Capital VS Trabalho

CAPITAL X TRABALHO

Caríssimos, espero que se encontrem bem e prontos para mais um bitaite do vosso prezado Sr. X, mas antes de mais, gostava de deixar aqui umas palavrinhas de apreço ao nosso tão prezado Sr. W, pelas bonitas palavras partilhadas no seu ultimo post.

Gostaria então de vos falar sobre um tema que tanto tem despertado a atenção de X: a relação entre o capital e o trabalho.

Pois bem, os mais atentos já devem ter notado que em diferentes escalas, mas os ordenados mínimos dos países tem estado a crescer, e mais, os ordenados mínimos de grandes empresas (obviamente superiores ao ordenado mínimo nacional) também se encontram a subir, como recentemente a Amazon fez questão de frisar, para atrair colaboradores e mostrar ao mundo que é uma empresa que se preocupa e valoriza os seus empregados. Publicidade extra! Adiante.

A subida dos ordenados pode ser motivada por mil e um factores, nomeadamente a inflação. Mas pode também ser movida devido às variações da taxa de desemprego, a fortes migrações, em busca de melhor qualidade de vida, seja noutro país, ou noutra área laboral. Mas o que interessa é que como em tudo, também os salários são movidos pelas leis da oferta e da procura:

  1. Se tudo o resto for constante, um trabalhador ira mudar de um trabalho pior pago, para um melhor pago
  2. Se a taxa de desemprego for elevada, um grande numero de pessoas estará disponível para trabalhar em troca de um menor salário competindo pela mesma vaga, fazendo com que o empregador possa oferecer baixas remunerações
  3. Por outro lado, se a taxa de desemprego for reduzida, as empresas tenderão a oferecer melhores remunerações para garantir que a vaga de emprego seja preenchida, e seja preenchida por um trabalhador qualificado.

 


business_cycle

Penso que seja um dado consumado que as taxas de desemprego tanto na Europa, como nos Estados Unidos estejam a caminhar para mínimos, e consequentemente impulsionando os ordenados dos trabalhadores. A questão que gostaria de colocar é:

Que impacto os aumentos do salários terão nas empresas, e consequentemente nos mercados?

Pois é meus amigos, a resposta é simples, mas a explicação é complicada.

Este aumento dos salários, especialmente os impostos pelos governos (ordenado mínimo), acabam por tornar empresas rentáveis em empresas não rentáveis. Este facto torna-se especialmente grave em empresas com pequenas margens de lucro (normalmente baseadas em volume).

Começa se a ouvir falar de sucursais/balcões a fechar, despedimento de trabalhadores, empresas a fechar, etc. As empresas estão a lutar pela sua sobrevivência.

Estamos no fim do ciclo

Tudo isto pode parecer um pouco sem sentido se olharmos para esta questão na óptica do aumento do poder de compra, porque se os salários aumentam, também o poder de compra das pessoas ira aumentar. Verdade!

Mas a verdade é que este equilibro demora a ser atingido, e o tempo  entre os lucros das empresas baixar e as pessoas de facto começarem a consumir mais, geralmente é demasiado longo.

Este tempo, é correspondente à fase decrescente do ciclo. Após este equilíbrio ser atingido, é quando as vendas disparam, e o gráfico inicia a sua fase ascendente.


Uma pequena nota que me tem deixado algo surpreendido devido às constantes noticias e opiniões dos intervenientes no meio que relatam que uma recessão esta para breve. Os mesmo intervenientes avancem agora uma data relativamente consensual para todos:

2020

Será verdade? Será que não? Como em tudo temos que esperar para ver, mas a verdade é que desde Outubro de 2018 que os mercados tem estado instáveis, contrariando a forte tendência de subida vivida nos últimos anos.

É verdade também que é relativamente consensual (apesar de não ser garantido) que o mercado devera andar pelos mesmo moldes dos últimos três meses durante os próximos 9-12 meses.

O que fazer?

Não fujam dos mercados, mas invistam em empresas solidas, com longa historia, que tenham sobrevivido altos e baixos na economia, com balanços sólidos (sem demasiado recurso a credito). E… Ouro, invistam em ouro. O ouro tende a ser o porto de abrigo dos investidores quando tudo o resto é instável, e como devem saber:

Uma procura crescente, irá fazer o preço do Ouro disparar

Bons investimentos.

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s