Balanço do Mês – Setembro

Como estamos, ou pelo menos W está, em período de férias este artigo saiu apenas hoje em vez da tradicional segunda-feira. Mas nada temam, W não se esqueceu e muito menos suprimiu o tão importante artigo do balanço. Encarem apenas como uma pedrinha de sal para dar um pouco de “cor há coisa”.

Como será que correu o mês de Setembro a W? Eu penso que foi um mês muito normal, sem grandes sobressaltos mas principalmente sem grandes dívidas. Setembro trouxe-me dois novos investimentos um deles pouco animador e o outro espero eu muito promissor.

Vamos então a contas e vamos ver se este mês foi ou não positivo.

OURO

gold soverign

Numa altura em que se fala em potenciais crises, Brexit e outras coisas que tais o amigo amarelo continua na sua ascenção fazendo-me rir de contentamento. Não foi adquirida mais nenhuma quantidade de ouro mas a que tenho continua a valorizar e espero que assim continue até que me decida vendê-la. Vamos aguardar ansiosamente pelo desfecho desta história. Continuem sintonizados que eu mantenho-vos ao corrente…

LEGO

149232-parenting-news-ucs-lego-star-wars-imperial-star-destroyer-is-very-big-and-very-grey-image1-nsbzhvmflt

 

Pois bem, aqui temos a nossa nova categoria. “Lego” será a categoria que possivelmente irei mencionar apenas uma vez e nada mais a não ser que haja alguma alteração significativa. Este mês como todos sabem pelo meu post sobre isso, adicionei ao meu lote de investimentos um colecionável Lego assinado pelo designer. Segundo fontes perto de mim este será um dos artigos que no prazo de 3 anos (?) deverá ter subido de valor na ordem dos 100 ou mesmo os 200%. Se os especialistas estiverem certos este será um dos investimentos mais rentáveis que tenho. Caso isso não se verifique terei uma peça gigante de lego que posso montar todo deliciado que um miúdo de 10 anos outra vez. Veremos…..mas estou super curioso!

RAIZE

raize

Amiguinhos, W não sabe bem o que fazer. O mês de Setembro até foi preenchido com alguns empréstimos, mais precisamente 3, mas as taxas já não são aquilo que eram antes. Prefazendo um total de 27,55€ e uma taxa média de 5,26% isto ainda assim são bons valores para quem quer aplicar algum dinheiro sem se chatear muito. Em contrapartida temos uma falência e uma amortização antecipada que são factores a ter em conta.

Na minha opinião isto está longe de ser um resultado negativo mas também não é, de forma alguma, o sonho de qualquer um. Por agora a dúvida permanece sobre o reforço da posição ou não mas uma coisa é certa, continua a ser bem mais rentável que constituir um depósito a prazo e receber uns estrondosos 0,005% sobre o nosso dinheiro.

BHW

bhw-553973

Penso que esta categoria irá ser abolida. Com a mudança de alguns planos na vida pessoal de W este investimento irá deixar de fazer grande sentido. A taxa são (outra vez) uns estrondosos 0,0025% e esse dinheiro pode ser muito mais bem aplicado. Por agora mantém-se a categoria mas penso que estará para breve a sua extinção.

ACÇÕES

dims

Mas que grande tombo que as minhas acções deram desde o mês passado caríssimos. De uns espantosos e absolutamente brilhantes +/-23% deparo-me agora com “apenas” 5%. Ainda não entendi bem tamanha desvalorização visto que o ouro continua a dar-se bem e a subir mas por alguma razão as empresas que tinham mais de 20% de valorização contam agora com valores negativos!

Esta poderia ser uma boa oportunidade para comprar mais acções dessas mesmas empresas se a fé na estratégia se mantiver e assim alavancar ainda mais os ganhos finais. Visto que este investimento é para ser tido em conta num espaço de 10 anos quem sabe não irei usar o montante que tenho aplicado na categoria anterior para reforçar algumas destas posições.

Ainda assim uma pequena grande desilusão com a performance destes pequeninos este mês! Adiante….

PPRAR

BancoInvest_723x456_1

 

Muito serena esta categoria. Com entregas mensais fielmente depositadas nesta rede de segurança podemos verificar aqui uma taxa de 6,4%. Ainda que um pouco aquém daquilo que teria sido proposto aquando da constituição do depósito, eu fico bastante contente de ver este valores na faixa verde da escala. Até há bem pouco tempo tinha apenas valores negativos e isso não me estava a agradar bastante. Penso que o timming de entrada neste mercado não foi o melhor da minha parte mas ainda assim ter um PPR a render mais que 6% deixa-me bastante contente. Espero que se mantenha assim durante muitos e bons anos…..

CONHECIMENTO

used-books-store-2

 

Como vos referi no meu post anterior, tenciono mudar radicalmente a minha rotina para que consiga ler mais e aprender também o mais possível. Já fiz a aquisição de um livro em formato digital sobre uma estratégia que me parece bastante promissora pelas linhas gerais que me foram apresentadas. Irei também adquirir um audiobook do mesmo autor para que possa fazer “a leitura” do mesmo a caminho do trabalho e a caminho de casa ao final do dia. Esta categoria foi esquecida por W durante tempo demais e já sinto as repercussões disso. Vamos mudar W, o teu sucesso financeiro pode depender disso!

PI

pi1-748cccc3a0328c5b7542c454d9260fddf4e9069affb2b54da0fef4b498386ea9

Optei por adicionar esta categoria visto que esta é de facto uma cryptomoeda e devido também ao facto de ter chegado este mês aos 550 MIL utilizadores! Tendo em conta que já tenho mais de 3.000 PI’s penso que existe aqui uma forte possibilidade de vir a ganhar algum dinheiro. Dinheiro que se pode considerar que seja de borla pois “minning” custa apenas o carregar do telemóvel. Estou super curioso com o desfecho desta frente…..

CASH

giphy (1)

Esta categoria está bastante sólida e estável. Continuo a conseguir poupar cerca de 33% do meu ordenado por mês mas continuo a pensar em maneiras de aumentar este número. Se o conseguir fazer é uma boa vitória sem dúvida. Pouco mais existe a dizer sobre este tema……

Temo que seja tudo por agora adorados leitores. Espero que a minha história de vida e exemplos vos sejam úteis e inspiradores. Caso haja algo que gostassem que eu tivesse referido, por favor, não hesitem em escrever na nossa secção de comentários ou na nossa página do Facebook. Lembrem-se que o vosso feedback é a nossa motivação!

Até mais,

Mr. W

Um pensamento em “Balanço do Mês – Setembro”

  1. Viva! Acho que já tivemos esta discussão, mas as amortizações antecipadas na Raize são coisas boas! Ficas líquido, e pagam-te IMEDIATAMENTE 20% dos juros que deverias receber ao longo do restante período do empréstimo. Para mim isto é positivo. Quanto aos outros assuntos, creio que stressar com a baixa de bolsa não é solução, a não ser que estejas a fazer swing trade. Mas, como dizes que é a 10 anos, não olhes para estas quedas como mau preságio. O mercado está a abanar e devemos escolher bem os nossos “cavalos” para o tempo de tempestade que teima em aparecer. 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s