Planos para 2020

flip-block-2019-2020-plans-word-table-background_42256-1488

Já partilhei a minha analise do meu ano de 2019, que pesados pros e contras *spoiler alert* foi positivo. Resta me agora projectar alguns planos para 2020!

Interessados? Ora venham daí!

Seguindo os pontos do artigo 2019 em Retrospectiva:

Bolsa

UK

Aumentar a minha contribuição mensal, como parte do meu ordenado para esta rubrica, dividindo metade para o fundo de investimento global PEF e a outra metade para o investimento que quiser reforçar a cada mes. Se não tiver nenhum investimento em mente (creio que isto nunca acontecerá, mas nunca se sabe), acumularei cash na conta de investimento.

Um pequeno ponto relativo ao investimento para dividendos que faz parte dos grandes planos para 2020, se bem que ainda não decidi onde o enfiar UK/PT e em que broker. Provavelmente o resultado será uma mixórdia de temáticas…

PT

Longo Prazo

Honestamente, ainda não decidi se irei reduzir as minhas contribuições mensais para o PPR AR para 100€ mensais ou se irei manter os 166€ mensais. Caso opte por reduzir o valor actual terei cash disponível para 6 meses, caso reduza o valor terei cash disponível suficiente para todo o ano. Aqui a questão essencialmente prende-se com os meus rendimentos mensais: deverei-investi-los maioritariamente no PPR ou deverei investir na diversificação? Ainda não tenho resposta.

Curto Prazo

O SMC por muito divertido que tenha sido, não cumpriu o objectivo de investimentos a curto prazo. E creio que tanto eu, como W não tenhamos o tempo e experiência para virar-mos traders. Havemos de discutir os três os possíveis parâmetros de um SMC 2020. Mas por agora investimentos no curto prazo não estão nos planos, talvez salvo em cripto.

P2P

Tenho o objectivo claro de experimentar a Mintos com um montante modesto e compará-la e a sua performance à Raize. Conforme os resultados veremos o que fazer daí em diante.

Ouro

Neste ponto, tenho dois objectivos muito concretos: comprar uma onça de ouro e pelo menos uma libra de ouro. O objectivo secundário passa por continuar a investir em empresas mineira de modo a aproveitar a sua alavancagem quando o preço do ouro disparar.

Imobiliário

Infelizmente não há grandes planos nesta rubrica, à parte de manter a maquina bem oleada e a gerar rendimentos.

Sem saber bem onde enfiar o cash e a sua acumulação, em conjunto com a ambição de adquirir outra propriedade, deixo aqui uma breve menção ao reforço da minha posição em cash, quem sabe, tendo em vista mais um investimento imobiliário…

Cripto

Tal como o ouro, tenho aqui dois objectivos muito específicos e um secundário. Os principais passam pela continuação da aprendizagem e pela acumulação (e provável diversificação). O objectivo secundário pode passar por uma aventura no trading, conforme me sinta ou não à vontade para experimentar.

Aprendizagem

Aprender, aprender e aprender. O objectivo é semelhante ao ano passado continuar atento à actualidade económica, experimentar e investir em novos produtos e continuar a ler! Ler muito! Em 2019 li 6 livros e fiquei com a sensação que poderia ter lido mais. Apontemos para os 6 novamente este ano e esperemos atingir os 8! Sendo que pelo menos um deles seja pesado! O Asset Allocation: Balancing Financial Risk de Roger C. Gibson preenche o requisito, pelo o resto do ano será passado a ler banda desenhada!

Viagens

Viajar dentro de Inglaterra tanto quanto possa no curto verão inglês e sempre que possível dar um saltinho à Nave Mãe (portugal).

Importantíssimo: visitar pelo menos um país onde nunca tenha ido.

Pessoal

Em termos muito simples o objectivo passa por aproveitar mais a vida, e se isso representar investir um bocadinho menos, que seja!

Herege!!!

Como objectivo utópico, gostaria de dedicar um pouco do meu tempo a fazer exercício, comer melhor e se (im)possível perder peso! ahahah

Blog

O projecto creio estar no bom caminho e o objectivo aqui passa por não me baldar e escrever-vos religiosamente todas as quintas e se entre a equipa WXZ lançarmos um podcast por mês já me darei por contente.

Passando a bola um pouco para o vosso lado, tudo quanto sejam comentários, sugestões interacções da vossa parte (leitores/ouvintes) serão pontinhos positivos a contar no balanço a fazer no final do ano.

Outros

Sem grande foco, nem definição, tenho o modesto objectivo de criar uma fonte de rendimentos extra, seja um micro business, seja um part-time, seja o a continuação do kefir, ou o que for, mas quero ver dinheiro a entrar!


Veremos o que 2020 tem para nos trazer e o que X trará a 2020. Encontramo-nos daqui a um ano para ver se consigo pontuar mais do que o ano passado.

Bons investimentos,

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Um pensamento em “Planos para 2020”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s