Caríssimos, brindo-vos hoje com um curto post, onde X partilha de algo que aprendeu a semana passada sobre a relação dos mercados com a politica.
Para X sempre pareceu obvio que os mercados se sentem confortáveis em climas calmos, sem grandes mudanças ou oscilações. Ate aqui tudo certo.
Ainda se encontram extremamente presente na memoria de X as noticias passadas pelos noticiários nacionais (em Portugal) que promoviam o drama de não haver estabilidade politica em Portugal, de não haver maioria absoluta no parlamento e do entrave que a mesma causava no caso de se querer mudar alguma coisa. Neste caso as reformas requeridas pela troika. Devido a esta instabilidade, muita tinta correu sobre o rating da divida publica portuguesa ser equivalente a lixo.
Ate o Banco Central Europeu dar um murro na mesa e fixar as taxas de juros em valores mínimos, a bolsa nacional estava em queda e as taxas de juros em crescente.
Voltemos à politica, e desta vez às eleicoes norte americanas que ocorreram a semana passada. Pois bem, X tinha como certo que por muito que não goste do Trump, uma vistoria dos republicanos seria do total agrado dos mercados, promovendo a estabilidade e maior independência do governo.
X não podia estar mais enganado. Uma eventual vitoria de dos republicanos levaria a que os mesmos tivessem o total poder: tanto no senado, como na câmara dos representantes; dando-lhes autonomia para governarem à sua vontade. Por outras palavras, Trump poderia fazer o que lhe desse na real gana! Desde as coisas positivas que promete, como baixar os impostos para as grandes empresas, ou as coisas mais negativas, tais como insistir na renegociação de acordos comerciais com meio, se não, todo o mundo.
Se há coisa que os mercados não gostam, são de ondas! E o que melhor do que um governo que não pode governar para tal? Se nao se podem implementar reformas, nada muda; se nada muda, tudo fica na mesma; e se tudo fica na mesma os mercados ficam contentes.
Não foi mais do que isto que aconteceu e que promoveu alguns ganhos nos últimos dias, para recuperar do rombo que aconteceu em Outubro.
Por agora é tudo meus caros.
Bons investimentos, e ate para a semana!
X