As dificuldades que sentimos…

Gostava de vos dizer amigos que este foi um post fácil de escrever mas a realidade é bem diferente. Desde a semana passada que me tenho batido com o clássico problema de tempo, como referi no post anterior, mas também com aquilo que iria escrever esta semana.

A verdade é que a dificuldade em escrver o meu post está em tudo relacionado com alguns problemas no mundo financeiro. Vou-vos dizer como…

“Só nos lembramos dos problemas quando nos batem à porta!”

Esta foi uma das citações que memorizei com mais facilidade até hoje. Comportamento típico de “zé portuga” de deixar tudo para a última e lidar com as coisas na altura em que elas aparecem. Em vez de olhar para a frente e ver o objactivo final e tomar providências, deixa-mos tudo para a última e depois logo se vê….Foi o meu problema com o post de hoje.

 

Depois de uma semana para ler, reflectir e organizar ideias sobre o que poderia escrever e como o iria fazer deixei para a última, e em cima da hora estava o cursor a piscar e dizia no canto inferior direito “zero palavras“.

E perguntam voçês: “W, que tem isso a ver com economia ou até com investimentos?”

tenor (1)

Pois é, este nosso amigos de óculos disse-o melhor que eu….BASTANTE!

 

Especialmente naquilo que a investimentos diz respeito, o planeamento é das coisas mais importantes que temos na vida. Senão pensem, acham que alguém até hoje enriqueceu consistentemente ao longo dos anos só resolver as coisas na hora? Absolutamente o oposto meus caros leitores!

Como já vos falei mais do que uma vez aqui, costumo acompanhar o trabalho e as palestras de um ourador que diz e muito bem:

“Information changes situation”

 

A informação muda de facto a situação. Com a devida preparação podemos começar a ver o nosso objectivo final com muito mais clareza e muito mais rapidamente. Se deixar-mos as coisas irem acontecerem e não estivermos preparados para esse evento, as probabilidades jogam de facto contra nós. Para alguém que busca a independência financeira o trabalho de pesquisa e preparção são cruciais. Arriscaria até a chamar-lhes vitais.

 

Quando lidamos com mercados, soluções de investimentos, metais preciosos entre outras coisas, estamos na realidade a lidar com coisas que mudam a cada minuto. Isso, para alguém que age de forma reactiva e não proactiva, é a receita para o falhanço. Se não estiver sintoniazado sobre as guerras comerciais entre os USA e a China, sobre a subida/descida das taxas de juro, sobre a valorizam do ouro e do estado geral da economia posso acordar um dia e aperceber-me que todo o trabalho que tive para trás foi em vão. E não só não valeu de nada, como posso muito bem ter até perdido o montante que tanto me custou a poupar para esse investimento.

 

Se temos um objectivo em mente, bem definido e com metas a atingir temos de conseguir planear o nosso percurso para podermos atacar ou ripostar na altura certa. O mundo dos investimentos é sem sombra de dúvida uma luta constante que exige imenso da nossa atenção, mas se soubermos jogar as nossas cartas iremos ter um futuro muito risonho à nossa frente. Mas para tal temos de estar PREPARADOS para o que der e vier…

CrVMqwBUsAAzAF8.jpg

Com isto caríssimos leitores quero apenas fazer uma chamada de atenção a mim próprio e partilhar com todos os que nos acompanham que nem sempre as coisas são facilidades e que, naquilo a que investimentos diz respeito, muito menos. Estamos na luta por uma vida boa e desafogada mas como em qualquer luta temos de estar sempre preparados para o que o inimigo nos tem para atirar.

Serve um pouco de desabafo e de mea culpa mas espero que para alguns de voçês também estas palavras façam sentido. Se assim for, não tenham problemas em nos dizer pois este blog serve também de apoio a quem quer ter a sua liberdade e não sabe como ou tem alguma dificuldade em fazê-lo.

Com isto me despeço, e mais uma vez vos digo, não se esqueçam de nos deixar umas palavras na secção de comentários porque o vosso feedback é a nossa motivação.

Um grande bem haja,

Mr.W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s