A escolha de W

Ora bem, desta feita iremos falar sobre W e as suas escolhas/opções. Sejam bem-vindos caríssimos e permitam-me guiar-vos um pouco pela minha linha de pensamento naquilo que ao nosso SMC diz respeito. X pediu a W no post sobre o seu ouro que fizesse um pouco de luz sobre o porquê de ter escolhido a Shanta Gold como uma opção viável para o SMC.

W acede ao pedido e ilumina…

Pois bem amiguinhos primeiramente devo confessar que a minha jornada pelo desfio SMC tem sido uma montanha russa de emoções e de resultados também. Para começar devo dizer que inicialmente isto parecia mesmo a rábula da lebre e da tartaruga. X partiu desde o primeiro dia fortíssimo com escolhas feitas, dinheiro em punho e uma atitude segura e assertiva! (Não lhe digam nada mas deixou W com alguma inveja por não ter possibilidade de começar também!)

tenor

W, por sua vez, saiu com bastante atraso tendo feito as suas escolhas já bem tarde e com X a reportar já nos seus balanços ganhos bastante bons. W tinha de intervir!!! Curiosamente com apenas duas opções feitas e algum dinheiro ainda de sobra para investir W e X aderiram aos Gold Stock Fortunes e aí muitas portas se abriram…

A Gold Stock Fortunes veio revolucionar o jogo!

Até à data tenho de vos confessar que estava um pouco decepcionado com as minhas escolhas. W escolhera o S&P500 e o Lloyds Bank para investir inicialmente e apenas perdia dinheiro, chegando mesmo a ter 30€ negativos! Foi então que a GSF (Gold Stock Fortunes) veio revolucionar o jogo por completo.

Aquando da subscrição do serviço o autor, Eoin Treacey, já disponibilizava duas opções de investimento, sendo uma delas a Shanta Gold. Depois de ler os artigos sobre ambas as opções W optou por pôr uma boa fatia do seu dinheiro do SMC nesta empresa. E aqui chegamos ao derradeiro tema do meu post de hoje.(Até agora tinha sido apenas um enquadramento.)

og

No artigo da GSF, W ficou bastante interessado nesta empresa por múltiplas razões, mas houve uma delas que sem dúvida foi a mais apelativa. Tal como disse X no seu artigo e muito bem esta empresa é muito conservadora. Nesse espírito os gestores da Shanta fizeram algo com que me pude identificar bastante que foi a redução do seu passivo, ou seja, as dívidas da empresa. Nos tempos conturbados em que vivemos hoje isto para mim é um sinal de mais gigantesco. Uma empresa de exploração mineira em que o seu foco é eliminar o seu passivo tornando o seu produto final mais lucrativo é, na minha opinião, uma jogada de mestre.

Como se isso não fosse suficiente, desta forma, a empresa detém mais poder económico para lidar com imprevistos como reparação de máquinas, possíveis multas e etc. Esta foi sem dúvida a minha linha de pensamento inicial e aquilo que mais me atraiu. Ainda assim esta empresa tinha algo guardado que apenas na análise feita por Eoin Treacey poderíamos descobrir e que também me prendeu um pouco a atenção.

tanzania-women

Shanta Gold é uma empresa que fica na Tanzania, país situado na África Oriental. Evidentemente W não escolheu a dita pela sua localização geográfica, mas sim pela sua preferência de operários. Pois é meus caros, a Shanta tem nada mais nada menos que 99% de trabalhadores tanzanianos. Não sei se para vocês isto diz alguma coisa mas a mim diz bastante. Uma empresa que aposta em (quase exclusivamente) pessoas do seu país tem duas coisas que me agradam.

Primeiro tem uma força diferente perante o seu governo, pois caso algo fosse acontecer  muitos autóctones iriam ficar sem emprego e sem meio de subsistência. E em segundo lugar, porque aposta no seu povo em vez de ir buscar mão de obra a outros países. Big thumbs up por estas escolhas Shanta!

Falando de algumas razões mais técnicas temos também o facto da empresa estar a explorar uma das suas minas principais, a New Lukia, mas ter também já um outro projecto chamado Singida. Ambas as minas têm uma previsão de 6 anos de duração sendo que a New Lukia já teria começado em 2014. Estes projectos estão totalmente financiados, já com sondagens feitas e provas dadas. Isto cheira a crescimento garantido…

content-sells

Como se estas razões não fossem suficientes o artigo da GSF especificava ainda que em 2010, 2011, duas vezes em 2012, 2016 e 2017 a empresa emitiu mais acções o que fez diluir o preço unitário. Estamos a falar de uma descida de 0.40£ em 2010 para umas estrondosamente apelativas 0.03£/acção. Ainda que W não tenha comprado ao preço mais favorável havia imensas previsões de melhora.

O autor de GSF publicou esta análise praticamente a meio de Março tendo W agindo apenas quase 3 meses depois, no início de Junho. Aquilo que é de salientar é que Eoin  publicou um preço de 0.053£/acção e W comprou por 0.065£. Sendo que o limite estipulado era de 0.07£ ainda fui a tempo……YEEEEEESSSS!!!!

Com todos estes sinais positivos não vamos pensar que isto era tudo um mar de rosas pois há sempre algo que vem fazer o contra-balanço. Como X referiu no seu post havia na altura algumas preocupações relativamente às exigências feitas pelo país, sendo elas que as empresas partilhassem mais dos seus lucros com o governo. Isto afectou as maiores empresas mineiras do país levando a que as mesmas tivessem enormes “dívidas” para saldar ao estado.

No entanto, a Shanta, não era uma das empresas envolvidas em tais zaragatas mas poderia ser afectada com o resultado dessas negociações. Até ver, parece tudo bem!

Em suma…

W decidiu tomar esta opção por todas as razões apresentadas em cima esperando que o melhor pudesse acontecer……assim foi! Estou absolutamente satisfeito com a minha escolha pois, já por umas 3 semanas que, a empresa tem um crescimento positivo na ordem dos 25%! Uns dias 30%, outros “apenas” 21% mas ainda assim bem acima daquilo que esperava ver no espaço de mês e meio.

Espero que vos tenha interessado a minha visão dos bastidores. Se for do interesse dos nossos leitores ainda tenho mais uma ou duas opções das quais poderia clarificar a minha linha de pensamento. Deixem os vossos comentários pois todo o feedback é bem-vindo.

Não se esqueçam também de passar pela nossa página do Facebook e deixar um like e, caso queiram, comentar também sobre os nossos artigos.

Até para a semana,

Mr.W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s