Cripto no dia a dia – Parte 1

CryptoCaríssimos, no artigo de hoje vou fazer uma breve análise ao mundo das cripto moedas. E tentar demonstrar alguns pros e contras das mesmas…

Vamos a isto!

Segundo a wikipedia, uma cripto moeda é:

Uma criptomoeda é um meio de troca, podendo ser centralização, centralizado ou descentralizado que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transacções e a criação de novas unidades da moeda

Em última instância, podemos apenas pensar num activo digital transacionável, que consoante a sua utilidade, lhe será atribuído um valor. Maior ou menor conforme a sua utilidade prática, e consequente adopção.

Vou exactamente pegar nas minhas ultimas palavras: “utilidade prática“, mas já lá vamos, porque apesar de muitas criptos terem grande utilidade prática, a sua adopção e consequente valorização vem essencialmente de especuladores, daí a brutal volatilidade das mesmas.

Esta adopção por parte dos especuladores/investidores muitas vezes vem da legitima busca por bons projectos em fases embrionárias, para depois usufruir da sua valorização aquando do seu desenvolvimento e adopção – estes são investidores que acreditam em projectos específicos e investem nos mesmos. Outro tipo de investidores, ou talvez simplesmente especuladores tentam tirar partido dos altos e baixos do mercado e lucrar com o mesmo pouco se importando com a viabilidade dos diferentes projectos.

Muitas vezes, projectos brilhantes com grande utilidade prática tardam em avançar convincentemente devido ao facto da sua utilização ser algo complexa. Temos o caso da Bitcoin, a cripto moeda mais usada (mais conhecida, mais valiosa, etc), que ainda assim não é de tão fácil utilização.

Quantos de vós sabem como comprar/vender/transaccionar Bitcoin? E quantos de vós de facto possuem Bitcoin?

Arriscaria dizer que a maioria dos leitores diriam que conhecem/já ouviram falar de Bitcoin, mas que possivelmente não sabem como a mesma funciona, nem onde ou como a transaccionar e muito  menos de vós terão Bitcoin.

Talvez se vivessem num país com grande controlo no movimento de capitais, como a China, ou num país com hiper-(mega-tazer-nazer-fazer-laser)-inflação como a Venezuela, soubessem como o fazer, devido ao facto da Bitcoin ser de facto útil no vosso dia a dia, ou para moverem o vosso dinheiro para fora da China, ou para manterem o valor do vosso dinheiro na Venezuela. Casos específicos da utilidade prática das cripto moedas.

Sem entrar em demasiado detalhe, temos todo o tipo de cripto moedas, cada uma destinada para resolver um problema especifico. Etherem/Eos/Tezos/NEO, etc que oferecem a possibilidade de criar Smart Contracts, segundo a wikipedia:

Um contrato inteligente (em inglês: smart contract) é um protocolo de computador autoexecutável criado com a popularização das criptomoedas e feito para facilitar e reforçar a negociação ou desempenho de um contrato, proporcionando confiabilidade em transações online. Com objetivo principal de permitir que pessoas desconhecidas façam negócios de confiança entre si, pela internet sem a necessidade de intermédio de uma autoridade central.

Temos por exemplo Monero ou Zcash que permitem transacções completamente anónimas; temos por exemplo IOTA que pretende ser moeda de troca para o futuro da Internet of Things, mais uma vez segundo a wikipedia:

Internet das coisas (em inglês: Internet of ThingsIoT) é um conceito que se refere à interconexão digital de objectos quotidianos com a internet, conexão dos objectos mais do que das pessoas.

Temos por exemplo o Maker Dao que acaba por ser um banco que emite empréstimos (através dos smart contracts mencionados acima) em DAI (outra cripto moeda), temos o DAI que acabei de mencionar ou o Tether ou o USD Coin que através de diferentes processos seguem o preço do dólar americano.

Etc, etc, etc…

Creio que hoje ficamos por aqui, mas em breve gostaria de dar-vos alguns exemplos de cripto-projectos que de facto podemos usar no dia a dia!

Até lá, bons investimentos!

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s