Cripto no dia a dia – Parte 3

CryptoCaríssimos, comecei por vos introduzir as cripto moedas, para que servem e o que lhes atribui valor na Parte 1 desta serie de artigos. Na Parte 2 apresentei-vos os Brave Browser que protege a informação dos seus utilizadores, alem de os remunerar pela sua atenção. Hoje quero-vos falar de outro dois cripto projectos que utilizo regularmente.

pi1-748cccc3a0328c5b7542c454d9260fddf4e9069affb2b54da0fef4b498386ea9

Se nos seguem, provavelmente já tiveram uma pequena introdução ao PI por parte de W nos seus balanços. A informação sobre o PI é algo vaga, mas sabemos que foi construído em cima da infraestrutura de outra cripto (Stellar Lumens) que tem características semelhantes ao Ethereum a nível de smart contracts, mas em que se foca em transferência rápidas e baratas. A grande inovação que o PI nos trás é uma rede baseada em telemóveis. Em oposição a outros projectos baseados em potentes computadores necessários para resolver complexos problemas matemáticos (consumindo muito tempo e energia no processo) de forma a verificar as transacções dos outros utilizadores e mantendo segura a rede (block chain). Este processo demorado e dispendioso, regra geral, é remunerado sobre a forma da cripto moeda do projecto correspondente (ex. Bitcoin), e este processo é chamado de mining (mineração).

A grande inovação de PI passa por permitir que o mining seja feito através de telemóveis gratuitamente e sem grandes gastos extra de energia.

Uau, mas isso é incrível e extremamente revolucionário!

Ora bem, sim e não. É importante ter noção que apesar dos mais de 1,25 milhões de utilizadores activos, este projecto ainda se encontra numa fase muitíssimo embrionária, visto que a tecnologia por de trás desta ideia inovadora ainda não estar completamente desenvolvida nem testada.

Para terem noção do nível em que estamos, o PI pode ser adquirido (minado) apenas ao entrarmos na aplicação e clicar num botão no nosso telefone uma vez por dia. Ou seja estamos a par dos primeiros passos da bitcoin, em que se recebiam 4 bitcoins (que hoje valeriam cerca de 25.000€) por aceder a um site e fazer meia dúzia de clicks. Apesar do PI ainda não ter qualquer valor monetário, esta fase embrionária é entusiasmante por fazer parte de um projecto a dar os primeiros passos e se eventualmente, digamos em 10 anos, atingir 10% do valor actual da Bitcoin, poderá ser o empurrão que preciso para atingir a independência financeira.

E a melhor parte é que o esforço para fazer parte deste projecto é quase nulo:

  1. Sacar a aplicação para o telemóvel (compatível com Android e iOS)
  2. Aceder uma vez por dia à aplicação e clicar no botão de minar
  3. Receber PI

Se quiserem experimentar podem sacar a aplicação aqui, e podem se quiserem fazer parte da minha equipa (ganham uma percentagem dos meus ganhos por vos convidar e eu ganho uma percentagem dos vossos por vos ter convidado – beneficiando ambos) quando instalarem a aplicação, usem o código “gixolas” como invitation code.

Para terminar, o PI entrou recentemente em fase de testes de envio de PI entre diferentes contas, sendo que o próximo passo poderá passar por listar o PI num mercado de cambio (exemplo Binance), onde o PI poderá ser trocado por outras cripto, atribuindo-lhe indirectamente um valor monetário, possibilitando o mesmo ser trocado por Euros, por exemplo.

Assim que seja possível o cambio, creio que valor seja irrisório, de modo que a apostar neste projecto creio que temos que apontar para o muito longo prazo para podermos tirar algum valor daqui.


sTESlbSO_400x400

 

O segundo cripto projecto que vos gostaria de apresentar hoje é a Sweatcoin. Uma aplicação que vos paga para que façam exercício, ou mais especificamente que andem (correr e caminhar também vale).

Pois bem, a Sweatcoin propõe-se a transformar cada passo dos seus utilizadores em dinheiro.

Tudo muito giro e interessante, mas como?!

O valor de uma Sweatcoin vem primeiramente de empresas que se associam ao projecto com o foco de atingir publico que valoriza uma vida saudável, que vendem os seus produtos e serviços (ou descontos nos mesmo) a troco de Sweatcoins. Podem-se comprar desde tapetes de ioga, a iphones a subscrições de serviços semelhantes ao Spotify.

Em ultima instância, a Sweatcoin, propõe-se a valorizar-se através da mudança dos hábitos das pessoas para alternativas mais saudáveis, nomeadamente através do exercício físico. Esta mudança de hábitos levara a um menor nível de sedentarismo, o que consequentemente poupara milhões em gastos a nível de saúde. Segundo a Sweatcoin, cada um dos seus utilizadores torna-se ate 20% mais activo ao usar a aplicação e sentir-se remunerado pelo seu esforço. Os custos anuais com problemas de obesidade acendem a cerca de 2.1 TRILIÕES de dólares e a Sweatcoin propõe-se a converter cerca de 1/3 deste valor em Sweatcoins remunerando os seus utilizadores pelo seu estilo de vida mais activo e poupando-lhes a despesa extra em gastos de saúde e ainda recebendo Sweatcoins por isso.

Em termos simples, uma Sweatcoin é gerada após 1000 passos dados no exterior  (menos 5% de comissão) e este processo é contabilizado através da aplicação no telemóvel que conta os passos dados através de um algoritmo que contabiliza a a distancia percorrida através do GPS e o “agitar” do telefone contando os passos através do acelerometro.

Na verdade a Sweatcoin ainda não é uma cripto moeda porque ainda não está descentralizada numa blockchain, mas o plano passa por transferir o projecto para uma blockchain.

Ok, estou interessado, mas quanto vale uma Sweatcoin?

Pois bem, como boa (futura) cripto moeda, o seu valor oscila brutalmente! Mas neste caso o seu valor tende a oscilar muito conforme as ofertas disponíveis na loja da Sweatcoin, sendo que a Sweatcoin valoriza quando ha muita procura (e oferta, porque muitas vezes os stocks das ofertas disponíveis são reduzidos) pelos produtos disponíveis e desvaloriza quando as ofertas são pouco interessantes.

Quando X começou a usar a Sweatcoin, a mesma valia cerca de 5p, ou seja 0.05 libras, ou ligeiramente acima de 5 cêntimos, o que era fantástico! Entretanto este valor passou para 1/10 do que avancei a cima, ou seja cada Sweatcoin vale actualmente cerca de meio cêntimo.

A Sweatcoin pode ser enviada entre utilizadores sem problemas, e comprada ou vendida através de um mercado secundário não regulamentado, do qual a Sweatcoin(empresa) se desassocia. A Sweatcoin associa-se sim com o “banco” N26 que possibilita a sua conversão para dinheiro, no caso de X euros. Nunca tive problemas neste processo mas tenho o conhecimento que nem todos os utilizadores da Sweatcoin tem acesso a este mecanismo.

Conclusão?

Não acho que a Sweatcoin me irá fazer rico, mas creio que pode ser uma micro receita sem grande esforço adicional, ou com algum esforço adicional que me poderá poupar uns cobres em despesas de saúde tornando-me mais saudável.

Verdade seja dita que quando a Sweatcoin valia 5 cêntimos, X estava brutalmente mais motivado em caminhar mais e mais… agora, a historia é outra!

Se quiserem experimentar podem sacar a aplicação aqui. Se o fizerem irão contribuir com 5 Sweatcoins para a causa do WXZ e esperemos que vos faça mexer um bocadinho mais do que antes.


Por agora creio que fiquemos por aqui e assim sendo a revelação dos os meus investimentos em cripto fica para o próximo episódio.

E já sabem, se quiserem usar algum dos projectos e ao mesmo tempo suportar a WXZ Invest, sintam se à vontade para usar os nossos affiliate links:

  1. Brave Browser – um browser que protege a privacidade dos seus utilizadores, bloqueia anúncios e pop-up e ainda vos pode remunerar pela vossa atenção. Se quiserem saber mais sobre o mesmo acedam ao meu artigo anterior.
  2. PI – uma nova cripto moeda que pode ser adquirida gratuitamente e poderá ver um futuro.
  3. Sweatcoin – um projecto que vos remunera pelo vosso exercício físico

Bons (Cripto) Investimentos,

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s