Mais uma review…

Com mais um livro lido aqui vem W fazer-nos mais uma review e dizer-nos o que pensa. Não que interesse a muita gente, mas pelo menos fica uma ideia sobre aquilo que vos espera caso se deparem com o livro e decidam lê-lo.

O livro intitula-se de “Crypto Revolution” de Sam Volkering e eis o que penso sobre isso…

Para começar quero dizer que estando nós a falar de algo bastante novo e recente, nomeadamente as cryptomoedas, todas as opiniões são viáveis e válidas. Tanto as do autor como as nossas….se bem que as dele deverão importar um pouco mais.

Neste livro, Dan, ilustra-nos de tudo um pouco no mundo das cryptomoedas, de onde vêm, como começaram, os percalços com que se depararam, as várias vertentes e qual o futuro mais provável que todo esse meio deverá seguir. Mas vamos começar pelo princípio…

cryto-king-book-mockup.png

Nos primeiros capítulos o autor mostra-nos toda a história das crypto, de como e o porquê de terem sido criadas. Apresenta uma investigação feita com muito rigor e uma descrição muito boa do propósito das Bitcoin. Para quem não sabe as Bitcoin foram as moedas que deram origem a todo este novo mundo. Quando Satoshi Nakamoto inventou as Bitcoin tinha como intuito criar um meio de transação entre pessoas que fosse absolutamente anónimo, descentralizado e que não deixasse rasto.

Temos de o admitir que a ideia é absolutamente genial! Sam, no seu livro, diz-nos o mesmo mas justificando muito bem o porquê de ter essa opinião com o passado, presente e (aquilo que pensa ser) o futuro.

O livro está muito bem escrito e muito bem contextualizado. Desde o início ao fim que fazemos uma grande viagem no mundo das Bitcoin, naquilo que poderá ser o futuro e de como as poderemos utilizar caso o sistema realmente pegue na nossa sociedade moderna.

Em jeito de curiosidade, fiquem sabendo que no Canadá já existe uma empresa que aceita o pagamento das contas da luz, gás e água em Bitcoin…Vocês sabiam disto? Eu não fazia ideia…E já houve até quem comprasse uma casa!

0*5SoYYiykgtF807LA

Voltando um pouco ao tema principal, gostaria de vos deixar aqui aquilo que achei os pontos melhores e os menos bons. E são eles:

Positivos:

Temos neste livro uma visão muito boa de todo o mundo das Bitcoin, de Ethereum e de tudo o que isso pode fazer na nossa sociedade. Conseguimos entender muito bem de onde vem, para onde (achamos que) vai e como pode devolver algum poder ao povo retirando a economia das decisões centralizadas de um (ou meia dúzia) de organismos.

Conseguimos perceber também os percalços pelos quais a Bitcoin já passou e como reagiu e até saiu mais forte que antes. Apesar de ainda lidar com alguma adversidade e controvérsia vemos que na realidade a Bitcoin já passou por alguns momentos maus mas conseguiu adaptar-se e sair airosamente!

Sam explica muito bem no que acha que devemos investir e em que plataformas o poderemos fazer. Vários websites são sugeridos, qual o caminho a tomar e até como nos proteger de eventuais ciberataques contra as nossas moedas. Este foi um dos pontos mais positivos na minha perspectiva.

Escrita simples, directa e com uma ordem de raciocínios muito explicita e bem colocada.

Negativos:

A meu ver, o autor é de um extremismo absoluto. Apesar de ser o seu livro e poder dizer aquilo que pensa, eu acho que ficava melhor se fosse um pouco mais imparcial. Certas passagens tornam-se um bocado enfadonhas de ler graças a esse exagero da visão do autor.

Cada um é livre de ter a sua opinião, mas dizer que a Bitcoin é maior invenção da história da humanidade é um pouco demais.

À parte disso, podemos também notar um grande falta de desenhos/gráficos ou mesmo esquemas que nos fizessem entender um pouco melhor todo o conteúdo que nos está a ser transmitido. Quando tratamos de questões financeiras e afins temos sempre acesso a gráficos do que aconteceu, ou mesmo as perspectivas do que pode vir a acontecer e aqui não é o caso.

Resumindo!

É um livro que vale a pena ler pois, quanto mais não seja, abre-nos os horizontes a todo um mundo que existe e que um dia poderá afectar-nos a todos. Segundo Sam, as Bitcoins serão a moeda do futuro pois os comerciantes começarão a transaccionar com ela, o poder da economia voltará para a mão do povo e irá existir uma sociedade um pouco menos desigual que agora em termos económicos.

Neste livro, Sam, diz-nos que esta é uma solução excelente para descentralizar o poder que os bancos e os políticos têm sobre a nossa sociedade devido à natureza descentralizada da moeda. Se por um lado eu gosto muito desta ideia por achar que os bancos são um conceito antigo e ultrapassado, por outro isto também me assusta porque ainda é território imensamente virgem e ninguém sabe quais os perigos que se pode encontrar aos virar da esquina.

A minha opinião depois do livro: Fiquei com uma ideia mais clara ainda que a Bitcoin foi uma ideia genial e que poderá, de facto, ter mais impacto na nossa sociedade que Satoshi Nakamoto alguma vez imaginou que tivesse. Penso que investir em Bitcoin seja uma decisão arriscada mas que se as coisas continuarem assim podemos estar numa altura excelente para aumentar o nosso poder de compra brutalmente no futuro.

No livro o autor diz-nos que a melhor abordagem será mesmo a de comprar e de manter as Bitcoin que comprámos porque se a moeda valorizar como ele pensa, um investimento modesto nesta altura poderá significar a compra de uma casa ou até mais num futuro relativamente próximo. Claro que para isso acontecer as Bitcoin teriam de subir brutalmente conforme Dan está a prever…

giphy.gif

Consegui com este livro perceber um pouco mais sobre este mundo das cryptomoedas e sobre aquilo que esta nova forma de moeda poderá significar no nosso mundo. Penso que realmente será algo imensamente importante na nossa sociedade e que marcará toda uma geração.

Se fiquei com mais vontade ainda de investir em Bitcoin? Absolutamente……..

Por agora é tudo. Não se esqueçam de nos deixar o vosso parecer ou pedir mais alguma informação sobre o livro na secção dos comentários aqui por baixo . Estarei ao vosso dispor para responder ao que for necessário.

Passem também na nossa página do Facebook onde podem encontrar os nossos artigos, o nosso Podcast #1 e mostrando o vosso apoio dando um like e compartilhando a página. Podem também ouvir o nosso Podcast através do nosso canal de Youtube.

Encontramo-nos cá para a semana para mais um balanço, e até lá um grande bem haja e bons investimentos.

Mr. W

Um pensamento em “Mais uma review…”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s