Em tempo de crise, o que fazer!?

Já não é segredo nenhum que o Covid-19 anda fazer estragos nos mercados financeiros. Mas numa altura como estas, como é que se pode aproveitar?

Antes de começar espreita o nosso canal do YouTube em que vamos abordando assuntos deste género e outros! Subscreve!

De tempos a tempos os mercados financeiros, e também as economias, dão uns tombos. Umas vezes grandes, outras vezes umas só umas correções. No entanto quando tudo parece perdido e o pânico instala-se, há sempre formas de aproveitar a maré vermelha e sair destes maus períodos a ganhar. E tudo isto começa com uma coisa muito simples:

POUPAR!

Já estás um pouco fart@ de ouvir e ler isto não é verdade?! Ok, não estou a falar de virar um monge como X já disse que foi. Estou a falar na velha lenga-lenga de evitar gastar dinheiro em coisas supérfluas e com isto conseguir aumentar o dinheiro que tens no banco, debaixo de colchão, no porco mealheiro, etc. Estou a falar de ter aquela almofada fofinha de euros que nesta altura do campeonato dá muito jeito.

Vou desenvolver isto mais um pouco se me permitem.

Mais uma vez, o pânico instalou-se. Com o pânico, fecharam-se alguns serviços e isolaram-se pessoas. Consumo de bens e serviços caem. Negócios sofrem com menos clientes, menos matérias primas a serem consumidas e menos viagens devido ao isolamento. O turismo sofre, as companhias aéreas sofrem e os hotéis e o alojamento local, sofrem. As empresas ganham menos, não contratam novas pessoas, nem aumentam salários. Quem investe em imobiliário e em alojamento local, deixa de ver isto como uma boa aplicação do seu dinheiro. Mercados caem, empresas desvalorizam.

CAOS!

Mas calma! Ainda não chegamos ao ponto de calamidade mundial! Isto vai certamente levar a um aumento do desemprego, a uma baixa do preço das casas e a algumas outras complicações nas economias e vidas das pessoas. Agora qual a escala disto? Não sei.

Uma coisa é certa, o Covid-19 pode ser o teu melhor amigo! É verdade! Vamos deixar de discutir a propagação e taxas de mortalidade e vamos aceitar que o povo está em pânico e as coisas estão um pouco irracionais. E agora mais que nunca aquela frase do Warren Buffett pode ser aplicada a quem tem seguido os nossos conselhos de poupança:

main-qimg-cc672171c802cb7ca93e0879f33eaac2

E com isto partilho que estou muito ganancioso! Estou a investir agressivamente em bolsa e pretendo assim continuar enquanto as quedas persistirem. Há empresas tão boas, sólidas e com bons dividendos a ficar cada vez mais baratas! Claro que com isto tem de vir uma enorme resistência psicológica para evitar vender ao ver o valor do teu portefólio a cair cada vez mais. É preciso também que o dinheiro que seja utilizados nos teus investimentos, não seja dinheiro que precises, nem seja dinheiro da teu fundo de emergência. O pânico gerado por teres dinheiro que faz falta a perder valor não é bom nem deve ser encorajado.

Mas nem só de bolsa se fazem bons negócios em tempos de (inicio de) crise!

Podes ver estes sinais como forma de te tentares precaver, e de aproveitar as baixas de taxas de juros para, por exemplo, renegociares o teu crédito habitação! Ou finalmente teres a prestação do crédito suficientemente baixa para aquela casa que queres. Ou mesmo poupares mais agressivamente por uns meses para juntares para uma entrada de uma casa que em breve poderá baixar de preço! E finalmente, e se não estiveres com medo de viajar, aproveitar a bela baixa de preço das viagens de avião. E tu? onde achas que se pode aproveitar estas quebras?

Quero muito saber a tua opinião!

Para a semana voltarei a apresentar o balanço do meu portefólio de acções e aí aproveito para falar um pouco mais da bolsa.

Até lá, lavem as mãos!

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s