Estava enganado!

Adorados leitores…esta semana venho-vos dizer que errei. Ao que parece não fiz a minha pesquisa como deve ser quando falei sobre as bitcoin. Continuo a manter a minha decisão de não querer investir nesse meio mas a informação que passei estava errada.

Tal como X, o Mr. W é também fã de Robert Kiyosaki e recebe com alguma frequência emails em que ele expõe as suas ideias e pontos de vista sobre múltiplos assuntos. Devo confessar que na maioria das vezes os emails são descartados sem os abrir, mas desta vez algo me despertou a atenção. Quando abri e li o que lá estava escrito decidi investigar um pouco melhor o estado destas cryptocurrencies e qual o ponto de situação. Aquilo que me fez procurar um pouco mais sobre isto foi uma das passagens de Robert nesse mesmo email:

“The case for ignoring it is simply laziness and fear. And those are two dangerous pitfalls.”

Traduzindo, “A questão de ignorar (as cryptocurrencies) é apenas preguiça e medo. E esses dois são dois poços perigosos”.

Fiquei com aquela frase gravada na minha cabeça. “Não posso ignorar isto”. Kiyosaki tinha razão, as CC têm muito mais força que aquilo que pensava. São cada vez mais consideradas uma hipótese muito séria, tanto pelo povo como, ao que parece, pelos bancos.

Os bancos meus caros, são os mais afetados com esta nova forma de movimentar dinheiro. Porquê? Fácil…os bancos ganham imenso dinheiro com as taxas que cobram às pessoas por transações bancárias. Na maioria dos casos os bancos, em Portugal obviamente, até cobram para receberem o dinheiro. Isto é, na minha modesta opinião, um absurdo nunca antes visto. Então eu vou pagar para “injetar” dinheiro na vossa empresa? A isto eu chamo crime a céu aberto.

atmfee

Como as instituições bancárias andam a levar uma sova das antigas por causa desta nova forma de movimentar dinheiro decidiram então meter mãos à obra e começar a pensar em maneiras de integrar as bitcoin nos seus sistemas. Diz-nos o financial times que:

“Having initially been sceptical about it because of worries over fraud, banks are now exploring how they can exploit the technology to speed up back-office settlement systems and free billions in capital tied up supporting trades on global markets.”

Nesta perspectiva, os bancos tencionam usar uma plataforma chamada “Blockchain” que permite fazer de tudo um pouco, desde pagamentos, empréstimos, angariações de fundos e até compra e venda de acções, bonds etc. Como é que essa plataforma consegue fazer isso? Com a “tokenização”(eu sei que o termo não existe mas é o mais apropriado) desses bens que queremos comprar. Dessa forma tudo se torna mais simples de transferir e de entrar nos mercados capitais.

bitcoin-2007769_640

 

Esta plataforma tem algo que gosto imenso, que é o facto de eliminarmos o intermediário. Neste caso os bancos deixam de fazer parte das transações P2P (Peer to Peer) o que faz com que os custos desçam imenso. Obviamente que estamos a falar acima de tudo ainda sobre uma moeda digital, mas com o passar do tempo talvez haja mais controla e maneira de escapar às milhentas tentativas de fraude que pairam sobre a web. Deixo-vos aqui um pequeno e simples exemplo de como isto funciona na teoria.

 

tuAOzWd

 

Para a semana vou tentar explicar um pouco mais esta plataforma para que compreendam melhor como isto tudo funciona, e assim, poderem tirar as vossas próprias conclusões.

Será isto de facto a moeda do futuro? Será que daqui a uns anos o dinheiro como o conhecemos vai desaparecer? Quem sabe….Mas deixo-vos a pergunta no ar, será que tudo isto tem a ver com a suposta grande crise que aí vem? Fica a ideia no ar………

Cá nos encontramos para a semana que vem.

Ciao,

Mr. W

Um pensamento em “Estava enganado!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s