Técnicas e Ideias para Poupar – Road Map #3

Mais uma semana, mais um passo para a independência financeira!

Desta feita vou-vos apresentar algumas ideias e técnicas que vos irão certamente ajudar a preparar a vossa carteira para o passo seguinte: Investir!

Para quem não sabe e quer saber, antes de se poder investir é necessário aforrar. Ou seja, é necessário poupar e juntar algum dinheiro. De facto, apesar de haver formas de fazer dinheiro com pouco ou nenhum inicialmente (de forma legal), estas requerem tempo, muito tempo do dia-a-dia não acessível ao normal dos cidadãos. Requer investigação e muita tentativa e erro. Poderei falar destas formas num futuro artigo.

Após este à parte, continuemos:

A poupança é a base do investimento!

É um pouco como construir a fundação de uma casa sólida e bem construída. É como utilizar um bom escadote para colher frutos de uma árvore mais alta onde os ditos são mais saborosos no topo. É como… Vocês percebem a ideia.

Ter hábitos ou técnicas de poupança irá fazer maravilhas pelo vosso futuro. Vão aprender a ser disciplinados, a reduzir despesas inúteis e a focar no que vos é essencial.

E ter estas softskills irão a longo prazo terem mais dinheiro e terem um maior apreço pelas coisas que realmente gostam e apreciam na vida (sai mais uma referência ao mindfullness?).

Ora bem, técnicas.

Pay yourself first! – Esta técnica baseia-se apenas no ato de assim que recebem o vosso, arduamente ganho, ordenado, tirem uma parte e ponham de lado. Podem esconder de baixo do colchão, podem por numa conta poupança, podem até por numa moldura cujo vidro diz “quebrar em caso de investimento”. Assim uma ideia bem engraçada para tornar o ato de poupar mais didáctico. O objectivo disto é terem à partida o dinheiro poupado e pouparem-se a tentações de gastar.

Poupança às fatias. – Esta ideia é uma variação da anterior, se assim quisermos, em que se define um valor fixo mensal, uma percentagem do vosso ordenado, para por de parte. A vantagem é que vão ver a vossa poupança a crescer de uma forma constante e regular.

Longe da vista, longe do coração. – Esta técnica tira todo o peso de pensar muito no assunto! Ótimo para os mais distraídos e preguiçosos com vontade de poupar. Criarem no vosso banco (através dos serviços de homebanking, etc.), uma transferência automática para uma conta poupança em vosso nome. Simples. Limpinho. Eficaz.

Método Pavlov. – Esta técnica é baptizada por mim em honra do grande fisiologista Ivan Pavlov! Esta consiste em utilizar aqueles momentos de impulsividade consumista de querer coisas de valor pequeno como cafezinhos no Starbucks ou aquela imperial na esplanada ou coisas de valor médio, aquela camisola, auscultadores, toalha de praia, etc., que nem precisam, e pouparem. Em vez de gastarem esse dinheiro, guardam num mealheiro (ou outro)! Simples e dá-vos uma reforço positivo (daí a ligação a Pavlov) ao ato de poupar. Na melhor das hipóteses esta técnica vai tornar-se viciante, na pior das hipóteses, ficam a saber de Ivan Pavlov foi um fisiologista.

Espera a poeira assentar. – Por ventura a mais fácil de testar ao inicio (mas a menos eficaz!) é esperar pelo fim do mês e o dinheiro que vos sobrar das vossas despesas todas, é metido de parte. Não torna a poupança muito grande, permite muitos deslizes, e tem resultados duvidosos, mas é uma opção. Veredicto: Não aconselho.

Pessoalmente acredito que as técnicas que antecipam a poupança aos gastos funcionam melhor. Que é como quem diz,

Se não tiveres dinheiro na mão, não o gastas!

Outras mais técnicas podem ser encontradas na internet, em videos no Youtube e em podcasts. No fim do dia é importante que poupem e que isso se torne um hábito saudável nas vossas vidas.

Espero que com este artigo possa ter inspirado a começar, ou continuar, a poupar e que estas ideias vos alimente o espírito e, quem sabe, possam partilhar aqui outras ideias que me tenham escapado e que não tenha abordado.

Então com isto tudo visto, onde está a parte do investimento?

Isso meus caros ficará para o próximo artigo!

Até lá,

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s