A importância do Budget – Road Map #2

Ah Orçamentos! Quem não gosta de um bom orçamento?!

Fazer umas continhas associadas a uma previsão hipotética de gastos… hmmmm…

Claro que é chato! Mas será que é uma atividade importante? Ou estou só a querer implicar convosco?

A semana passada falei-vos da importância de terem as vossas despesas controladas, os vossos gastos com rédea curta, as saídas dos vossos bolsos vistas ao microscópio! (…) Mas o Excel do artigo passado tem uma coluna para a previsão, para o vosso orçamento, para o budget.

Vou então explicar o porquê de ser importante fazer um orçamento. Há muitas pessoas que vivem bem sem este passo. Podem simplesmente olhar para o balanço e ver que o que estão a receber é maior do que gastam. Ok! Porreiro! Encantado da vida, my work here is done

Contudo e se quiserem acrescentar algo à vossa vida? Querem fazer uma viagem, precisam de fazer a revisão ao carro, vem aí o Natal e “têm” de comprar prendas (ou mesmo um aniversário da mãe, pai, do xuxuzinho?). Como tornar a vossa vida mais tranquila e sem surpresas financeiras?

Se responderam, “vou ver televisão” então não estão a prestar atenção ao mundo e pensam que o título do artigo é meramente decorativo.

Aos outros que responderam, “faz-se um orçamento”, parabéns! Estão comigo.

Exato, faz-se um orçamento! E de facto o melhor a fazer é um orçamento anual. Isto porque a nossa vida tem tendência a ser anualmente cíclica. Seja em tempo de escola, em que a nossa vida se repetia de Setembro a Setembro, seja em adultos, que se repete de Janeiro a Janeiro de uma forma geral (excepto professores, professores estou convosco). Por estas razões e tendo em conta que já não é a primeira vez que estão a fazer isto de viver um ano inteiro, todas as pessoas já sabem mais ou menos o que as espera todos os anos em termos de despesas fixas e, também muito importante, os ganhos! Em relação às despesas variáveis, já lá vamos. Será importante é experimentar fazer o vosso orçamento anual.

Dá trabalho?! Nem por isso…

É uma coisa que podem fazer em pouco tempo se tiverem focados para isso. Alinham os chakras e vamos a isso.

Portanto temos as despesas fixas que devemos conhecer como rendas, condomínios, escolas, ginásios, prestações, manutenção de carros, passes de transportes. Todas elas facilmente colocamos na sua categoria e temos a certeza dos valores que colocamos.

Temos também os nossos ganhos fixos. O nosso ordenado, que em principio é sempre o mesmo todo o ano e temos aquelas duas alturas do ano bem gostosas do recebimento do subsídio de férias e de Natal (para quem não recebe em duodécimos). Para quem tem um negócio próprio, deverá mesmo assim conseguir fazer uma previsão dos ganhos por mês e para estes casos fazer um orçamento é obrigatório!

Até aqui tudo bem. É constante, é calminho, é previsível, é confortável.

Agora temos de considerar as despesas variáveis. Exemplos disto são as contas da casa, a alimentação, os jantares fora, o combustível, a devolução/pagamento de IRS, férias, compras de roupa, etc… Estas despesas mesmo sendo variáveis, podem muito bem ser tidas como previsíveis. É aí que o trabalho que descrevi a semana passada faz sentido e brilha. Se durante uns quantos meses andarem a fazer um levantamento de todas as vossas despesas, irão saber com maior certeza o quanto de despesas variáveis é que têm todos os meses.

Outra vantagem de fazer orçamento é  terem a noção dos meses que gastam mais de ante-mão, permitindo, por exemplo, escolher o melhor mês para levar o carro ao mecânico, o melhor mês para comprar aquelas viagens com antecedência, etc!

E claro, qual o melhor mês para Poupar e Investir!

Pois é, fazer o vosso orçamento permite estarem cada vez mais bem preparados para conseguirem gerir o vosso dinheiro, aumentar o vosso foco no vosso dinheiro, criarem hábitos de poupança e Investirem, pouco ou muito, de forma faseada e regular e começarem a traçar o vosso caminho para a independência financeira.

Aproveito este último espaço para fazer publicidade ao Blog que está no Facebook também. Deixem um gosto na nossa página e deixem os vossos comentários, perguntas e sugestões! Espero ver-vos por lá e até para a semana!

Até lá,

Z

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s