Caríssimos, a semana passada, X deixou uma pergunta no ar: Estará a maior crise de sempre prestes a rebentar?
Pergunta feita, agora está na hora de X responder!
Antes de avançar, queria pedir desculpa por este artigo não ter saído a semana passada, mas de facto não me foi possível.
Atrasado, mas aqui está ele:
Estará a maior crise de sempre prestes a rebentar?
Resposta curta:
Não sei!
Arriscaria mesmo dizer que ninguém sabe! Não existem bolas de cristal, e fazer o timing perfeito ao mercado, não crio que indicado. Gostaria de vos deixar primeiramente uma frase do famoso economista John Maynard Keynes: Os mercados podem manter-se irracionais durante mais tempo do que tu te podes manter líquido.
E uma do escritor Nick Murray: Fazer o timing ao mercado é para os tontos, o tempo no mercado é a tua grande vantagem.
Perdoem-me as traduções, se imprecisas, mas creio que as ideia importante passa: é muitíssimo arriscado tentar fazer o timing aos mercados.
De maneira a que não o recomendo a ninguém!
Dito isto, tal como mencionado no mer artigo anterior, uma panóplia de indicadores apontam na direcção de que os mercados como os conhecemos estão a mudar. Agora se nos vamos tornar num Japão com taxas de crescimento anémicas durante dezenas de anos e uma inflação brutal a nível de activos (todavia, não ao nível de consumo) com todos os pros e contras implícitos; ou se os níveis brutais de divida, mesmo com juros baixíssimos/negativos (que inflacionam os activos) se irão tornar incomportáveis para o mercado e o farão desmoronar, causando aí sim uma crise global? Não sei.
O que sei é que é importantíssimo estar prevenido para qualquer eventualideide (private joke) eventualidade. Para tal é crucial um plano! O de X passa por investir em todo o mundo, em todos os tipos de activos, filosofia adoptada após a leitura do How to Own the World de Andrew Craig, livro que recomendo vivamente! Seja o que acontecer no mundo, creio ser importante pôr o medo de lado e seguir o plano traçado. Nunca ninguém fez dinheiro a vender activos em momentos de pânico!
Se não têm um plano, tratem de perder algum tempo para arranjar um!
Dito isto, creio não ser a melhor abordagem ignorar o que se passa no mundo e investir cegamente seja no que for. Creio ser importante e até divertido der uma parte do nosso portfolio pronta para acarretar algum risco extra em busca de maiores ganhos (e possíveis perdas). Para tal, creio que os melhores veículos de momento, com os mercados em risco de desabarem, serão activos não financeiros são os melhores veículos para tal. Ocorrem me dois: Metais precisos e Crypto.
Eu creio que todos deviam investir em ambos como parte do vosso portfolio em menor o maior quantidade, consoante o vosso sentimento em relação ao mercado.
Abordarei os Metais Preciosos e as Crypto Moedas em breve.
Até lá,
Bons investimentos,
X
É uma boa visão e um post responsável! Além das hipóteses de refúgio que indicas tens mais, como bonds. Mas se é para tirar algum ensinamento disto será a mentalidade de não fazer “panic sell” é assim que se desgraça uma pequena fortuna. I know! #beenThereDoneThat em 2008.
GostarGostar