Alturas de mudança!

Com o novo ano vêm novos planos, e com eles vêm também novas formas de pensar. Até então os meus investimentos têm dado resultado mas penso que isto requer uma mudança. Como? Existem algumas alternativas…

Desde o início deste ano novo que estabeleci um novo objectivo de adquirir uma casa. Este é a prinicipal meta a atingir. Mas como chegar lá? Apercebi-me que para conseguir alcançar esta meta tenho de alterar um pouco a minha maneira de investir, de planificar e até de poupar dinheiro.

Como todos sabemos a compra de um imóvel é algo de grande responsabilidade e requer alguma disciplina também sobre o nosso dinheiro. Claro que para alguém que está habituado a lidar com poupanças, investimentos e “orçamentação familiar” tem mais alguma distreza em fazer essa gestão, e eu tenho de começar a pôr alguma dessa distreza em prática.

 

despesas-por-centro-de-custo

Mas o que é se pode mudar, W?

Uma excelente pergunta….Como aliás já é hábito, as vossas perguntas são muito pertinentes. Uma das primeiras coisas que eu acho que deve mudar será a maneira de investir. Até então eu alocava uma percentagem do meu ordenado a investimentos, fosse PPR, bolsa, Raize ou algo que pudesse surgir entretanto. Pois bem, este pensamento será dos primeiros a ser alterado. Neste momento penso que acumular dinheiro para a casa será a minha principal preocupação e irei canalisar todos os esforços para esse derradeiro objectivo.

Uma das primeiras mudanças que irei fazer será a Raize. Apesar da aplicação continuar a ter algum sucesso penso que esse dinheiro me faça mais falta em mão do que emprestado. Muitos dos empréstimos que tenho são de longa duração e os meus ganhos totais neste momento são de 66€ numa quantia de 1200€. Não é mau mas está longe de ser impressionante e, com toda a certeza, não será assim que irei alcançar a minha independência finanaceira. Acho que está na altura de fazer um “cash out”. Foi bom enquanto durou Raize…

Naquilo que a bolsa diz respeito, penso que por agora podemos deixar ficar pois esse investimento está com uma taxa imensamente favorável. Quando digo isto refiro a algo como mais de 22% em média. Com uma taxa destas não consigo, em boa consciência, levantar o meu dinheiro. Não sei se será a ganância a falar mais alto mas penso que até à data da compra do imóvel vou manter este investimento que tanto me rende. Até porque pelo menos duas destas empresas em que tenho acções pagam dividendos, e se a taxa média já é boa, com dividendos então melhor ainda….cheira a dinheiro!

giphy-2

Quanto a investimentos estamos conversados, mas e agora as poupanças? Bem, nesse departamento também terão de ser feitos alguns ajustes. Não que poupe pouco dinheiro, mas penso que irei conseguir espremer mais uns euritos se me mentalizar que o tenho de fazer. Algumas coisas fúteis que se compra aqui e ali terão de desaparecer, e com essa disciplina penso que consigo mais um precioso contributo para o grande passo.

Algo no qual me recuso a mexer é na alimentação. Passo a explicar o porquê de dizer isto. Já conheço alguns casos de pessoas que passam fome ou comer apenas “massa com atum” durante um longo período de tempo para conseguirem uma certa maquia de dinheiro. Eu, pura e simplesmente, não concordo com esta abordagem. Uma das coisas mais importantes que levamos desta vida é um estilo de vida, uma alimentação e uma mentalidade saudáveis, e disso eu não abdico. Se não tiver saúde para me gozar da casa de que serve sequer comprá-la?!

giphy (5)

De resto tudo se manterá. A minha micro barrita de ouro irá manter-se firme, assim como a minha moeda de prata, e o dinheiro que tenho no PPR irá lá ficar também. Estes para mim são investimentos de muito longo prazo e irei ficar com este dinheiro investido até à minha reforma ou mais tarde. Quem sabe não irei oferecer 50 gr de ouro como prenda de casamento a alguém das minhas gerações vindouras.

Por agora é tudo companheiros de luta. Estes são os meus planos de 2020, e espero que esteja no caminho certo. Já sabem, se tiverem algo a acrescentar, ou se quiserem contribuir com a vossa opinião, no WXZ Invest estamos sempre de olhos bem abertos às opiniões dos nossos leitores. Portanto usem a nossa secção de comentários pois todos são benvindos e levados em consideração.

Como não poderia deixar de ser, passem no nosso canal de Youtube e escutem o nosso mais recente podcast. Falamos um pouco de tudo isto e mais alguns assuntos.

Até para a semana,

Mr. W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s