Quase sem querer!

Sejam mais uma vez muito bem vindos ao nosso blog caríssimos. Desta vez foi um artigo com uma saída mais tardia mas ainda assim a tempo. Quem é vivo sempre aparece….

Pois bem amigos, nos últimos dois posts falei-vos um pouco da minha mais recente estratégia sobre como gerir as minhas finanças para que tenha mais margem de manobra para conseguir alcançar os meus objectivos. Depois de rever os meus posts e pensar sobre alguns pormenores desta nova abordagem apercebi-me daquilo que estava na realidade a fazer.

Querem saber qual é? Eu digo-vos…

Começo por fazer referência (mais uma vez) ao jogo de tabuleiro tão amado tanto por mim como por X, “Cashflow”. Quando se joga temos por objectivo sair daquilo a que o autor chama de “rat race”. A RR (chamemos-lhe assim para facilitar) é nada mais nada menos que superar as nossas despesas com uma fonte de rendimento passivo. Simples! Ganhem mais sem trabalho físico do que aquilo que gastam por mês. Claro que isto torna-se fácil quando estamos a jogar com notas com caras de rato nas faces. Quando se trata de dinheiro a sério já o rato torce o rabo……Nada previsível W!

Monopoly-Money-Spread-Out

 

Adiante. Quando estamos a meio do jogo deparam-nos com duas grandes estratégias, uma será a de investir e utilizar os lucros para meter em acções, ou até mesmo para ir construindo o arsenal de casas a nosso serviço. Esta talvez a mais utilizada nos jogos feitos até à data. Por outro lado, temos uma estratégia já testada por mim também que consiste em juntar um pouco de dinheiro enquanto se faz um ou outro investimento mas assim que possível limpar as despesas que nos estão atribuídas.

Vou exemplificar…

Se (no jogo) temos um ordenado de 1600$ depois de impostos e pagamos praticamente metade em empréstimos e afins vai ser sempre muito mais difícil poupar para realocar esse dinheiro em casas e acções. Se por outro lado, tivermos o nosso ordenado quase todo disponível para investir em todas essas vertentes seguramente que saímos da rampa de lançamento com muito mais velocidade. Não quero com isto dizer que esta é a maneira mais correcta de seguir, mas para mim esta visão faz imenso sentido.

Recapitulando!

No início do post disse-vos que não tinha bem a noção daquilo que estava na realidade a fazer e era verdade. Após ter tido também uma conversa com X vi que tinha usado na vida real a mesma estratégia que usára no jogo. Pagar as despesas todas, limpar o “cadastro” e aí sim avançar para a frente a todo o vapor. Se tomei ou não a decisão certa só daqui a uns tempos vos posso dizer, mas por agora gosto do que vejo.

1140-money-launch-kid.imgcache.rev6675d3ce48190f1613bce3a399cc50c7

Se tudo isto der certo, tenho de enviar um grande bilhete de agradecimento ao senhor Robert Kiyosaki por ter inventado este jogo e por o ter posto à minha disposição. Se tudo resultar conforme espero valeu bem a pena gastar 40£ no jogo.

Eu sei o quanto clichê isto pode parecer mas deveremos sempre ter uma mente sempre aberta e procurar todas as soluções possíveis. Quando eu e X vimos este jogo vimos o potencial de ganhar uma nova visão sobre as nossas economias. Dêem uma vista de olhos que não se vão arrepender…

Com esta dica vos deixo com a esperança de que persigam uma vida económica boa e sustentável.

Atenciosamente….

Mr.W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s