2019 em Retrospectiva

looking-back

Ora viva caríssimos, hoje venho fazer um exercício de retrospectiva do ano que ainda agora terminou: 2019. Creio que seja um exercício interessante e extremamente util na medida em que podemos ver o que fizemos mal, o que podemos melhorar e por ai em diante.

Essencialmente 2019 foi um ano para arrumar a “casa”. Mas será que o processo correu bem?

Ora vejamos…

Em 2018 as finanças de X estavam muito desorganizadas, tanto em termos de dinheiro poupado e mal aplicado, como em termos de pouco foco na aplicação dos rendimentos mensais (ordenado e rendas).

X tem um pequeno diário onde aponta o que se vai passando ao longo do ano, dividido por meses. Sem esse amigo diário, hoje certamente seria difícil fazer uma analisa seria ao que se passou o ano passado.

Bolsa

UK

Podemos dizer que esta rubrica cresceu exponencialmente em 2019. Estamos a falar de um aumento 500% relativamente ao capital com que o X fechou o ano de 2018. A grande fatia deste aumento veio de novos investimentos cerca de 480% e 20% de retornos do investimento feito.

Os retornos chegaram a ser bastante maiores durante parte do ano, mas os altos e baixos dos mercados fizeram fechar o ano com ganhos mais reduzidos.

Neste ponto portfolio de X divide-se da seguinte forma:

  • 50% empresas mineiras (ouro e prata)
  • 35% fundo de investimento global altamente diversificado
  • 15% fundo de investimento global – value

+1 ponto para X

PT

Longo Prazo

Aqui o crescimento foi bastante mais reduzido, muito devido ao facto de termos fechado 2018 com um investimento 4x superior em Portugal do que no Reino Unido, ainda assim contamos com um aumento de cerca de 25%. Metade desse valor devido a poupança e outra metade devido a retorno de investimentos.

Neste ponto portfolio de X divide-se da seguinte forma:

  • 25% cash
  • 25% empresas exploradoras e/ou transformadoras de ouro
  • 50% fundo com grande foco no mercado de obrigações, mas também no mercado accionista europeu

+1 ponto para X

Curto Prazo

Os meus investimentos a curto prazo tiveram uma performance optima e péssima. Passo a explicar:

Nesta rubrica em 2018 não tinha qualquer dinheiro investido, e através do SMC, aloquei aqui 1000€, ou seja, um aumento de ∞%, mas se olharmos para a performance do investimento em si, falamos em perdas na casa dos 35%. Ouch!

Estas perdas aliadas à derrota de X no SMC resultam em:

-2 pontos para X

P2P

Não ha muito a dizer neste ponto visto que nada se passou aqui para além de colher os frutos das sementes deitadas anteriormente. Um pontinho pelo reinvestimento dos lucros, menos um por ter sido pouco proactivo no ramo.

+0 pontos para X

Ouro

Sem muito a dizer, este ano X adquiriu uma onça de ouro que eventualmente valorizou cerca de 10%, mas o foco no ouro físico é o MUITO longo prazo, por isso estes ganhos e perdas serão pouco importantes.

Como vos disse no inicio do artigo, o foco do 2019 foi “arrumar a casa” e em termos literais foi mesmo, visto ter encontrado lá por casa algum ouro que recebi aquando do meu nascimento. Demorei mais de 30 anos a dar o valor a esses presentes… familiares e amigos que mo ofereceram, peço desculpa pelo atraso, mas..:

Muito Obrigado

O facto inspirou-me a oferecer uma pequena peça de ouro ao filho de um casal de amigos de longa data. Esperemos que a criança daqui a 30 anos lhe dê valor. Ou mais importante é que a criança (e as crianças 〈e adultos〉 em geral) aprenda aqui com o tio X a poupar e investir desde cedo.

+2 pontos para X

Imobiliário

Sem grande mudanças, após algumas chatices, o importante é que as casas estão de pé, a sere pagas e a gerar rendimentos. Sem muito mais a acrescentar…

+1 ponto para X

Cripto

Muitos altos e baixos, muita aprendizagem no tema, sendo que ainda me considero um novato amadoríssimo no ramo, creio que este seja o ponto em que mais cresci.

Os meus investimentos em cripto posso dizer que são algo desanimadores, especialmente no curto prazo, com perdas de mais de 20%, mas estou seguro que no longo e mais ainda no muito longo prazo estas perdas irão transformar-se em bons e gordos ganhos, portanto…

+1 ponto para X

Aprendizagem

Neste ponto posso o sentimento é misto: De facto aprendi muito e esforcei-me muito nesse sentido, especialmente para estar a par do que se passa no mundo económico e aprender um pouco mais sobre economia e investimentos em geral. Apesar da leitura/estudo mais aprofundado através de livros tenha sido decente, não fecho o ano com o sentimento de dever cumprido. Ficam aqui as leituras de 2019

  1. Unconventional Success: A Fundamental Approach to Personal Investment
  2. Investir em Acções, um guia pratico da Pro-Teste
  3. Bitcoin: The Future of Money
  4. The Sceptical Investor
  5. The Great Crash of 1929
  6. Gold in the Age of Eroding Trust
  7. Asset Allocation: Balancing Financial Risk (actualmente em leitura, a correr bem acabo lá para Junho)

Apesar de tudo, acho que mereço um pontinho.

+1 ponto para X

Viagens

O primeiro dos temas de bonus do artigo de hoje. Nesta área, 2019 foi um ano decente com mais viagens à Nave Mãe (leia-se Portugal) do que é costume, uma visita curta mas intensiva a Marrocos (é a segunda vez que lá fui), onde tive a oportunidade ver muita coisa, das cidades ao deserto, das praias quentes às montanhas nevadas (Atlas), sim porque Marrocos tem neve! Por Inglaterra tive a oportunidade de viajar um pouco mais do que é costume e gostava de destacar a Cornoalha, que é incrivelmente bonita. De bonus, Cambridge, não sendo novidade, também merece menção.

De bonus e em tom de vingança, face ao feito do ano passado, não tendo sido grande viagem para mim, mas a visita de do Senhor e Senhora W ao Senhor e Senhora X em Londres merece destaque.

Tendo em conta as contingenciais da vida, não tive chance de fazer muito mais, ainda assim fica a sensação de que devia tê-lo feito, de maneira a que:

+0 pontos para X

Pessoal

O segundo tema bonus do artigo não nos trás grandes novidades, visto que (sem entrar em grandes pormenores) a vida de emigrante não é fácil e a personalidade de X também não ajuda. As condições não são ideais, mas certamente tive e tenho capacidades para “viver mais e melhor”. Mais viagens, mais leituras, uma vida mais activa e esperemos que mais saudável estão certamente ao meu alcance. E só assim poderei ser mais feliz. Consequentemente:

-1 ponto para X

Blog

The last but not the least, e para não terminar o artigo com negativismo, temos o nosso/vosso querido blog WXZ Invest, que este ano acolheu mais um membro, o senhor Z que veio agitar o projecto, trouxe bons conteúdos, mas mais importante trouxe motivação extra a X e W! Como sabem, o blog é agora mais activo (3 artigos por semana) e sempre que podemos gravamos um podcast que é publicado no youtube.

Por fim gostaria de agradecer ao nosso ainda pequeno, mas cada vez maior following, que nos dá razão de ser e nos matem na luta. Como não poderia deixar de ser, tenho que deixar aqui o nosso slogan:

O vosso feedback é a nossa motivação

+1 ponto para X

Conclusão

Alguns pontos a mudar para o ano vindouro, os quais gostaria de partilhar convosco brevemente, mas o balanço de 2019 é claramente positivo: 5 pontos. Temos sempre algo que podemos melhorar, e acreditem que X tem MUITO a melhorar em mil e uma áreas!

Bom Ano, boas poupanças e melhores investimentos para todos,

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s