O Balanço – Março

Mais um mês que passou, mais umas contas para serem feitas. Desta feita as contas até são relativamente simples pois está (quase) tudo a negativo! Mas examinemos isto a fundo…

RAIZE

raize

A luta continua, caríssimos! Tal como Z escreveu no seu post anterior, esta plataforma encontra-se bem diferente daquilo que era antes. Eu mantenhoi a minha vontade de tirar de lá o dineiro mas não é nada fácil. Tenho ainda uma boa porção (sensivelmente um terço) do dinheiro que investi na Raize lá preso por não conseguir vender a posição. Uns por estarem em falta de pagamento, outros por serem pouco apelativos mas o desfeixo é o mesmo, nada de liquidez. Por enquanto acho que vou ter me contentar com aquilo que consigo retirar de lá e resta-me esperar qu o restante fique disponível assim que possível. Veremos como tudo isto corre….

PPRAR

O meu PPR tem estado com zero contribuções desde há algum tempo, e honestamente tenho alguma vontade de retomar as minhas entregas mensais. Sinto que agora pode ser vantajoso voltar a contribuir 10% do meu salário para o PPR por duas razões, primeiro porque penso que agora se compra muito mais com o mesmo investimento e segundo porque o plano de comprar casa agora foi pelo cano abaixo…..Odeio-te imenso COVID! (Já vou explicar isto a seguir). Relativamente ao PPR, não sei quanto valorizou porque esqueci-me da password e ainda não me lembrei de ligar para o apoio ao cliente para restituir o acesso!😅

O investimento na “suposta” casa…

shutterstock_365222318

Pois é meus amigos, a ideia de comprar uma casa no Luxemburgo foi oficialmente abandonada. Para os que não têm estado atentos, eu explico. W tinha a intenção de comprar uma casa no Luxemburgo a fim de a vender daqui a uns 2/3 anos para lucrar com os ganhos brutais que este país produz em termos de valorização de imóveis. Pois bem, agora que este vírus chegou mudou completamente a minha maneira de pensar. Não me sinto seguro neste momento que a valorização que se tem registado até agora se vá manter depois desta crise. Penso que as casas agora irão diminuir de preço e nem eu, nem a Sra.W, nos sentimos com coragem para apostar tanto dinheiro numa coisa que provavelmente irá dar prejuízo. Seria excelente podermos continuar com este plano, mas infelizmente o sentimento de insegurança (realtivamente ao mercado imobiliário) fala mais alto. Mais uma machadada nos planos da independência financeira…

Dito isto, vamos tentar ver as coisas pelo lado positivo. Se realmente se verificar uma queda tão acentuada nos preços como os que prevemos, poderemos estar perante uma oportunidade excelente de investir em imóveis nos próximos anos. Comprar barato e arrendar, ou quiçá remodelar e vender. Temos de ir analisando as coisas circunstâncias conforme elas se vão apresentando.

Bolsa

wallpaper

Contrariamente ao que este gráfico da imagem nos mostra, as acções de W continuam a ir por aí abaixo. temos praticmente tudo a negativo, com a excepção de duas ou três empresas. Penso que isto seja algo absolutamente normal e comum a muita gente hoje em dia com a situação que estamos a atravessar. Embora isto possa parecer uma coisa negativa, eu penso precisamente o oposto. Quando vejo empresas grandes como as que investi com números tão baixos apetece-me investir mais ainda. Penso que daqui a uns anos (ou talvez meses) irei agradecer a mim próprio por ter feito essa escolha.

Por enquanto não vos vou dar valores porque ainda estou a trabalhar na minha folha de Excel em conjunto com o Sr.Z (que desde já agradeço a ajuda) para definir concretamente valores e etc. O cálculo da rentabilidade das minhas escolhas torna-se mais complicado porque tenho acções compradas nas três principais moedas, o Euro, o dólar e Libras esterlinas. Como se isto não fosse suficiente, as acções que tenho em Libras são em cêntimos de Libra, o que implica uma conversão mais complicada e tudo isso leva tempo a descobrir. Assim que tiver o Excel pronto partilho aqui porque pode ser útil também para algum de vós.

CASH

Ora aqui é que o suíno torce o apendêndice traseiro. Com o plano de comprar casa, o meu foco principal era poupar o máximo de dinheiro possível para fazer face às despesas iniciais e a tudo o que podesse surgir entretanto. Agora que o plano de comprar casa foi deixado paa trás tenho bastante liquidez no banco simplesmente a ganhar pó e iso está a fazer-me imensa diferença. Com uma oportunidade ótima de investir em determinados sectores eu estou apenas com dinheiro “debaixo de um colchão”. Não pode ser, algo terá de mudar entretanto! Vejemos como durante este mês. Fiquem sintonizados porque isto deve estar para mudar durante o mês de Abril….

Pouco há para contar sobre o mês que passou e aquilo que havia já ficou aí descrito. Espero para o mês que vem termos números mais concretos para vos apresentar. Fiquem atentos pois prevejo uma grande mudança este mês…

Até lá, um grande bem haja…

Mr.W

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s