Taxas, Taxas, malditas Taxas!!!

Pacman-eating-money-640x360

Meus caros, é com um enorme pesar que vos escrevo hoje. Um breve artigo que podiam muito bem ser considerado uma confissão de um nabo, ou mesmo um as dificuldades de ser um pequeno investidor. Falo-vos das malditas taxas, das aterrorizantes comissões e dos temidos impostos.

Como sabem, meus caros, nada neste mundo é de graça, evocando a velha máxima dos círculos económicos:

Não há almoços grátis!

E certamente que no mundo dos investimentos, a realidade não é diferente. Um investidor começa sempre em prejuízo, e as suas escolhas e convicções tem que ser o mais fortes e acertadas possível, se quisermos chegar ao ambicionado lucro.

X já sabia disto, o “sabichão”! X já havia lido imenso sobre isto, o “entendido”! Tudo muito giro e tal, mas quando as sentimos na pele é que realmente doí. E doí mais, muito mais quando os investimentos são pequenos, ou no caso de X: Nano-Mini-Micro investimentos.

Recentemente X alienou duas posições no SMC (das quais vos falarem em breve)e, e o choque veio especialmente de uma pequena posição de cerca de 150€ com ganhos de quase 15%, após comissões passou a ganhos de 8%. O investimento de facto é mínimo, mas uma talhada de quase 50% no lucro é um roubo. Um grande roubo para uma das mais baratas corredoras na Europa, a DeGiro.

Indignações à parte, a ideia a reter de facto é que mesmo com um broker low cost como a De Giro, um pequeno investidor é quase automaticamente impedido de realizar ganhos consideraveis. E mais ainda se considerar-mos a compra e venda de acções regularmente. E este “regularmente” para X foram 6 meses!

Portanto meus caros, evitem a compra e venda de acções regularmente, e apostem mais em investimentos um pouco mais elevado e especialmente, evitem o trading (compra e venda de acções no curto prazo) se não quiserem ver os vossos ganhos devorados por comissões!

Bons investimentos!

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Um pensamento em “Taxas, Taxas, malditas Taxas!!!”

  1. Tudo muito verdade de facto. Até nisto as escolhas têm de ser bem feitas. Estar informado das comissões (vide o preçário da DeGiro) e ter sempre em atenção que comissões são cobradas antes de abrir ou fechar uma posição. Isso tem que sempre entrar nas contas do “cut-loss” e do “take profit”. Fica o alerta neste curto e bom artigo e serve também de exemplo de aprendizagem. 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s