O meu portefólio de Acções – Mar-20

Pois é… Já sabes, os mercados estão a cair, o medo impera e entre guerras de petróleos e afins eis que o meu portefólio sofre o mais duro golpe de sempre. Passo então a partilhar o estado do meu portefólio.

Está no vermelho!

Mas altamente no vermelho! Chegou aquela altura que disse que ia acontecer e que acontece a todas as pessoas que investem a longo prazo. Caiu tudo e na altura que estou a escrever isto, poucas são as empresas que estão no verde. Fruto de compras recentes a aproveitar os “Saldos”. Mas já lá vamos!

Antes de tudo quero dizer que temos um canal no YouTube em que vamos abordando assuntos deste género e outros em amena cavaqueira! Subscreve que vem aí coisa boa!

Pois bem, os dias não têm estado bons para quem quer ver a sua carteira a aumentar de valor. Mas vamos ser realistas, temos tido um mercado a subir quase sempre e o SP500 a bater recordes numa base diária,

Algum dia isto tinha de acabar!

E o que está a acontecer, seja porque razão seja, eventualmente acontece. Bolsas sobem e bolsas caem, e não é por isso que devemos deixar de investir, quando tens uma estratégia e o teu objetivo não é o dinheiro rápido mas sim a longo prazo sem grandes stresses. No entanto digo:

Bolsa não é para os fracos do coração!

E neste momento não está mesmo! Nunca houve quedas tão grandes em tão pouco tempo! E há quem esteja a comparar a volatilidade dos mercados financeiros à montanha russa que são as cryptomoedas! Mas deixemo-nos de queixumes e vamos ao que interessa. Este é o estado atual do meu portefólio:

portfolio mar20

Na data de escrita deste post o meu portefólio vale 2924,69 USD, DESvalorizou cerca de 12,8% sobrando poucos verdes (e à continha), e já recebi 37,42 USD em dividendos.

E aqui está a coisa boa, neste número a verde. Isto vai sempre aumentando! E isso, caro leitor, é o objetivo! Por isso não interessa muito se o mercado sobe ou desce, interessa é que consigo comprar boas empresas a bons preços que me dêm bons dividendos, dividendos seguros. E neste momento os preços estão a ficar cada vez mais apetecíveis!

Mas passando à estratégia e ao que aconteceu este mês. O que é que comprei e porquê?

Aproveitei as quedas generalizadas para reforçar as minhas posições em empresas como a 3M, que é sólida e tem uma bom histórico de dividendos, tem um bom payout, e o yield subiu com as quedas todas que tem vindo a dar. Comprei e reforcei também na Disney, que eles têm de momento muito mais diversificação de negócio do que tinham à um ano atrás com o Disney+ por exemplo que lhes dá maior resistência a crises e uma melhor perspectiva de crescimento. Comprei e reforcei na Exxon, por inspiração de X e por acreditar também naquilo que ele escreve e analisa (vejam aqui que vale a pena) e por ver que é uma empresa resistente, com bom histórico, bom dividendo e acredito que estas quedas do petróleo não se vão manter muito tempo (talvez uns meses nos atuais valores) e a Exxon resiste a cortar o dividendo. No caso da Main street capital, bem houve um certo desleixo da minha parte na Degiro, pus a ordem e  ela entrou, comprou e nem notei, no dia seguinte fui comprar mais *facepalm* enfim, vale pelo dividendo mensal e logo vejo o que acontece.

Como vês fiz muitas compras desde o último update!

E ainda aproveitei os preços decrescentes para finalmente abrir posições naquelas empresas que estava de olho e que são, na minha opinião, boas apostas de futuro. Estou a falar da Target, que tem um dos melhores históricos de dividendos e tem uma forte aposta no comércio online de roupa e afins. Acrescentei também a Merk, uma farmacêutica que também paga dividendos há muitos anos de forma estável e tem um bom pipeline de medicamentos e boas oportunidades de crescimento. E finalmente mais um pouco de imobiliário com a Realty Income Corp. (O) pelo histórico de dividendo, pelo payout decentemente baixo para uma empresa de imobiliário e pelo próprio dividendo mensal.

De futuro, ainda estou de olho na Coca Cola para acrescentar ao portefólio (pela diversificação) e com esta história dos jogos olímpicos, tem estado a perder valor e estou quase quase a comprar. Provavelmente nos próximos dias se a coisa continuar a ir por aí a baixo (que deve bem ir) compro.

Se tiverem ideias de empresas que tenham nos vossos portefólio e queiram partilhar, deixam as vossas sugestões nos comentários!

Aviso da praxe: Se quiseres seguir por esta via de investimento irás ter de experimentar por ti e gastar tempo se quiseres seguir esta estratégia. Será importante escolheres as tuas empresas com base no que te faz sentido e não somente por imitação do que eu faço aqui.

Espero que tenhas gostado desta partilha e mais uma vez caso tenhas questões, coloca-as à vontade, estamos aqui para partilhar a nossa escalada no conhecimento e na literacia financeira! Para a semana estou de volta.

Até lá,

Z

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s