Confissões de um Nabo

nabo

Caríssimos, hoje X gostaria de se desviar um pouco dos temas das economias e investimentos e falar-vos um pouco da forma de pensar de um produtos horto-fruticulas mais populares que vive nos imaginário de todos nós.

Surpresos? X explica!

Pois bem, segundo a Wikipedia, o nabo é:

uma planta crucífera de raiz tuberosa e folhas comestíveis. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelos-de-nabo ou simplesmente grelos e à rama sem flor chama-se nabiça

Agora esclarecidos sobre o que é um nabo, e quais as diferenças entre o mesmo e a nabiça, podemos avançar, e falar do caso de um nabo muito especifico: o Senhor X!

Parvoíces à parte, o Senhor X continua a ser um nabo. Talvez não o tubérculo de que todos tanto gostamos, mas sim um novato nos mundos económicos que ainda tem muito a aprender, se bem que muito se tem esforçado para subir na escadaria do conhecimento e da informação. Esta demanda por mais sabedoria passa sobretudo pela leitura, como X vos falou no artigo “O Saber é Poder”, e feliz ou infelizmente esta leitura (nomeadamente em relação à actualidade) X acaba por ler sempre os mesmos comentadores.

Isto acontece devido ao facto e haver muito lixo na imprensa em geral, sendo que a empresa económica não é diferente, desta forma após uma triagem inicial, X acompanha regularmente 3-4 comentadores. Pois bem, estes comentadores têm qualidade, objectividade e simplicidade na generalidade dos seus artigos, mas têm também um grande problema: Opinião.

Todos temos opinião, esse não é o problema, o problema é o pequeno espectro de opiniões a que X tem acesso, sendo que X por vezes sente-se inclinado a tomar certos pontos de vista como verdades divido à sua nabice, devido à sua jovem personalidade económica.

X considera este facto muito importante, visto que num mesmo contexto económico, dois indivíduos capazes, bem informados, imparciais, com argumentos válidos e tudo o mais, possam ter opiniões totalmente diferentes, tal como W vos falou nos seus recentes artigos sobre a mentalidade Bear e Bull.

No caso de um investidor apenas ouvir umas das facções, tenderá a ser influenciado pela mesma e eventualmente a segui-la. Este facto ainda se torna mais grave quando se tem 2-3 respeitaveis comentadores com opiniões semelhantes.

bear-in-suit

Por acaso ou por inclinação, X tem acabado por dar mais credito e valor à facção dos Ursos, de maneira a que X pretende encontrar um bom comentador/analista com uma visão um bocadinho menos negra do futuro. Assim X poderá comparar diferentes visões e pensar um pouco mais por si próprio, e se tudo correr bem ter uma visão algo mais real da actualidade.

Ideias? Sugestoes? sao todas bem vindas!

Entretato, tuberculos à parte, a ideia a reter é que devemos ouvir varias opinioes diferentes, especialmente quando sao diferentes da nossa, mesmo que discordemos, porque por vezes podemos mudar de ideias, vendo certo assunto de um outro angulo.

Até para a semana e bons investimentos!

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s