada, o que levanta algumas suspeitas, visto que caso tudo seja tão bom quanto o pintam, quanto mais informação disponível houver, mais gente conseguiram atrair para os seus cursos e seminários. No mínimo estranho.

Mas…

Nem tudo é mau, há que dar a mão à palmatoria na medida que em termos motivacionais eles sabem o que estão a  fazer. Mas no que eles são realmente bons, diria fenomenais, é a vender. Em retrospectiva, X recorda facilmente algumas das técnicas usadas no seminário dos seus tempos na faculdade na cadeira de “negociação e técnicas de venda”.

Uma sala cheia de sonhadores, em busca de uma vida melhor é bombardeada com energia positiva, motivação a agir, historias de sucesso que levam a estilos de vida de sonho abrem a porta a vendas agressivas e diria sem escrúpulos, visto as promessas serem alegadamente oucas.


 

No final X acabou por cancelar a sua inscrição e está a tentar recuperar o deposito de £200 que lá deixou. Todavia, a verdade é que X ainda tem a mesma pulga atrás da orelha e na verdade teme estar a perder a oportunidade de uma vida.

Todavia creio ser a decisão mais acertada. Podemos pensar nisto como uma mão de poker muito fraca, mas com algumas chances de ganhar, todavia o preço a pagar para ver a mão do adversário é muitíssimo elevado, daí o fold.

Esta não foi a melhor experiência, mas espero que possam aprender algo com ela.

Para a semana espero trazer melhores noticias e um artigo ligeiramente mais curto.

Até lá,

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

4 opiniões sobre “Seminário de Investimento Imobiliário – Rich Dad”

  1. Obrigado Sr. X por partilhar esta experiência comigo e com o nosso público. Penso que este nosso blog serve exatamente para falar sobre este tipo de experiências, sejam elas boas ou más. Como eu costumo dizer, evitar os erros é também uma parte fulcral do desenvolvimento financeiro. Penso que muita gente se pode enquadrar neste cenário e um sinal de aviso é sempre muito bem-vindo.
    Ótimo post caríssimo….

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s