O meu Portefólio de Acções – Jan-20

Inicio de ano atribulado com medos de uma terceira guerra mundial deixaram a volatilidade ao rubro! Como é que isso se refletiu no meu portefólio? Continua a ler para descobrir.

2020 começou com grandes medos em relação ao futuro. Acções instaveis, niinguém sabia muito bem o que fazer depois de os US terem assasinado o mais importante general do Irão. Damn! Foi por pouco mas depois de uma “retaliação” de destruição imobiliária, Trump disse que está tudo bem e tal. Fim!

Mercados reagiram em menos de 15 minutos com uma bela subida. Tudo a verde nesse dia!

Voltando aqui ao assunto de interesse, o meu portefólio.

O meu estilo de investimento em bolsa é um investimento a longo prazo. Eu invisto em acções que dão dividendos, no mercado americano. O objetivo é reinvestir os dividendos para comprar mais acções para ter mais dividendos. Para isto quero ter um portefólio um tanto diversificado que irá permitir ter uma “renda” mais ou menos constante ao longo dos meses. Esta é a ideia.

Mas vamos então ao que interessa… Este é o estado atual do meu portefólio:

portfolio jan20

Na data de escrita deste post o meu portefólio vale 1748,82 USD, valorizou cerca de 8,3% Com algumas empresas que teimam em estar negativas (mas com dividendo decente) e já recebi 21,65 USD em dividendos.

Em relação ao mês passado, comprei acções da Apple e a Microsoft. Ando a ler muita coisa sobre estas empresas, nomeadamente que estão sobrevalorizadas e tal. A realidade é que são as empresas que me dão menos dividendos no momento e por isso mesmo comprei pouco de cada, cerca de 100 USD de cada (viva as fractional shares!). Isto é só para ter alguma exposição às acções, que acredito terem muito potencial de futuro. A Apple porque está a diversificar para além do iphone. Estão claramente a criar um eco-sistema que vai fazer angariar novos clientes e vai tornar extremamente dificil os clientes atuais sairem desse eco-sistema. Além disso, basta eles entrarem no ramo da saúde um dia e puff, ninguém os pára. Quanto à Microsoft, empresa igualmente grande e sólida que tem um negócio de “cloud” para empresas que vai dando cartas e tem um grande potencial de se tornar “O” eco-sistema empresarial. As minhas fichas estão nisto. Claro que os fundamentais têm de lá estar e o dividendo é sólido.

O que vem a seguir?

Estou a ponderar adicionar empresas finaceiras, ou ligadas à energia como petróleo e derivados do mesmo. No capitulo da banca estou de olho no Main Street Capital que é um empresa de investimento que tem um belo dividendo mensal com yield de 5,6% (anual bruto), tem um bom histórico de dividendo mas o payout é um pouco elevado para o meu gosto, mas não é maior que 100% (lol). Em relação à empresa de energia estou a ponderar adquirir a MPLX cujo negócio anda à volta dos serviços de logística de produtos derivados do petróleo e armazenamento. O grande atrativo é o dividendo monstro de 9,9% numa industria que não deve acabar tão cedo. Grande contra aqui será o payout que é maior de 100%. Terei de averiguar se isto não será porque são uma empresa que recorre muito a dívida para alavancar negócio. Veremos.

Continuo com a Coca-cola e a Disney debaixo de olho, mas para já não está apetecível.

Aviso da praxe: Se quiseres seguir por esta via de investimento irás ter de experimentar por ti e gastar tempo se quiseres seguir esta estratégia. Será importante escolheres as tuas empresas com base no que te faz sentido e não somente por imitação do que eu faço aqui.

Espero que tenhas gostado desta partilha e mais uma vez caso tenhas questões, coloca-as à vontade, estamos aqui para partilhar a nossa escalada no conhecimento e na literacia financeira! Para a semana estou de volta.

Até lá,

Z

Não se esqueçam de nos seguir no Facebook e subscrever o nosso canal do YouTube para ouvirem os nossos podcasts!

2 opiniões sobre “O meu Portefólio de Acções – Jan-20”

  1. Parabéns pelo blog! Faz imensa falta este tipo de conteúdo na esfera portuguesa.

    No entanto só gostava de alertar que se o foco é o LP, KO e DIS estão baratas.

    Acho a compra de frações de acções erradas (mas pronto, as coisas mudaram graças à revolut! eehehe)

    Liked by 1 person

    1. Antes de mais obrigado pelo comentário! Aqui tentamos partilhar por interesse nos assuntos abordados e pela partilha e aprendizagem que ganhamos de quem nos segue! Quanto às Acções da KO e DIS, estão debaixo de olho.. 😛 só tenho pena do dividendo ser tão baixo. Creio que quando acabar com o preenchimento do sector financeiro e energético no portefólio, vou-me virar para estas empresas.
      As fracções de acções é como tudo o resto, se há hipótese, porque não?! Assim evito gastar muito de uma vez e ter de uma vez só muito peso numa só empresa só porque a acção vale muito. ahahah Abraço

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s