Diversificação VS Concentração

download

Caríssimos, recentemente Z com W e X que devido ao tempo limitado que tem, que se iria focar essencialmente no mercado accionista a fundo e deixar de parte (pelo menos por agora) por exemplo o Ouro e as Crypto Moedas. Tudo certo tudo legitimo e cada um tem a sua abordagem, de maneira a que não há certos nem errados, mas esta abordagem (algo diferente da minha) levou me a pensar um pouco mais sobre o assunto. E é sobre isto que vos queria escrever hoje.

Diversificação ou Concentração?

Assim que esta questão surge, a primeira coisa que me vem à cabeça são as palavras da minha professora de Economia no meu primeiro ano de Faculdade, citando o economista Cesar das Neves: “em economia não há almoços grátis”. Frase até então desconhecida para mim, mas que hoje em dia é quase um clássico das leituras diárias. Nestas mesmas leituras diárias surge uma alteração da mesma para “o único almoço grátis em investimentos é a diversificação”. Este facto é bastante aceite entre os investidores no longo prazo. No curto prazo a historia muitas vezes é outra.

Este “almoço” grátis deve-se ao facto de através da diversificação do portfolio de investimentos, se conseguir ter uma performance semelhante a um portfolio mais concentrado, mas com um menor nível de risco. Desta forma creio que seja importante, numa perspectiva de longo prazo, investir de forma diversificada. Por activos e também por região. Não me canso de partilhar e publicitar mas temos esta abordagem compactada num num ETF do Plain English Finance com o ticker VTGMAAG. Se quiserem saber um pouco mais sobre esta abordagem, visitem este artigo.

Se a aposta for em fazer um timming ao mercado e aproveitar alguma ineficiência do mercado no curto/médio prazo, um investimento mais concentrado obviamente que fará muito mais sentido. Mas isto é matéria para entendidos, ou para quem tem mais tempo para o fazer. Por exemplo X e W têm investido fortemente em Ouro, porque acreditamos que o mesmo está subvalorizado. Se quiseres saber um pouco mais sobre como investir em ouro, recentemente escrevi um artigo sobre o mesmo.

Gostaria de mencionar a importância do Ouro em qualquer portfolio, na medida de ser um activo de refugio, ou seja, quando tudo o resto corre mal e perde valor, o ouro tem tendência a subir. Por outro lado, se o mercado accionista está em ascensão e a pagar dividendos e a economia está saudável, o ouro terá tendência a desvalorizar. Ainda assim creio que vale a pena pagar o preço (devido ao facto do ouro não pagar dividendos, e eventualmente termos despesas com a guarda do mesmo) desta “apólice de seguro” para amparar a queda do nosso portfolio em caso de queda/pânico nos mercados. Eu arriscaria avançar o numero 10% (do portfolio de um investidor) como um valor razoável de alocação reservado ao ouro. Actualmente X investe em ouro tanto para fazer subir a percentagem do seu portfolio dedicada ao mesmo, mas também para beneficiar do facto de crer que o seu preço esteja relativamente baixo, face aos restantes mercado. Só futuro dirá se esta será uma boa aposta.

Por fim gostaria de vos falar brevemente sobre as Crypto Moedas em geral (DISCLAIMER: as quais só me têm feito perder dinheiro), que são conhecidas pela sua feroz volatilidade. Esta classe de activos pode também ser vista como um activo de refugio (se bem que devido à sua tenra idade e concentração, mais estudos tem que ser feitos para comprovar a sua relação com os restantes mercados). Todavia, gostaria de realçar o facto do futuro dever passar por esta nova classe de activos (leia-se, nova tecnologia) devido ao facto da mesma trazer soluções para diversos problemas que temos, desde altas comissões bancarias, desintermediação, aumento de produtividade em cadeias de logistica, privacidade, etc, etc etc… E não me cansaria de por aqui mais “etc’s”, devido à enorme quantidade de inovações que esta tecnologia nos pode trazer. Devemos ter em conta que existem milhares de crypto moedas, algumas com projectos mais validos que outras e algumas com esquemas manhosos para tirar partido dos seus utilizadores, podendo mesmo ser consideradas fraudulentas – as crypto moedas não são regulamentadas, o que abre a porta a muito mais abusos, fraudes e manipulações do que em qualquer outro mercado regularizado. Pesando os pros e os contras das cryptos em geral, creio que há muito dinheiro a ser feito, devido à importância que as mesmas terão no futuro. A questão que se coloca é: “em que crypto investir?” A resposta é mais complexa, ou mesmo impossível! De modo a que um investimento diversificado entre projectos sérios, com créditos firmados, creio ser o ideal.

Conclusão de X

Como investidores amadores, certamente não temos tempo para dedicar a todas as areas e alguma concentração/especialização em uma das areas provavelmente será benéfica, ainda assim creio que seja importante seguir todos os pontos a cima, ou pelo menos o ponto 1 e 3 da minha conclusão como base de um portfolio, e ir acrescentando algo mais em algum tipo de investimento em que tenhamos mais conhecimento.

Concluindo e concentrando tudo em apenas 3 pontos 2 pontos:

  1. Na minha opinião um portfolio deve ter uma base (a sua maioria) investida diversificadamente, idealmente com investimentos regulares com mira ao longo prazo
  2. Todavia creio que para quem tenha o conhecimento e a coragem para tentar beneficiar das ineficiências pontuais do mercado, o deve fazer com uma porção mais pequena do seu portfolio
  3. Adicionalmente, creio que um investimento em ouro, como “seguro”, na casa dos 10% do portfolio de um investidor seja importante

Se quiserem saltar o ponto 2 é totalmente legitimo e irá reduzir bastante a volatilidade do vosso portfolio.

Creio ser tudo por hoje. Bons Investimentos,

X

 


P.S. Iniciei este artigo mencionando o comentário de Z, sobre concentração de activos no mercado de acções, mas o mesmo tem a ambição de diversificação por sectores e até por propriedades através dos REITs tal como podem ver no seu ultimo artigo.

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s