O comentário que virou post…

Pois bem X, pediste dos teus amigos W e Z um comentário ao teu artigo mas no meu caso existe um pouco mais a dizer sobre isto. Como tal optei por fazer um post visto que essa tua pergunta também me tem afetado bastante. Neste caso de uma forma boa….

Senão vejamos…

Como todos nós sabemos e bem tanto eu como X estamos envolvidos numa disputa entre cavalheiros no nosso Stock Market Challenge e estamos maioritariamente investidos em empresas mineiras. Empresas essas que são responsáveis pela extracção e exploracção de minério mas principalmente o ouro. Como todos nós já sabemos por esta altura o ouro é um investimento de refúgio para quando a economia vem por aí abaixo.

Se formos ver e comparar os balanços de X e W podemos claramente notar um crescimento mais do que acentuado no preço dessas mesmas empresas. Maior valor de empresas exploradoras de ouro significa maior procura. Maior procura implica maior procura pelo tão precioso metal amarelo e isso é um indicativo bastante bom do estado de espírito dos mercados e das pessoas comuns como eu e voçês.

investing-in-gold1

Ok, eu entendo que alguns de voçês até possam achar que o ouro é um investimento mau ou medíocre mas a realidade é que sempre foi um refúgio para quando as coisas não estão com muito boa cara e é disso que estamos a falar neste momento. Se bem que as minhas acções e as de X neste momento desafiam essa teoria, não é X?!

Em todo o caso este era apenas o primeiro ponto daquilo que queria abordar sobre este tópico. O segundo é sobre o mercado imobiliário em Portugal (quiçá na Europa) estar a abrandar a olhos vistos!

W obviamente não está em Portugal para verificar por si próprio mas com familiares na área e com o feedback de algumas agências imobiliárias é claro que a compra desenfreada de casa a preços astronómicos abrandou imenso desde o ano passado. Apesar das taxas de juro estarem realmente cada vez mais baixas como X referiu no seu post, as pessoas não parecem estar tão dispostas a pagar por uma casa. Mais um sinal….

ItsAFact.gif

O terceiro e último ponto será o facto de haver cada vez mais tensão entre países, guerras comerciais e etc. Estamos perante uma altura muito conturbada onde tudo está com os nervos há flor da pele. Temos países como a Inglaterra a querer distanciar-se da União Europeia, países como a Suíça a serem “banidos” do mercado accionista europeu…..e isto é apenas a Europa!

Como todos sabemos as coisas entre os Estados Unidos e o resto do mundo também não anda lá muito famoso. O super presidente Donald Trump decidiu meter sanções e abrir guerra com tudo aquilo que mexe………e até com alguns que se faziam de mortos tipo gambá!

giphy

Estas guerras comerciais servem apenas para instigar o medo nas pessoas e no mundo em geral e nesse aspecto Trump tem sido um mestre na minha modesta opinião. Ainda assim, e independentemente da minha opinião, tudo isto ajuda imenso a criar medo nas pessoas e nos investidores.

Com todos estes factores a meterem medo ao comum dos mortais as pessoas pensam duas vezes sobre investir, comprar ou sequer sairem da cama a não ser para trabalhar e ganhar o seu “pão” de cada dia. Manos segurança no povo, menos comprar, menos economia a girar, menos confiança por parte dos investidores, menos…..menos…..menos……penso que dá para perceber certo?!

Aqui fica a minha visão sobre esse assunto X, e para quem nos acompanha também espero que tenha sido uma boa oportunidade de ver em que estado as coisas estão. Z tem toda a razão quando diz que viver abaixo das nossas possibilidades é um dos melhores caminhos para o êxito financeiro!

Pensem um pouco sobre isto e digam-nos a vossa opinião. Lembrem-se, o vosso feedback é a nossa motivação!

Um grande bem-haja e até para a semana,

Mr.W

Um pensamento em “O comentário que virou post…”

  1. Tudo certo meu caro! Mas será que (cá em Portugal) as pessoas começam a não querem comprar casa porque estão a ficar muito caras e quem tem casa à venda pensa que vai ganhar a lotaria? A procura de facto está a abrandar (não a diminuir) tanto que temos os bancos a procurar mais clientes. Desta feita a aliciar pessoas com 50+ anos de idade com spots publicitários na rádio. Guardai o vosso dinheiro senhores! para o ano é tempo de comprar! 😛

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s