A alternativa digital

Pois bem meus caros, temos esta semana algo um pouco fora da minha zona de conforto mas ainda assim penso que seja demasiado relevante para renegar. Bem-Vindos ao meu post desta semana.

Trago-vos esta semana algo que entra imenso no reino digital e como “grande perito” em tudo o que seja digital tenho de confessar que me custou um pouco a entender. Tomou algumas horas de leitura e um pouco de reflexão para conseguir acompanhar, mas agora cheguei lá. Depois de entender este assunto penso que todos deveríamos fazer o mesmo porque se “a moda” pega isto irá revolucionar as nossas vidas. E, neste caso, para bastante melhor.

Falo-vos doBlockchain. A semana passada tinha feito apenas uma pequena introdução para que esta semana tivesse oportunidade de estudar isto um pouco mais a fundo e, digo-vos honestamente, espero que este sistema se integre na nossa sociedade. Penso ser uma solução muito vantajosa há (antiquada) ideia de usar os bancos.

Mas afinal o que é o Blockchain?

Perguntam muito bem. Permitam-me iluminar-vos caríssimos. O Blockchain é uma plataforma informática que permite a transação de bens, dinheiro, acções, títulos etc entre pessoas sem precisar de nenhum intermediário. Isto é possível graças ao funcionamento distribuído do sistema. E o que é o funcionamento distribuído? Outra boa questão…..

 

Social network scheme, which contains people connected to each other.

 

Isto é o exemplo mais simples que se pode ter. Cada um depende apenas de si próprio e da pessoa com quem vai fazer a transacção para que tudo flua. Não existem intermediários, segundos terceiros e quartos partidos a aprovar e a beneficiar do nosso dinheiro. É algo que funciona numa base P2P mas para qualquer tipo de transferências que se queira fazer. Tudo depende de toda a gente. Claro que isto dito assim parece muito pouco seguro, mas tal como em qualquer banco ou aplicação existem medidas para verificar a identidade de cada um para que não haja falsificações.

Atualmente a grande maioria de nós funciona dependendo dos bancos. O que significa isto? Significa que só podemos fazer algum tipo de transação se o nosso banco assim o permitir. Como se isso não bastasse, o banco ainda envia o dinheiro a um intermediário, o intermediário ainda reencaminha para não sei quem, o não sei quem para o “Ze da Esquinha” e assim por aí adiante até que dois dias depois o dinheiro chega às nossas mãos. Esta é a realidade meus caros…..

individuals-vs-bank

Isto, na minha humilde opinião, faz imenso sentido com as tecnologias que temos ao dispor atualmente. Já fizeram alguma compra no eBay recentemente? Para mim esse exemplo demonstra perfeitamente aquilo que tento explicar. Se forem como eu que uso o PayPal temos no mínimo três intermediários até que o nosso dinheiro chegue ao destino. Pois bem, isso são tempos do passado….

As vantagens

Pois bem, depois desta explicação resta-me dizer-vos o porquê deste sistema ser tão bom para o nosso dia a dia. Como se eliminar os intermediários não fosse suficiente pensem na quantidade de dinheiro que irão poupar. Como será lógico cada um desses “Middle man” irá receber a sua comissão e sorver um pouco dos nossos tão suados euros.

Pensemos nisto como comprar na feira uma saca de batatas ao Sr Antonio. Nós damos 1€ e recebemos as nossas batatas. Sem supermercados, sem pequenas lojas ou grandes marcas. Simples não é? Assim deveria ser o nosso mundo digital.

thumb-gen.php

Uma outra vantagem é tudo ser publico e aberto a quem quiser ver. Não existem transacções privadas com dados obscuros. Como disse antes tudo depende de toda a gente. É tão simples como informar a pessoa com quem estamos a fazer a transação, dar-lhe o link e essa pessoa depois de passar pelo controle de segurança tem acesso a toda a informação que disponibilizamos. Pensem por exemplo num documento de word que partilhamos na rede do trabalho mas a nível global. Se a pessoa tem a password para entrar nesse documento, introduz a informação que quer e voilà, transação feita!

Os contras

Desvantagens? A meu ver só para os bancos….Claro que ter o poder absoluto sobre a economia das pessoas é algo que lhes confere um controle absoluto sobre o que se passa no mundo. Como será lógico eles não pretendem abrir mão desse poder e por isso querem também eles entrar neste meio como expliquei no post da semana passada. Dêem uma espreitadela neste link abaixo

Estava enganado!

 

Sei que me alonguei um pouco mais esta semana mas muito há a dizer sobre este assunto meus caros. Ainda existe muito para aprender mas caso queiram fazer a vossa própria pesquisa deixo-vos aqui o site que melhor explica o que acabei de falar. A minha versão foi muito mais resumida obviamente, mas ainda assim o site compreende-se bastante bem.

 

https://blockgeeks.com/guides/what-is-blockchain-technology/

 

Estejam à vontade para partilharem as vossas ideias connosco…

Até para a semana,

 

Mr. W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s