Ouro – será a maior fraude de sempre?

gold_720-1-770x433

Caríssimos, hoje gostaria de vos trazer uma visão menos positiva do ouro, algo interessante, que vale muito a pena ter em conta, e que de facto vale de muito ter em conta antes de se decidir investir em ouro.

Será que o Ouro é a maior fraude de sempre?

X explica.

 Há mais de 2500 anos que o ouro é usado como dinheiro, e hoje em todos os bancos e governos detêm grandes quantidades de ouro visto o valor do mesmo ser considerado tão estável, pelo menos em comparação com os outros produtos financeiros disponíveis. Hoje em dia, todo o ouro do mundo vale mais de 8.000.000.000.000,00 USD (8 trilioes de dólares), mas segundo Chris Powel, secretario do Gold Anti-Trust Action Comitee, afirma que 80% do ouro detido por investidores não existe. Caso ele esteja correcto, estaremos perante a maior fraude de sempre.

Cerca de 2.000 tonelades de ouro são produzidas anualmente, cerca de metade desse valor será usado para produzir jóias, cerca de 10% desse valor terá como destino a produção industrial, e cerca de 33% serao transformados em barras e moedas.

Estas moedas e barras de ouro serão um meio de investimento e terão como destino desde os bancos centrais e fundos de investimento, mas também ao comum dos mortais: nos, os pequenos investidores.

Como todos sabemos, o preço do ouro sobe e desce, tal como qualquer matéria prima, sem excepção, o ouro rege-se pelas leis da oferta e da procura. Sendo o ouro um bem escaço e limitado, tendo em conta que durante toda a humanidade foram produzidas cerca de 170.000 toneladas de ouro, e segundo as projecções actuais, a produção de ouro devera baixar vertiginosamente por volta de 2030, visto que as reservas de ouro estão prestes a esgotar.

A tendência do preço do ouro no ultimo século tem sido claramente ascendente, mas após 2030, caso as reservas se esgotem, o valor do ouro devera rebentar todas as escalas! Mas o mercado poderá colapsar antes disso.

vault-grundeinkommen-gold-900x

Em 2009, o analista Paul Melcrest estimou que os corretores de ouro apenas detêm cerca de 15.000 toneladas de ouro para transacionar. Este analista estimou também que cerca de 2.134 toneladas de ouro são transacionadas diariamente na bolsa de Londres. Trocando por miúdos, segundo este analista, todo o ouro disponível para investimentos troca de dono todas as semanas apenas num mercado.

Facto surpreendente, mas também suspeito, visto que o ouro é tido como um investimento de longo prazo, ou mesmo como um seguro financeiro, tendendo a valorizar no longo prazo. Na generalidade das vezes, o ouro vendido acaba por ficar à  guarda das corretoras de ouro, acabando por não vender o ouro fisicamente, ao invés, emitem um documento que menciona que o comprador detêm uma certa quantidade de ouro. Este facto abre alas à possibilidade de defraudar os investidores. Este analista avança mesmo que cada onça de ouro tem pelo menos quatro donos. Ou seja:

Os corretores de ouro poderão estar a vender ouro que de facto, não existe.

Tudo isto pode parecer um pouco exagerado e impossível (e X espera que o seja), mas por exemplo, em 2005, a Morgan & Stanley for processada pelos seus clientes por vender, durante mais de 20 anos, metais preciosos, inclusivamente cobrando as comissões relativas à guarda e seguro dos mesmos. Quando os clientes quiseram levantar os seus metais precisos, os mesmos não existiam. Apesar do caso ter sido levado a tribunal, um acordo confidencial foi alcançado fora dos tribunais entre a Morgan & Stanley e os seus clientes. Entretanto, a J P Morgan Chase & Co está a ser processada por alegadamente manipular o preço da prata. Em janeiro de 2017, Keith Neumeyer, o CEO da First Majestic Silver Corp afirmou que o preço do também se encontra a ser manipulado.

Caso seja verdade que cada onça de ouro tenha de facto quatro donos, caso os mesmos decidam reclamar em simultâneo os seus metais preciosos, os corretores e os bancos não terão ouro suficiente para honrar as suas obrigações, podendo mesmo falir enquanto que o preço do ouro ira subir em flecha, levando mesmo Chris Powel a afirmar que não existirão zeros suficientes para por à direita do preço do ouro.


btcversusgold

Verdade ou não?

Infelizmente X não tem resposta para esta pergunta, mas a verdade é que no final de contas tudo tem apenas o valor que lhe atribuirmos, e esse valor é atribuído mediante a confiança que depositamos em quem confiamos para guardar os nossos valores. Neste caso o ouro, mas também poderíamos falar sobre o pagamento de uma obrigação de uma naco ou de uma empresa, das acções de uma empresa, do dinheiro que temos no banco, ou em ultimo caso da moeda do nosso país.

Uma boa lição a tirar daqui, especialmente para os mais cépticos, é que ate os veículos de investimento mais seguros como o ouro podem ter os seus fantasmas e não serem tão seguros quanto pensamos, mas também que os mais recentes e arrojados veículos de investimento como as cryptomoedas (que a brincar a brincar já tem 10 anos de existência) tambem devem ser vistas como alternativas de investimento validas. Por falar em cryptomoedas, a bitcoin caiu fortemente esta semana.

Mais uma vez: verdade ou não, creio que em termos de investimentos, deveremos apostar mais em ouro físico para nos precavermos desta eventualidade. Ainda assim, creio que seja muito cedo para alarmismos, pelo que os investimentos em ouro, digamos mais liquido, ou “em papel” não devem ser descurados.

Por agora é tudo, um pequeno abre olhos, não para incitar ao pânico, ate porque não sabemos se as alegações a cima são verdadeiras, mas sim para abrir a nossa mente a novas possibilidades para que possamos investir de uma forma mais informada.

Ate para a semana,

X

 

 

 

 

 

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Um pensamento em “Ouro – será a maior fraude de sempre?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s