Segurança ou plano A?

Na semana passada falei-vos de um tema que penso ser muito importante que era o meu foco numa nova forma de investimento, contudo hoje venho venho trazer-vos uma dúvida. Não necessariamente relacionada com o mesmo tema mas que tem andado a pairar no meu pensamento.

Tendo em conta uma eminente mudança de planos na vida de W, fui mentalmente transportado para uma passagem do nosso tão adorado livro “How to own the world”. Quando li esse maravilhoso livro o autor, Andrew Craig, disse algo que me ficou na memória e que não consigo esquecer e que cada vez mais me fica a roer o juizo……

Pois é, W teve há pouco tempo a oportunidade de tomar uma decisão que vai alterar bastante a minha vida em muitos aspectos. Não revelo aqui grandes detalhes mas fiquem apenas com a ideia de que nessa nova etapa tenho a possibilidade de criar um negócio próprio e quem sabe até a tão desejada independência financeira. E até é que encontramos o busilis da questão! Dentro do livro de Andrew Craig encontrava-se uma frase que muita gente defende mas que custa um pouco a implementar. Foi a seguinte:

 

“Se estiverem a contemplar a verdadeira independência financeira ter algo como um PPR não faz qualquer sentido!”

Não eram estas as palavras exatas mas acho que andava lá muito perto. O que o autor queria dizer era que quem tem o verdadeiro objectivo de alcançar o objectivo de se tornar financeiramente independente não pode ver uma parte dos seus recursos mensais ser desviado para algo que nem sequer fará sentido. Senão vejamos……

A definição de independência financeira é mesmo o de termos uma fonte de rendimento passiva alta o suficiente para superar as nossas despesas. Seja através de acções, dividendos, obrigações ou o que seja, o importante é mesmo ter um rendimento passivo mais alto. Rendimento passivo é aquele que não provém de trabalho propriamente dito mas que está sempre a cair na nossa conta ainda assim. Um ótimo exemplo disse é se comprarmos uma casa e depois arrendá-la por um valor maior do que aquilo que ela nos custa ao banco todos os meses. Nessa diferença obtemos um rendimento passivo…..não é X?!😉

Com tudo isto em mente vamos aqui fazer a prova dos nove! W encontra-se num ponto em que tem alguns projectos, investimentos e também despesas entre mãos. Sem dúvida que no meio disto tudo o da independência financeira é uma das prioritárias. Mas isto traz-me um enorme debate moral….Visto que envio todos os meses 10% do meu ordenado líquido para um PPR será que não me estou a condicionar? Será que devo parar de reforçar essa posição e guardar esses recursos para os aplicar na minha liberdade?

giphy (5)

A verdade é que não sei ao certo o que fazer e daí ter surgido este post. Tenho pensado bastante nisso nos últimos tempos e este mês até faltei há religiosa transferência mensal dos ditos 10%. Se por um lado eu adorava seguir o que Andrew Craig diz, por outro sempre fui educado a pensar no futuro e a ter sempre uma rede de segurança. Uma das “vozes” diz por experiência própria “nunca te deixes apanhar de pé atrás”, mas a outra diz-me por ensinamentos “não tenhas um plano B porque te distrai do plano A”.

Que devo eu fazer amigos? Arrisco e empenho-me a 100% nesta mudança ou continuo suavemente a construir a minha rede de segurança? Sintam-se à vontade para me mandar as vossas sugestões e opiniões na secção de comentários aqui por baixo. Se preferirem podem passar na nossa página do Facebook e deixar um like e um comentário sobre este mesmo assunto. Estamos aqui para aprender todos juntos e o WXZ Invest não é excepção.

Um grande bem-haja,

Mr. W

Um pensamento em “Segurança ou plano A?”

  1. Pois é! Não é fácil gerir o progresso quando este pode ser feito de diversas e antagónicas maneiras. De uma forma geral diria para fazeres o percurso que entendes e percebes.. Porque se vais arriscar tudo, ou se vais continuar a ser disciplinado no grão a grão, ultimamente vais ter de estar confiante ao fazê-lo.. De uma forma pessoal, eu diria que tens de tentar! E ao tentar vais aprender imenso, e se falhares ao menos aprendes com o falhanço e a proxima vez vai ser melhor!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s