O Caminho para Casa…

O caminho para casa pode significar muita coisa, mas para mim agora significa o caminho para a compra de uma nova habitação. Vou começar um novo tópico sobre este tema e este será o primeiro post…

Tal como eu irei embarcar numa nova viagem rumo “a casa” gostaría que vocês o fizessem comigo. Podemos aprender muito uns com os outros e assim todos ganham. Sempre acreditei muito na partilha de informação, pricipalmente quando estamos a falar de algo que possa mudar (positivamente) a vida de alguém. Se querem mudar negativamente esqueçam aquilo que disse e não façam isso!🤨

Assim sendo, proponho-me a contar-vos os meus dissabores, aquilo que fui aprendendo e também as dificuldades que tive. Não creio que seja um caminho extremamente tortuoso mas penso que há imensa margem de aprendizagem para mim, e com um bocado de sorte para alguém que esteja na mesma posição que eu.

A Disciplina!

Pois bem caríssimos, aqui reside um dos meus maiores problemas. A discilplina financeira é algo que exige muito de uma pessoa, muitos cortes devem ser feitos no dia a dia para evitar as despesas desnecessárias. Ora, eu estando num país que não é o meu, sem amigos ao pé e sem hobbies a tendência para gastar o dinheiro que se ganha é tremenda. Quando aparece algo de se gosta o primeiro pensamento que vem à cabeça é comprar imediatamente. NÃO PODE SER! Tem de haver rigor para que consiga juntar o maior bolo possível e assim comprar a casa sem que me fique a faltar aqueles 1000/500€ que me fazem ter de esperar mais um mês e possivelmente perder um bom negócio.

Este é um aspecto em que penso que tenho de melhorar bastante visto que nos últimos tempos tenho vivido um pouco mais à vontade. Poupava uma quantia certa todos os meses, fazia os meus investimentos e (de certa forma) dava a mim mesmo uma carta verde para gastar um pouco mais. Tenho ainda que trabalhar um pouco nesta maneira de pensar, mas irei lá chegar com toda a certeza.

 

05

A Determinação!

Eu penso que a compra de uma casa, principalmente num país com um comercio enorme de casas como é o caso do Luxemburgo, exige muito otimismo e foco. Nem sempre será fácil manter a mente aberta e focar-me no objectivo final, mas isso é imperativo. Muitas casas são compradas e vendidas todos os dias neste país, e por vezes poderá ser dificíl descobrir um imóvel que corresponda às minhas exigências e que esteja dentro do orçamento. Alguém sempre me ensinou que o otimismo atrai a sorte mas a verdade é que é dificíl acreditar nisso com base na minha vivência. Ainda assim quero manter-me o mais otimista possível….

A Preparação!

Será este para mim o passo mais importante! Seja a nível financeiro, seja a nível de conhecimento, estudo do mercado, tudo isto importa na hora da compra do imóvel. Eu por agora ainda não posso comprar nenhum imóvel e a verdade é que se o fizesse neste momento não estaria minimamente preparado. Não tenho conhecimento sobre as casas que há no mercado, a que preço estão, onde se localizam etc. A par disto não tenho também a preparação financeira feita. Quando falo em preparação financeira refiro-me a preparar a carteira para os embates que estão para chegar. Na minha vida quotidiana surgem muitas despesas inesperadas e penso que tanto no processo de compra como no “habitar” da casa irão surgir muito mais despesas que têm de ser acauteladas!

Eu digo acauteladas precisamente porque se torna dificíl de prever quando será que o próximo cano vai romper, quando é que a caldeira deixa de trabalhar, quando é preciso renovar uma canalização, e isto são tudo coisas que acontecem nas piores alturas possíveis. Murphy disse que…

“Tudo o que possa correr mal, vai correr mal!”

Se calhar alguns de voçês podem ter uma interpretção diferente, mas em mais de 30 anos de vida esta é a maneira mais correcta que tenho de interpretar esta “lei”. O melhor exemplo que tenho para vos passar foi o caso mais recente desta “lei” a ser posta em prática. Quando aqui em casa surgiu a ideia de comprar uma casa, o carro decidir ficar irreversivelmente estragado. Thanks for nothing Murphy!😒

É por estas e outras razões que tanto eu, como X e Z temos umas folhas excel onde preenchemos todas as despesas e praticamos toda a nossa disciplina diariamente. Caso surjam eventualidades destas, caso estejamos a poupar para um objectivo ou simplesmente por sermos pessoas muito lindinhas e organizadinhas, todo este processo de controlar os gastos e ganhos ajuda a tornar a jornada mais simples e a estarmos preparados para qualquer eventualidade.

Isto será (a meu ver) uma tarefa titânica que vai exigir todos estes pontos que referi antes. Alguns ainda precisam de ser tratados, outros penso que já estou num patamar aceitável, mas isso não tira o peso da tarefa e objectivo final. Ainda assim vamos à luta…

Por esta semana é tudo. Até ao meu regresso…

Mr. W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s