Adeus 2019, Venha 2020!

Mais um ano se passou e mais uns quantos desafios cumpridos. E para 2020? O que nos reserva?

Claro! Fim do ano, cumpre-se a tradição de falar sobre o que aconteceu e fazer uma lista infindável de resoluções para o ano que vem. Quem nunca?!

Mas aqui não se trata de dizer que vou ao ginásio, que vou fazer aquela viagem, que vou comer melhor ou mesmo que vou superar o meu medo de palhaços. Não!

Isto aqui é tudo a ver com dinheiro e investimentos! Caso não tenhas percebido nesta altura.

O ano de 2019 foi para mim uma nova etapa nos investimentos financeiros: Juntei-me a este blog e por isso mesmo passei a refletir ainda mais sobre as minhas escolhas e o tipo de informação que pesquisava até para mim. Tornei-me um investidor mais informado, mais atento, e tudo isto por sentir a “responsabilidade” de não escrever só por escrever e saber que mesmo as poucas pessoas que me fossem ler tivessem a informação mais correta e a opinião mais informada possível. Por esta razão quero agradecer-te por isso. Saber que sou lido contribui para o meu crescimento. #tamoJunto

Comecei o ano já com investimentos de alguns milhares de euros em empréstimos P2P (Mintos e Raize). Pensei na minha estratégia, fiz contas à vida, e cheguei à conclusão que necessitaria de reforçar estes investimentos até um certo ponto e arranjar um novo sítio onde investir. Assim, em Agosto comecei a investir em bolsa com uma estratégia a longo prazo, que tenho vindo a partilhar uma vez por mês, e continuarei a fazê-lo.

Contudo, não consigo deixar de fazer referência suficiente a isto:

Poupar também é importante! Se não o mais importante!

Nada disto teria sido possível se não me tivesse tornado mais poupado! Este ano foi sem dúvida o ano que menos gastei em coisas inúteis. E caramba se não valeu a pena!!! Não deixei de viajar, fazer férias e jantar fora mas tenho gasto tão pouco dinheiro em coisas supérfluas que nem acredito (ainda não comprei roupa este ano). Portanto 2020 vai ser um passo à frente nisto (mas acho que vou ter de comprar roupa). Vou claramente utilizar o meu “tracker” de despesas e receitas que podes tirar um para ti AQUI.

Para 2020 fica a estratégia de continuar a investir em bolsa numa base mensal e ao mesmo tempo aumentar o dinheiro na conta à ordem para quando as boas oportunidades aparecerem, ter lá o dinheiro para investir. E porque “you never know”. Queria chegar ao fim do ano com 8 a 10 ordenados em reserva. Veremos.

Não prevejo que seja o próximo ano que invisto em imobiliário como os meus companheiros de luta X e W. Mas ETFs de imobiliário podem fazer parte dos investimentos mensais, ou reforçar as posições que tenho em algumas empresas de imobiliário. Esta última é sem dúvida a mais provável.

Não esquecer que 2020 é apenas mais um passo na direção que defini para já para alcançar a minha independência financeira aos 52 anos e que isto é uma maratona e não um sprint! Tenho já um plano para isso, que eu carinhosamente apelidei de “jogo” e o objetivo do “jogo” é superar os valores de retorno que estão numa tabela de Excel ano após ano!

Há pessoas que jogam pictonary, eu jogo Excel!

Por último mas não menos importante, tenho um verdadeiro desafio para mim mesmo! Inspirei-me num video que vi no Youtube em que um casal muito simpático, que se reformou aos 39 anos e vivem em Lisboa, desafiaram quem os vê a aumentar o seu rendimento em 10% neste ano que vem! Fica atento a este espaço!

E tu? Como correu o teu ano de 2019? E que planos tens tu para 2020 a nível financeiro? Deixa o teu comentário! Quero muito saber! Pode servir de inspiração para nós e para quem te ler!

Para a semana estou de volta.

Até lá,

Z

Não se esqueçam de nos seguir no Facebook e subscrever o nosso canal do YouTube para ouvirem os nossos podcasts!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s