Qual é a melhor altura para comprar?

Queres comprar coisas e gastar dinheiro em carros, motas, casas e não te aguentas porque estás em isolamento social? Este post é para ti!

Estando em casa, dá para pensares em muita coisa. Desde o pânico sobre todas as superfícies da tua casa estarem contaminadas, pensares que a tua viajem de verão pode estar em risco, como pensares que será uma boa ideia estoirar uns bons euros num carro novo ou, para quem está nessa situação, comprar uma casa!

O que quer que flutue o teu barco, admite que só pensas em gastar dinheiro neste momento!

Mas atenção que este poderá não ser o melhor momento para pensar nisso! Em primeiro, porque no post da semana passada disse-te que deves aproveitar para poupar dinheiro, e em segundo porque vou-te dar……. Dados! Dados históricos, com gráficos e coisas matemáticas bonitas!

E por falar em coisas bonitas, já foste ao nosso canal de YouTube ouvir os nossos podcasts? Não?! Então dá lá um saltinho e subscreve para não perderes o próximo!

Primeiro vamos ver, historicamente como se tem comportado a nossa bolsa: O PSI 20. Pode não ser uma bolsa muito conceituada e não seguiu propriamente as subidas do mercado americano nos últimos anos, mas é nossa e reflete a avaliação das maiores empresas do nosso belo país, e logo da nossa economia empresarial do qual muitos fazemos parte.

psi20 1993 2019_2_circ

Aqui podem ver um gráfico com algum detalhe das subidas e descidas da nossa bolsa. E porque é que isto é importante? Por causa das duas maiores descidas que estão nos círculos a vermelho. Do ano 2000 ao ano 2003 temos a bolha do “dot com” que rebentou porque todos pensaram que os computadores iam à vida com a passagem do milénio e isso levou a uma venda desbaratada de muitas empresas não só em Portugal como em todo o lado (medo irracional faz lembrar alguma coisa?) E do ano 2008 a 2009 o crash da crise financeira de 2008, que levou muita a gente a utilizar “a crise” como desculpa para muita coisa. E ainda temos uma terceira queda expressiva de 2011 a 2012 que apenas veio continuar “a crise”.

Só para não dizeres que “ah e tal a bolsa não tem ligações com a economia do país” O nosso PIB nestes dois períodos sofreu quase em simultâneo:

PIB 1993 2019

Portanto para já, bate tudo certo.

Ora bem, de uma forma geral, os problemas estruturais macro económicos (#fancy) só afetam o Povo com algum atraso, ou pelo menos de forma que se note. Vamos ver então o que aconteceu ao desemprego nestes dois momentos que te estou a falar:

Desemprego 1993 2019

O desemprego nestes dois períodos COMEÇOU a aumentar nos momento das quedas, mas continuou a aumentar mesmo após a bolsa recuperar. Há aqui uma tendência de arrasto do “problema” para a criação e manutenção do emprego (de +/- 1 ano). Um à parte: Já reparam que só em 2018 é que temos o desemprego que tínhamos em 2008?!

Então e tendo estes dados o que se pode inferir par a compra de coisas?

Se quiseres comprar um carro vê só o gráfico abaixo:

veiculos 1993 2019

Nisto podes ver que de uma forma geral, o poder de compra das pessoas está ligado à sua empregabilidade. Se queres comprar um carro, mesmo que seja em segunda mão, o momento melhor, será quando o desemprego atingir valores muito elevados.

Eu sei que parece óbvio, mas existem dados efectivamente a comprovar isto!

E a situação para o imobiliário? Queres comprar aquela casa antes que os preços subam mais? Pensa melhor:

Prédios 1993 2018

Se queres comprar casa agora… Não o faças a não ser que precises. Se compraste casa à pouco tempo, ninguém podia prever isto e ao menos já tens casa. Aqui como para a compra de carros, quando o desemprego é muito alto, os preços baixam.

Onde é que eu quero chegar com isto?

Poupem! Já todos sabemos que as coisas agora vão se complicar um bocado por isso calma com os gastos deste tipo de coisas. Mas nunca deixem de investir. O mundo está a atravessar momentos conturbados e vai ser difícil navegar pelos efeitos económicos desta pandemia (já para não falar a nível social e humano) e ter dinheiro de lado, poupado. Ir investindo e estar preparado, é o melhor que podemos fazer para quando este mau momento passar, poderes sair mais tranquilo que nunca a nível financeiro.

Para a semana veremos o que nos espera.

Até lá,

Z

Um pensamento em “Qual é a melhor altura para comprar?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s