Vamos aprender um pouco

Damas e cavalheiros sejam bem vindos a mais um post de segunda. Hoje irei, antes de mais nada, corrigir o erro cometido no meu post anterior. Podemos chamar-lhe mais uma nabice! Desta feita sem custos para mim, mas apenas uma informação mal passada para vocês da minha parte.

Vamos a isso…….

nabo

Pois bem meus caros, no meu post anterior falei-vos que tinha comprado umas acções chamadas S&P500 e que isso era um ativo que seguia a economia suíça por estar cotado nessa mesma bolsa. Revejam aqui esse post.

Eu estava errado. Após um alerta de X e de uma breve pesquisa rapidamente me apercebi que estava com a ideia errada sobre as acções que tinha comprado. Esse ETF retrata, verdadeiramente, o desempenho das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. O facto de estar cotado na bolsa da Suíça não significa que esteja de facto a acompanhar essa economia. Sei que parece um pouco confuso mas ao longo deste artigo irei tentar clarificar algumas coisas.

De qualquer das maneiras ficam já com as minhas desculpas e um mea culpa. Para a próxima faço melhor a minha pesquisa.

UMAS CLARIFICAÇÕES

Desculpas postas em ordem, gostaria de vos falar de algo que penso ser importante para vocês visto estar-mos no SMC e falamos muitas vezes de vários tipos de activos. Uns denominados de ETF’s, os já mencionados S&P, acções propriamente ditas entre outras. Penso que seja informação importante para continuarem a acompanhar o nosso desafio com conhecimento de causa. Vamos a isto….

1 – ACÇÕES:

Talvez o activo mais conhecido pelo comum dos mortais. As acções representam algo como uma porção da empresa, quer isto dizer que quando compramos acções de uma empresa estamo-nos a tornar um dos sócios. Apesar de no nosso caso serem partes tão pequenas que são irrelevantes para o curso da empresa. Ainda assim sócios e com direito a todas as regalias a que um sócio tem direito, nomeadamente a distribuição de capital.

2 – ETF’s:

Irei tentar explicar esta categoria o melhor que conseguir. Um ETF eram antigamente nada mais que um papel que vos garantia o direito a ter algo. Daí surgiu o nome Exchange-Traded Fund(ETF) uma vez que existia um papel que vos dava direito a (vamos imaginar) uma onça de ouro. Em vez de carregar o ouro de um lado para o outro que se tornava muito pouco prático e difícil, surgiram então estes papeis que diziam que W teria direito a uma onça de ouro quando apresentasse o papel junto da entidade emissora.

Embora eu tenha dado o exemplo do ouro isto poderia ser realizado com qualquer coisa, fosse lã, sal, madeira, carvão, enfim, tudo o que fosse medido em quantidades.

3 – STANDARD&POOR’S 500 (S&P):

No início do post falei-vos deste fundo que foi um dos quais eu decidi investir. O S&P é algo bastante conhecido no mercado bolsista e amplamente falado também no famoso “How To Own The World”. Lá o autor diz-nos que é uma das melhores maneiras de se ser o “dono mundo”. Qual a razão de ser disto? Simples, uma vez que este fundo segue o progresso das 500 melhores empresas dos E.U.A. estaremos portanto a seguir umas das melhores e mais emergentes economias no mundo.

No meu caso, comprei um fundo que imita a prestação do “verdadeiro” S&P500. Quero com isto dizer que não investi diretamente no S&P mas num fundo que vai imitar a sua prestação, sejam subidas ou descidas. A vantagem disso é serem mais baratas à unidade e serem cotadas na bolsa da nossa escolha.

Bom meus caros, já vos dei alguma matéria de estudo e irei continuar com este tema na semana que vem. Espero que tenha sido interessante para vocês e que isso vos suscite o interesse neste momento que tanta gente assusta.

Vejo-vos para semana e até ao meu regresso.

Mr. W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s