O meu Portefólio de Acções – Dez-19

Seguindo a mais recente tradição deste blog, venho mais um mês partilhar o meu percurso no investimento em bolsa! Vem daí para ver como correm as coisas!

Como tenho dito, eu não ando a jogar em acções! A minha estratégia de investimento assenta na compra de empresas, que na minha visão tem um modelo de negócio estruturado e seguro, e na intenção de ficar com as acções o máximo de tempo possível! Anos!

O que é que eu ganho ao fazer isto?

Dividendos. As empresas que escolho têm um pagamento, normalmente, trimestral de uma certa quantia dos lucros. A esses pagamentos damos o nome de dividendos. Com o objetivo de ter um portefólio um tanto diversificado irá permitir ter uma “renda” mais ou menos constante ao longo dos meses. Esta é a ideia.

E o que é que eu faço com esses dividendos? Reinvisto e ganho ainda mais dividendos!

Mas vamos então ao que interessa. Este é o estado atual do meu portefólio:

portfolio dez19

Na data de escrita deste post o meu portefólio vale 1484,83 USD, valorizou cerca de 6,3% Com umas boas jogadas e algumas descidas controladas e já recebi 14,70 USD em dividendos.

Em relação ao mês passado, comprei acções da Macy’s, uma das maiores empresas de venda de roupa e acessórios nos US, que tem sofrido um pouco com as noticias que dizem que as lojas físicas de todo o mundo e centros comerciais vão fechar por causa das compras on-line. Não parece que seja o caso, pelos menos nos próximos anos ou, vá, 2 décadas. Além disso, para já e se não forem muito agressivos no pagamento da dívida, o yield on cost é 10% (!) Enorme! Têm volume de negócio, têm cashflow para pagar os dividendos e por isso parece-me subvalorizada.

O que vem a seguir?

Estou a ponderar formas de diversificar mais o meu portefólio com acções de empresas tecnológicas, de bens de consumo e talvez com empresas de saúde inovadoras mas estáveis.

As tecnológicas que estão de baixo de olho para já é a Apple, mas estou a ver se junto a Intel, a Microsoft, a Nvidia ou mesmo a Tesla à watchlist. A Apple tem vindo a diversificar o seu negocio muito para além do iphone e em uns anos o ecosystema da Apple será de tal forma gigantesco que a vai tornar numa besta bem maior à que existe neste momento. No caso da Microsoft e da Nvidia é pelo seu marketshare e pelos seus esforços de inovação nas áreas que para estas empresas são rainhas. A Tesla seria aqui o patinho feio, visto que nem dividendos tem, contudo acredito no futuro da empresa e já tem uma certa aura que até então só a Apple tinha. Hoje em dia tudo o que tem a marca da Tesla é comprado, apesar das criticas a Elon Musk.

Nos bens de consumo, a Coca-cola está sempre de baixo de olho, mas aguardo por uma boa descida no preço de uma empresa sólida (alimentada pelo pânico de alguma má noticia de impacto temporário).

Na área da Saúde inovadora, não sei se a resposta a isto serão as biotechs ou as empresas de ferramentas digitais para a saúde que vão ganhar esta corrida. Talvez uma mistura dos dois. Esta categoria está verde, apesar de já ter a JnJ no portefólio, mas isto também é outro monstro de empresa.

Em consideração está a Disney que lançou o novo serviço de streaming e pode vir a ser um complemento ao netflix, e não concorrência. Demove-me muito é o dividendo baixinho.

Resumindo… Assim que veja uma boa oportunidade de compra destas acções, estou lá. Mas com o mercado tão alto, poderá demorar um bocado.

Aviso do costume: Se quiseres seguir por esta via de investimento irás ter de experimentar por ti e gastar tempo se quiseres seguir esta estratégia. Será importante escolheres as tuas empresas com base no que te faz sentido e não somente por imitação do que eu faço aqui.

Espero que tenhas gostado desta partilha e mais uma vez caso tenhas questões, coloca-as à vontade, estamos aqui para partilhar a nossa escalada no conhecimento e na literacia financeira! Para a semana estou de volta.

Até lá,

Z

Não se esqueçam de nos seguir no Facebook e subscrever o nosso canal do YouTube para ouvirem os nossos podcasts!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s