Como estamos de Ouro, oh X?! – Parte 2

gold-and-silver-coins

Caríssimos, espero que tenham gostado de artigo anterior (PARTE 1 LINK) e quem sabe, o mesmo vos tenha despertado o bichinho do ouro! Se sim, deixo-vos aqui uma breve analise a mais duas empresas sugeridas pela Gold Stock Fortunes: Newcrest Mining e Hochschild Mining. E uma pequena actualização do estado da nação.

A Newcrest Mining é o maior produtor de ouro Australiano e a mesma detém a mina com o custo de produção mais baixo ($147 por onça), e um dos custos de produção mais baixos da industria a cerca de $738. A generalidade das minas são na Australia, onde um investidor se pode sentir seguro. De bonus, a Newcrest Mining paga um modesto dividendo de cerca de 1%, mas que tem vindo a crescer nos últimos anos, e as previsões futuras são também para o seu aumento.Só pontos positivos, certo? Errado! Visto tanta coisa boa rodear a Newcrest Mining, o seu preço não pode ser baixo. Esta empresa na lista de ambições de X estava numa posição muito alta, mas X já perdeu o comboio! Eoin Treacy sugere o preço máximo a pagar por esta acção $20 (dólar Americano) ou A$27.50 (dólar Australiano). Ainda assim é algo a manter debaixo de olho!

A Hochschild Mining é uma empresa inglesa mineira com minas na America do Sul e America Central. A Hochschild Mining chamou logo a atenção de X devido ao facto de ser uma empresa mineira maioritariamente dedicada à prata, com custos de produção de cerca de $12 por onça, mas também dedicada (minoritariamente) ao ouro com um preço de produção ligeiramente a baixo dos $1000 por onça (normal na industria, mas brutalmente elevado face à Newcrest Mining). Segundo Eoin Treacy, a Hochschild Mining torna-se realmente interessante devido ao preço da mesma, que sofreu um grande tombo ao investir brutalmente no fecho de uma das suas minas, visto ser pouco rentável ao preço actual da prata. Como ponto positivo, temos o facto de que assim que o preço da prata suba, esta empresa poderá reabrir esta mina e aumentar brutalmente a produção (e obviamente a sua cotação em bolsa). Tudo certo, e de bonus, temos uns modestos, mas crescentes dividendos ligeiramente a baixo dos 2%. Eoin Treacy sugere o investimento na Hochschild Mining a abaixo de 190p por acção.

gold_20_year_silver

X decidiu investir na Hochschild Mining visto que o rácio entre o preço do ouro e da prata nunca esteve tão alto nos últimos 20 anos! Actualmente são necessárias cerca de 90 onças de prata para comprar uma onça de ouro (o preço da platina relativamente ao ouro também anda por mínimos históricos, daí a o interesse na Sibanye-Stillwater, exploradora de platina, de que vos falei no Como estamos de Ouro, oh X?! – Parte 1). Por outras palavras a prata (e a platina) está muito barata. Pelo menos em relação ao ouro. Como podemos ver pelo gráfico acima, a volatilidade é relativamente elevada, mas reparem no que se passou na crise de 2008 no gráfico acima: o preço do ouro disparou com a procura por activos mais seguros, mas passados 2-3 anos, em 2011, reparem no que se passou no gráfico a cima: o preço do ouro veio por ai a baixo. Isto pode parecer algo enganador, mas analizemos o gráfico a baixo.

gold price 20y

Se ao analisar o segundo gráfico vemos que o preço do ouro continuou a subir entre 2008 e 2011/12, atingindo eventualmente os seus máximos históricos. Portanto, podemos concluir que o que realmente se passou não foi a desvalorização do ouro, mas sim a ascensão meteórica da prata, como podemos ver no gráfico abaixo.

silver 20y Pois bem meus caros, é exactamente por isto que X espera! Aliando segurança da produção de ouro pela Hochschild Mining e dos dividendos que a mesma oferece, ao brutal potencial de valorização aquando da subida do preço da prata.

Será que isso vai mesmo acontecer X?!

Muito longe de ser um grande entendido na matéria, mas punha as minha mãos no fogo por isto.

Muito giro e tal, mas quando?

Pois é, meus caros. Essa é a pergunta cuja resposta vale 1 milhão de dólares! A aposta aqui é claramente de longo prazo, e para tal acontecer, possivelmente o ouro terá que superar os máximos históricos, pelo menos em relação ao dólar americano. Após isso acontecer creio que estaremos no máximo a 3 anos de uma escalada do preço da prata. Como podemos analisar pelo primeiro gráfico, após o rácio ouro/prata atingiu um máximo, o mesmo levou entre 1 e 3 anos atingir um mínimo. E o mínimo neste rácio tende a corresponder a um máximo no preço da prata.


Há duas semanas partilhei convosco o Balanço de Junho, onde tivemos bons ganhos face à recente performance do ouro. Entretanto desacelerou um pouco. Deixo vos aqui a performance actual dos investimentos (dourados) de X:

DWS Invest Gold & Precious Metals Equity – 35,29%

UBS ETF Gold (USD) A – 8% (posição fechada, ganhos com taxas pagas, mas sem impostos)

Polymetal International – 18.96%

Hochschild Mining PLC – 10.26%

Em média, ganhos de 20%, o que é óptimo! Esperemos que o nosso amiguinho dourado continue a surpreender pela positiva.

Em breve trarei novidades da Gold Stock Fortunes e esperemos que mais alguns investimentos.

Bons investimentos,

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s