É desta?! Crise 2020

Os mercados estão todos no vermelho! O pânico da propagação do coronavírus espalha-se! Estaremos a ver o inicio in grande crise mundial de 2020?

Já muitos diziam que o crescimento económico a nível mundial era insustentável. As economias na Europa, nos Estados Unidos e na China estavam com sinais de abrandamento e mesmo assim as bolsas continuaram a atingir records. Volatilidade nas bolsas era outro grande sinal de alguma coisa menos boa. As taxas de juro sempre a baixar a puxar pelas economias. E as “yields” da dívida americana tinham invertido várias vezes. Tudo isto levava os analistas a ter medo de uma grande crise.

Mas ninguém estava à espera do que está a acontecer!

Eis que entra em cena: Covid-19, o último nome de batismo do vírus originário da China, no qual já tive a oportunidade de te falar aqui.

Antes de continuar espreita o nosso canal do YouTube em que vamos abordando assuntos deste género e outros em amena cavaqueira! Subscreve!

Continuando, estamos a ver que o vírus se está a espalhar rapidamente, e dificilmente vai abrandar nas próximas semanas. Com este medo e o pânico generalizado, o SP500(índice de referência nos US) já caiu mais de 10% desde o seu valor máximo. As bolsas Chinesas, Japonesas, Europeias, estão pelo mesmo caminho e está tudo num mar de vermelho, não há descanso à vista. 

E porquê?!

Muitas empresas já vieram comunicar que o virus e as restrições de viagens, fecho de serviços, quarentenas, etc, vêm prejudicar volumes de negócio a nivel generalizado e muitas indústrias viram-se obrigadas a prever um ano sem qualquer aumento de receitas. Isto num mundo que só se quer é crescimento constante, é mau. O petróleo é outro dos setores mais afetados. O consumo deste abrandou de tal forma na China, que a redução da poluição neste país já passa o valor de emissões de CO2 de Portugal num ano! Com isto o petróleo já passou a barreira dos 50$ (para baixo) e as empresas que dependem desta matéria prima sofrem em conformidade e veem-se desvalorizadas.

Mas será que isto é só fogo de vista?

A verdade é que não. Os efeitos já se fazem sentir e mesmo que seja anunciada uma vacina na próxima semana, o estrago está feito. Vamos acabar este ano, com uma economia global mais enfraquecida, empresas mais desvalorizadas e o efeito dominó que vai levar a aumentos de desemprego nos próximos meses ou mesmo no próximo ano, são bem reais. É trágico mas é a realidade que vivemos.

Isso significa que vamos mesmo entrar em crise?

Sim. Embora o tamanho dela vai depender apenas no controlo do vírus e na rapidez em retomar à “normalidade”. Só nesse caso veremos uma recuperação dos estragos já feitos.

E no meio disto tudo onde fica a parte das finanças pessoais?

Esta é a parte mais importante que tu e eu devemos ter atenção. Sem alarmismos é importante que mais que nunca tenhas aquela almofada financeira de 6 meses (ou outro número que estejas confortável) de ordenado de parte. Ou que pelo menos comeces a tratar disso! Estamos numa altura em que a informação e os sinais estão disponiveis, mas os efeitos ainda não se estão a sentir no nosso bolso. Aproveita!

No que diz respeito a investimentos, e falando de forma muito pessoal, se tens dinheiro já de parte, começa a pensar em aproveitar umas quedas de bolsa para comprares aquelas empresas de dividendos bem gostosas a preço de saldo. Quem sabe as dicas de petróleo de X não dão frutos!

E é isto! Espero que com isto te prepares e fiques mais atento as implicações que isto poderá ter nas tuas finanças. Ainda vamos a tempo de nos preparar! Para a semana há mais.

Até lá

Z

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s