Ambição a mais, Tempo (e Dinheiro) a menos!

depositphotos_206399688-stock-video-books-with-glass-penny-jar

Caríssimos! Hoje não sei se terei muito para vos ensinar, nem muitas novidades para vos dar. Todavia, gostaria de partilhar convosco um pouco dos meus dilemas e frustrações.

Ainda estão comigo? Se sim, depois desta introdução desmotivadora, creio que irão acabar a leitura. E no fim espero que os meus dilemas vos ajudem a ser mais clarividentes nos vossos investimentos!

Pois bem, para X, Maio e Junho têm sido meses intensos a nível de estudo e aprendizagem. U livro despachado, outro começado (se bem que a passo da caracol) apesar de decente, são o ponto baixo da equação. Os pontos altos serão sem duvida as leituras regulares:

  • das newsletters da MoneyWeek (entre 3 e 6 por dia) – GRATIS
  • das newsletters da Southbank Investment Research (1-2 por dia) – GRATIS
  • das newsletters da Exponential Investor (1-2 por dia) – GRATIS
  • da newsletter da Finimize (1 por dia) – GRATIS
  • cerca de 1-2 artigos por dia de outras subscrições menos regulares
  • de 1-2 artigos por mês da susbscrição paga da Gold Stock FortunesPAGA – X pagou cerca de £50 por 1 ano de susbscrição
  • de 2-3 artigos por mês da susbscrição paga da Frontier Tech InvestingPAGA – X pagou cerca de £5 por 1 mês de susbscrição, mas que lhe deu acesso a largas dezenas de investigação levada a cabo no últimos 2 anos e meio

Problema – Parece muito?

08_1002430732_1SLEEP120716_42667295

É mais ainda!!!

Dramatismos à parte, obviamente que muitos artigos são curtos e são devorados em 5 minutos, outro mais longos e levam horas, dias ou ate meses, como report anual da In Gold We Trust, em que a versão compacta tem cerca de 100 páginas e a versão completa, mais de 300!!! (este esta na lista de X mas nem começado foi!).

O facto é que X lida com bastante informação diariamente, o que o leva a alguns problemas, nomeadamente a falta de tempo para ler tudo o que ambiciona, que vale o que vale, mas não há muito a fazer, o que nos leva a outro problema, talvez ainda mais sério: a dificuldade de concentração. Muitos artigos são mel, fáceis de digerir e pecam por serem mais interessantes do que extensos, por outro lado, outros mais técnicos, extensos e difíceis de digerir, exigem bastante concentração e reflexão. Nestes casos, X tende a ter bastante dificuldade, o que leva a leituras demasiado longas e muitas vezes menos produtivas para X, mesmo apesar na maioria das vezes conterem mais e melhor conteúdo. O mesmo se passa com os livros.

Soluções?

Lamento, mas não sei! Talvez, reduzir a lista de leitura, de maneira a que X se possa focar mais em artigos mais complexos. Talvez  o investimento numa (ou várias) formações (mas voltamos ao problema da falta de tempo) para que X ganhe mais bases e consiga lidar mais facilmente com informação um pouco mais complexa.

Pontos Positivos

Como pontos positivos temos o óbvio facto de X aprender muito! Especialmente quando tudo é novidade, o nível de aprendizagem é brutal! A ambição de X de querer aprender e saber mais esbarrou com a falta de tempo, com as preciosas e curtas 24 horas que cada dia tem. E vocês perguntam, e bem:

E a falta de dinheiro?

Pois bem, o tamanho volume de informação a entrar leva a mil e uma ideias de investimento: metais preciosos, empresas mineiras, o sector da canábis no Canada, mil e uma empresas tecnológicas (data centres, jogos, etc), energias renováveis, crypto, etc. Ficava aqui o dia todo!!!

As ideias de investimento são muitas, e a vontade de as testar no terreno, investindo nas mesmas é maior ainda! O que nos leva ao terceiro ponto: não ha dinheiro para investir em tudo!

O que me leva a outra questão:

Deverei focar me numa area especifica, ou deverei manter a minha abordagem mais superficial, mas de largo espectro? Ou deverei focar me a fundo numa certa área de investimento?

Infelizmente ainda não tenho resposta para esta pergunta. Se por um lado o foco numa determinada área me poderá trazer grandes vantagens na mesma, por outro lado, se estivermos num mau momento para investir na mesma, posso passar muito tempo sem ter ganhos na mesma. Não me canso de frisar o quanto sou apologista da diversificação! Mas por outro lado, e ainda sendo Junior a nível de investimentos, posso diversificar os meus investimentos nos mais diversos veículos de investimento, mas se não souber o suficiente sobre eles, posso estar a investir erradamente, prejudicando os retornos.

Um estudo mais aprofundado num so tema, por me ia umas palas nos olhos (como os cavalos), o que certamente me pouparia algum tempo de leitura, mas acho que tal não resultaria para mim. Preciso de saber minimamente o que se passa à minha volta, pesando as alternativas na hora de investir.

Desta forma a conclusão para o meu problema não é conclusão nenhuma… por enquanto!

O que gostaria que levassem deste artigo?

Em primeiro lugar, algo da lista de newsletters gratuitas acima mencionadas. Talvez a mais leve seja a Finimize, que é um bom ponto de partida para quem se queira inteirar sobre o que se passa no mundo a nível económico, seleccionando diariamente as 2 noticias mais relevantes. Um pouco mais abrangente e sem duvida muito mais interessante, temos as incontornáveis newsletters da MoneyWeek, que aconselho vivamente a que subscreveram e invistam meia horinha diariamente a ler o que eles lá partilham.

Parecem-me um excelente ponto de partida!

Votos de óptimos investimentos e de melhores retornos!

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s