A magia do imobiliário!

Como estão amiguinhos?! Pois bem, W (eu) vem trazer-vos o tema que anda a pairar na sua cabeça há já algum tempo, o imobiliário. Falei um pouco disto a semana passada mas neste post gostava de mos levantar um pouco mais do véu para que possam entender o que paira na minha massa cinzenta. W pretende atingir a independência financeira através do ramo imobiliário, mas como?!

 

Real-Estate-Investment.jpg

 

Primeiro que nada gostaria de vos clarificar o porquê de achar o ramo imobiliário  uma excelente via para alcançar esta tão ambicionada meta. Li nesta semana que passou um micro artigo de Robert Kiyosaki em que ele explicava muito bem aquilo que eu já tinha em mente. O artigo foi o seguinte:

 

I invest in real estate for four different reasons:

 

  1. Cash flow on operations. When you own a property and rent it out, you do so in a way that produces cash flow. This can certainly vary, but for today’s conversation, let’s say you generate 3-10% return in this area. That’s nice, but only a small part of the opportunity.

 

  1. Amortization. When your tenant pays you rent…they are paying not only the interest, but they are also paying down the principle of the loan. This paydown is actually profit to you – in addition to the cash flow. This can be a 10-20% return or more.

 

  1. Depreciation. Some call this the “phantom return” because there is no actual cash payment. As an investor you typically can deduct depreciation from your taxable income and this savings can be another 5-10% return on your investment.

 

  1. Appreciation. I don’t recommend that you invest solely for appreciation – but I do “appreciate” my appreciation! In fact, relatively small increases in value, when added to the returns from the first three profit centers can add another 5-10% return on your investment.

 

Check my math here. If you add all these up, your return can be 23-50%.

 

There are times in real estate when things don’t go that well, but there are times when it goes even better.

 

The best news?

 

These types of returns are achievable by anyone as long as you get the financial education you need.

Para que se possa ter uma ideia resumida do que este senhor diz, no imobiliário comprando uma casa e arrendando-a a alguém teremos um lucro de 3 a 10%sobre o valor que pagamos ao banco. Daqui surge um pouco que “cash flow” que é precisamente aquilo que procuramos.

Seguidamente teremos o lucro de quando vender-mos a casa que foi a renda pága pelo arrendatário. Confesso que nunca tinha pensado neste ponto mas é uma excelente vantagem. Mais 10 a 20% de lucro!

Em terceiro lugar temos a “depreciação”  do vosso imóvel. Aquilo que Robert fala é na perspectiva de investidor e quando assim é deduções podem ser feitas na vossa ficha de impostos.

Por último mas não menos importante temos o aumento ligeiro das rendas (e na minha opinião) a valorização que a casa possa ter.

 

Isto tudo sumado amigos estaríamos a falar de uma taxa de retorno entre 23 a 50%!

 

LikelyMilkyDanishswedishfarmdog-size_restricted.gif

 

Claro que um pouco disto é “conversa de vendedor” mas penso que há imensos pontos importantes a reter neste curto texto.

 

Vou ainda assim deixar-vos a marinar um pouco sobre este assunto enquanto vos digo concretamente como pretendo lá chegar. Em primeiro lugar tenciono adquirir uma casa no país em que me encontro (Luxemburgo) o mais brevemente possível. Não gosto de pagar uma renda de uma casa que não me pertence por tudo aquilo que referi em cima. Enquanto estiver a pagar uma renda estão outras pessoas a fazer tudo aquilo que Robert referiu e esse é o MEU objectivo. Não posso continuar a contribuir para que outro chegue primeiro à mesma meta que eu.

 

Não só por isto, mas também porque neste país comprar uma casa é algo bastante fácil e lucrativo ao mesmo tempo. Para começar, e na minha opinião a maior vantagem de todas, não existe necessidade para uma entrada inicial. Podemos pedir o dinheiro todo ao banco que teremos apenas de pagar as despesas normais da escritura e seguros.

Como se isto não fosse o suficiente, o Luxemburgo é um país com cada vez mais habitantes, com muita gente a imigrar para cá e muita desta gente precisa de casa. Ora, a procura obriga a oferta que neste momento é “relativamente” escassa. Porquê entre aspas perguntam voçês? Porque existem bastantes casas à venda, mas a procura é mesmo enorme.

 

Um fator também muito importante de salientar é que nos últimos 20 anos o preço das casas no Luxemburgo não pára de aumentar. Dizem mesmo os peritos que não se trata de uma bolha mas um conjunto de factores decisivos, como é o caso dos custo de vida, os ordenados elevados, a crescente imigração entre outros.

 

tenor

 

Por estas e por outras amigos é que W vê muita gente ganhar bastante dinheiro com imobiliário e está na hora de pular para dentro desse barco!

 

Para a semana irei trazer-vos mais um pequeno olhar sobre esta estratégia.

 

Até ao meu regresso,

 

Mr. W

 

P.S.: Não se esqueçam de passar na nossa página do Facebook, gostar e partilhar, assim como ouvir os nossos podcasts no nosso canal de Youtube, dar gosto, subscrever e comentar.

Um pensamento em “A magia do imobiliário!”

  1. Novo rumo! Gosto disso! Quanto ás contas: Parece-me muito rebuscado e faltam aí a parte das despesas. Quanto às amortizações, pelo que percebo isso é absolutamente válido para quem constitui uma empresa e faz o investimento imobiliário (compra do imóvel) através desta. Creio que o mesmo não se aplica a investimento em nome individual. Por último gostava de ver um artigo com o breakdown das continhas todas para o teu investimento. 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s