A Libra…mas não de ouro!

Ora aqui está um tema que já há algum tempo pairava na minha cabeça mas visto não ter a informação necessária o post foi sendo adiado. Bem-vindos meus caros ao mundo moderno das tecnologias e das cryptocurrencies.

 

Anda uma grande controvérsia no ar com crypto (para abreviar) e as redes sociais. Isto está a ganhar proporções brutais e nós como investidores não podemos fazer “vista grossa” a tudo isto.

 

Permitam-me que elabore…

Facebook-Libra

Amiguinhos, tal como a imagem sugere e muito bem a rede social Facebook está a querer lançar um enorme projecto chamado Libra. Isto é nada mais que uma moeda digital criada pela rede social para fazer todo o tipo de pagamentos.

 

Como sabem, (ou se não sabem digo-vos eu agora) a ideia das crypto são a de ter uma moeda digital como forma de pagamento para as mais diversas coisas que se podem comprar online. A vantagem das cryptocurrencies é serem, futuramente, uma forma de pagamento em qualquer lado do mundo sem que haja problemas de câmbio. Além dessa vantagem tem uma outra bastante apelativa mas irei abordar isso mais à frente.

 

Instantaneamente podemos ver a facilidade enorme que seria comprar algo em qualquer lado do mundo e pagar com a nossa carteira digital. Sem custos de transação, sem problemas de câmbio e tudo com imensa segurança.

 

105769_600

Como seria de esperar era apenas uma questão de tempo até que a rede social tomasse partido disto. Compreensivelmente o Facebook quis entrar nesta nova era de economia digital mas para eles isso não bastava e levaram as coisas para o próximo nível…e é precisamente aí que entra o projecto “Libra”, a cryptocurrency do Facebook.

 

Pagamentos facilitados para os cerca 3.2 mil milhões de users activos, acesso a tudo dentro da app e com a segurança de ter o símbolo do Facebook a representá-la. Até agora parece uma excelente ideia e apenas com vantagens…..Desenganem-se.

 

Esta chamada “libra” tem uma grande desvantagem em relação às crypto já disponíveis nesta altura, a centralização. Passo a explicar…Enquanto que as crypto que existem actualmente (como a Bitcoin ou Ethereum)  são sistemas absolutamente descentralizados , o mesmo não iria acontecer com a Libra. Este projecto já conta com uma grande bateria de parceiros e isso faz com que cada um deles seja responsável por evitar fraudes, lavagens de dinheiro etc etc etc…reparem só nos nomes que constam dessa lista:

1*P7Gsi0M2RFC8zSI33x2pyw

Li um dia destes um comentador/programador/investidor, Haseeb Qureshi, que disse o seguinte sobre estas parcerias:

“In other words, if you try to get up to no nonsense on their network, they’ll just kick you off and take away your money.”

A partir desta frase podemos ver que realmente o facto deste tipo de moeda ser descentralizado faz toda a diferença.

 

Uma vez falei-vos deste tipo de transações no artigo sobre a Blockchain. Este tipo de moedas têm a vantagem de não haver ninguém responsável e mesmo que se achasse a pessoa que as inventou e o metêssemos na prisão nada mudaria. Já com a Libra…..

Mas vamos também colocar aqui uma pedrinha de sal nisto e ver as coisas pela perspectiva oposta. A Libra pode ser a alavanca que as crypto precisavam para serem tomadas mais a sério e ganharem mais “tempo de antena” nesta sociedade moderna. Mesmo que o projecto (por qualquer razão) não funcionasse iria sempre dar mais ênfase e relevância a todas as formas de moedas digitais conhecidas atualmente.

 

Para alguém como eu, e quiçá alguns de vocês, seria talvez uma boa oportunidade de entrar neste mundo novo e investir em algo que poderá render umas coroas se isto tiver metade do sucesso que se espera que tenha.

1*7I31ZZrPGWNfgFgg6gudEQ

Em todo o caso a Libra já está a ter um mediatismo e uma importância completamente além daquilo que era expectado. O fundador e CEO do Facebook anda mesmo a ter reuniões com alguns dos maiores bancos europeus. Esta moeda tem a potencialidade de abanar verdadeiras nações e países inteiros. Políticos, banqueiros e afins de todo o mundo estão a tremer com o impacto que este projecto irá ter nas economias globais e na sociedade em geral.

 

Uma coisa vos digo amiguinhos, seja o que for que saia dali penso que estamos prestes a passar por tempos revolucionários. Será agora uma nova era económica? Ou será apenas mais uma luta de galos para ver quem manda mais na capoeira? Penso que só o tempo o dirá.

 

Não podemos ignorar estas notícias e temos de nos manter a par das novidades sobre esta nova investida do Facebook. Caso corra bem poderá valer muito dinheiro a muita gente…com um bocado de perspicácia e sentido de oportunidade pode ser que esse alguém sejamos nós.

 

Sintonizem-se que eu vou tentando postar mais sobre isto quando tiver novidades.

Despeço-me com amizade,

Mr. W

3 opiniões sobre “A Libra…mas não de ouro!”

  1. Está uma boa apresentação do que é a crytomoeda do facebook.
    A presença desta cryptomoeda vai afetar a Bitcoin e mais algumas, será positivo ou negativo?
    Gostava de ver este assunto abordado. wink wink 😛
    Teremos os adopters de crypto a investir mais no Bitcoin por esta ser descentralizada e por isso mesmo mais livre e justa?
    Ou teremos um efeito de carneirada a adoptar a Libra por haver já uma base de utilizadores grandes da rede social que nada sabe sobre crypto e acha que como crypto é moda, também querem ser ricos com a ajuda do Mark?

    Cheers!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s