Olá a todos mais uma vez, sejam bem-vindos ao meu post regular de segunda-feira. O tão desejado artigo chegou e como disse a semana passada irei entrar um pouco mais no tema do “stock market”.
Da última vez escrevi-vos um pouco sobre como os mercados se podem comportar face ao estado da economia, desemprego e até especulação por parte dos investidores. Mas se a bolsa varia tanto com factores quase incomensuráveis como é que havemos de nos posicionar no mercado? É uma excelente questão…Vamos ver se desmistificamos um pouco esse assunto!
Comecemos pelo início
Como vos referi no post da semana passada existem dois tipos de mercado, o Bull e o Bear. Um optimista, outro pessimista e tudo mais…..Até aí tudo bem, mas será que há uma posição fixa que eu deva assumir em relação ao mercado? A resposta é simplesmente não! Um investidor pode também ser Bull ou Bear consoante a sua previsão sobre a subida/descida do mercado, ou até por causa da estratégia que pretende adoptar. Para que compreendam isto melhor passo a explicar-vos os dois tipos de investidores e como cada um pode investir de maneira diferente.
Ser “Bearish”
Ser um investidor “bearish” significa que temos uma perspectiva mais pessimista em relação ao mercado. Não necessariamente pessoas com cabeça de urso como aqui o nosso amigo mas simplesmente pessoas com alguma tendência a ver as quedas e declínios do mercado. Com isto não quero dizer que alguém tenha que ser “Bear” sempre, podemos apenas tomar essa posição em relação ao que estejamos a analisar, seja ouro, imobiliário, comodities etc. Além disso este tipo de investidores também fazem muita falta senão ninguém iria vender acções e o mercado parava por completo.
Dica:
Uma das artimanhas que pode ser muito vantajosa numa abordagem Bear é algo a que se chama “short-selling”. Isto remonta-nos para a origem do termo de que falei no meu post anterior, sobre a venda de peles que os caçadores não tinham. Com as acções, igual! Com esta técnica iremos vender primeiro a um preço mais alto para só depois comprar numa (esperada) descida de preço. Quanto a vocês não sei, mas isto parece-me um pouco arriscado mas se resulta pode ser super cool!
Ser “Bullish”
Aqui este nosso companheiro é a representação ideal de um investidor Bull. Confiante, sempre pronto para o ataque e com atitude optimista. Um investidor Bull irá andar sempre à procura de comprar barato para depois vender mais caro tirando assim proveito de uma mercado que esteja em subida. Esta será, a meu ver, a atitude mais assertiva que cada investidor deverá ter. Nunca é tão fácil ou linear como parece, mas esta será a atitude a ter em mente como ideal.
Dica:
Tendo em mente este tipo de abordagem em relação ao mercado temos de ter em consideração o valor a que compramos para não termos uma perda devido a uma flutuação inesperada das acções. Para isso os Bulls utilizam algo que se chama ordens “stop-loss”. Quer isto dizer que o investidor pode programar uma venda para quando o preço chegar perto do de compra evitando assim uma perda de capital desnecessária. Muito bem jogado Mr.B, a jogar pelo seguro!
Em suma:
Como podem ver caríssimos ambos os tipos de investidor têm o seu encanto e os seus truques. Não devemos entrar numa onda de machismo e achar que somos mais viris que o mercado porque vamos de certeza ter uma desagradável surpresa se o fizermos. Por outro lado, também não poderemos achar que irá sempre tudo dar errado e entrar num tsunami de negativismo. A posição que devemos adoptar será baseada em determinados factores como a performance financeira da empresa em questão, o estado da economia nacional e as preocupações a nível mundial nesse sector, etc.
Mas fazendo aqui um alerta, para se ter sucesso na bolsa teremos de ter uma pitada de sorte, algumas gramas de sangue frio e uma excelente dose de informação. Uma coisa é certa, e dita até por todos os especialistas, se nos deixarmos levar pelas emoções, o mercado acaba connosco como se fossemos um castelo de cartas! Caso tenham uma perda, não a tentem recuperar à força, vão apenas fazer maus investimentos de cabeça quente e isso geralmente representa ainda mais perda.
Reflitam um pouco sobre isto enquanto aguardam (ansiosamente) pelo meu post da semana que vem, ou pelo post do nosso amigo Sr.X na quinta. Até lá se tiverem algo a acrescentar sobre este assunto façam o favor de partilhar através da nossa secção de comentários.
Até um futuro próximo,
Mr. W
Cabeça de Porc… Touro, Touro!! Cabeça de Touro
GostarGostar